Oposição retalia truculência de Maduro e exige Venezuela fora do Mercosul. Aécio diz Dilma foi cúmplice de Maduro.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou, nesta sexta-feira,  que houve uma "ação deliberada" do governo brasileiro contra a comitiva de senadores que tentou visitar na Venezuela opositores ao regime comandado pelo presidente Nicolás Maduro. Líderes da oposição defenderam uma resposta da presidente Dilma Rousseff à falta de respaldo da chancelaria brasileira na viagem dos senadores ao país vizinho e pediram a exclusão da Venezuela do Mercosul por desrespeito a cláusulas democráticas.

Um grupo de oito senadores foi encurralado na chegada ao país vizinho por militantes pró-Maduro. Sem conseguirem se movimentar, os senadores decidiram voltar ao Brasil depois de cinco horas e de duas tentativas frustradas de sair do aeroporto metropolitano em direção ao centro da capital Caracas, 21 quilômetros dali.

– Houve uma ação deliberada do governo venezuelano, como lá percebíamos, mas agora também do governo brasileiro, para expor uma delegação oficial de senadores, que nada mais fazia que prestar solidariedade aos presos políticos e defender a democracia na Venezuela – acusou Aécio, em entrevista coletiva.

O presidente do PSDB disse que os representantes do Itamaraty abandonaram os senadores da comitiva à própria sorte, embora, segundo ele, tivesse havido uma promessa do embaixador do Brasil na Venezuela, Rui Pereira, de colocar à disposição integrantes da chancelaria para acompanhar a delegação durante a viagem. Para o tucano, não há nenhuma dúvida de que a Venezuela não vive uma democracia.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), insinuou que foi a presidente Dilma Rousseff quem deu a ordem para que a delegação do Senado não fosse acompanhada.

É evidente que foi decidido pela própria presidente Dilma, que tem simpatia pelo governo da Venezuela – criticou.

Integrantes da oposição anunciaram que vão apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para trazer para o Congresso Nacional a prerrogativa de suspender acordos do Mercosul em caso de descumprimento das cláusulas. Vão também apresentar pedidos de convocação do chanceler Mauro Vieira e do embaixador brasileiro no país vizinho.

A Venezuela não tem condições de permanecer no Mercosul enquanto não restabelecer a democracia – afirmou o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO).

– Os energúmenos não nos intimidaram – disse Aécio.


Esse conluio é canalha – criticou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), integrante da comitiva.

11 comentários:

Anônimo disse...

eu ja preferia o fim desse Merdasul...

não nos serve pra nada...

pra que serve nao precisar de visto para ir à Argentina, Venezuela?

me poupem...

temos que fazer comercio com quem tem tecnologia para entregar...

Anônimo disse...

MERCOSUL todos "quebrados" que comercio pode ocorrer em uma situacao dessas um vai dar o calote no outro.

Emmanuel disse...

Mercosul?
Para que?
Melhor o Brasil cair fora dessa bobagem, porque, a rigor, sem exceção, não passam de pesos mortos, ou seja, mais estorvos para o Brasil carregar.
É claro que muito dirão que não; que o Mercosul agrega interesses do Brasil, e outras besteiras. Tudo bobagem! Na verdade, o que o governinho faz é usar esses paisecos como forma de desviar verbas e consolidar ainda mais o seu projeto político truculento.
Como isso aqui não vai virar uma Venezuela, correto é acabar com o Mercosul; melhor companhia com o mundo civilizado, e não com esse bando de sanguessugas.

Anônimo disse...

Por mim... Que se exploda os bandidos comunistas da Venezuela... Chama o Obama!!!.. Ele só está observando Os Comunistas...logo serao alvo para resolver outra crise financeira dos EUA...

Anônimo disse...

Esqueceram de avisar o Aécio que o PT dorme e acorda nos braços destes ditadores venezuelanos,bolivianos,cubanos...e a Dilma não vai fazer nada,se a ali fosse os EUA,aí ela botava a boca no trambone querendo aparecer...mas o PT jamais ficará contra um ditador...e esse mesmo PT,esta praga,este câncer da política brasileira,que infelizmente governa o Brasil...e ainda vêm as pessoas com a balela de que Deus é brasileiro...se fosse mesmo,o PT nunca teria chegado ao poder...porque o PT e o diabo é a mesma coisa

Anônimo disse...

MERCOSUL NUNCA FUNCIONOU E NUNCA VAI FUNCIONAR. SERVE SOMENTE PARA 'STATUS' DE ALGUNS.

Anônimo disse...

AULA DE FASCISMO A UM BURRO FALASTRÃO!
________________________________________
Carta da bisneta de Benito Mussolini ao presidente Nicolás Maduro
-Martina Mussolini
Aqui: http://www.heitordepaola.com/publicacoes_materia.asp?id_artigo=5267

Anônimo disse...

Meu prezado anônimo das 15:41. Se a gente depender do Obama para resolver esses problemas, estamos perdidos. O cara é um comunista bundão. Não tá nem para a America Latrina.

Anônimo disse...

A saída para a América Latrina passa pelas próximas eleições nos EUA! Por exemplo, se aqui em Banânia nós dependermos do empresariado e dos militares para a salvação, nóis tá ferrado!

Anônimo disse...

O que que estes intrusos foram fazer na Venezuela?
Se intrometer nos assuntos internos daquele país?
Tem que tirar estes vagabundos de lá a relho

Anônimo disse...

Acredito no PT e nos militantes de esquerda como acredito em Papai Noel,Mula Sem Cabeça,Lobisomen,Saci Pererê etc...Eu acredito muito mais no Pinóquio que nessa leva de esquerdopatas propagadores do atraso.