Ministério da Educação tira nota oficial para criticar duramente Lista da UFSM

Ministro Janine Ribeiro critica duramente Lista Burmann-Schlosser, desautoriza UFSM no caso e abre investigações para punições.



Sob o título "MEC manifesta discordância com qualquer forma de discriminação", o ministério da Educação critica duramente a chamada Lista Burmann-Schlosser, enxergando nela um risco de que venha a "ser utilizada de forma a violar os direitos fundamentais de outros cidadãos". O MEC ressalta o que dispõe o artigo 3o da Constituição Federal e nega o uso da Lei de Acesso à Informação para o caso. O ministro Janine Ribeiro lembra o holocausto nazista para fustigar a Lista da UFSM e diz que o caso terá consequências para os responsáveis pelo caso. 

Diz a nota:

- O MEC faz questão de reiterar – enfaticamente – seu desacordo com qualquer tipo de discriminação e preconceito. “A história nos reporta lamentáveis fatos de pessoas que morreram vítimas de preconceitos de toda natureza, inclusive no Brasil. Por outro lado, muitos lutaram e ainda lutam para vencê-lo, de modo que todo este empenho de nossa sociedade não pode ser esquecido ou descartado”,

Leia a nota:

O Ministério da Educação foi surpreendido pela notícia de que um pró-reitor substituto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) havia pedido que os programas de pós-graduação daquela instituição lhe enviassem informações sobre a presença ou perspectiva de discentes e/ou docentes israelenses nesses programas. Ao tomar conhecimento desse episódio, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, solicitou ao secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, que buscasse junto à UFSM informações a respeito.

Após receber as informações da instituição, o MEC manifesta seu claro posicionamento de que a Lei de Acesso à informação não pode ser utilizada de forma a violar os direitos fundamentais de outros cidadãos. Ela não pode ser empregada como um instrumento para facultar a discriminação de qualquer tipo. Até porque é um dos objetivos da nossa República promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, inciso IV da Constituição Federal). Qualquer solicitação feita pela Lei de Acesso à Informação que leve a qualquer tipo de discriminação deve ser considerada desarrazoada e, portanto, não deve ser respondida.

O MEC faz questão de reiterar – enfaticamente – seu desacordo com qualquer tipo de discriminação e preconceito. “A história nos reporta lamentáveis fatos de pessoas que morreram vítimas de preconceitos de toda natureza, inclusive no Brasil. Por outro lado, muitos lutaram e ainda lutam para vencê-lo, de modo que todo este empenho de nossa sociedade não pode ser esquecido ou descartado”, afirmou o ministro Renato Janine.


A apuração do caso continuará sendo realizada pelo Ministério da Educação.

9 comentários:

Anônimo disse...

Tem de pegar é o pessoal do sindicato, isso sim... TAMBÉM!

Anônimo disse...

é porque o governo federal esta por baixo...

ai eles tentam faturar uma popularidadezinha qualquer com o que aparece...

se estivessem por cima da carne seca, como ha uns dois anos, possivelmente iriam apoiar os criadores da lista e chamar os que reclamam de reacionários...

Anônimo disse...

UFSM , QUE POCILGA CHEIA DE IDIOTAS .
PUNIÇÃO URGENTE PARA OS RESPONSAVEIS PELA TAL LISTA.
SÓ PODIA TER SINDICATO E ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DE MUÇULMANOS ( DEFESA CONTRA QUEM ?) E DOIS DIRIGENTES SEM ESCRÚPULOS PARA TAL INICIATIVA.

Anônimo disse...

Uma assinatura no documento de pedido de informações vinha acompanhado da sigla OAB-RS. Será que a Comissão de Ética da OAB compactua com uma racista em seus quadros?

Anônimo disse...

Não só na UFSM mas em todas universidade federais e em algumas particulares essa quadrilha de comunistapetistas estão fazendo lavagem cerebral dos estudantes. Tenho uma nora de 40 anos que usa as mesmas expressões dos petralhas, atacando o capitalismo e defendendo o regime cubano. Infelizmente uma universitária que não lê nem gibi, não busca informações nenhuma.

Missioneiro. disse...

É só investigarem esse Burmann....é famoso por certas coisinhas na facul de Odontologia na UFSM

Anônimo disse...

>>

Não acontecerá absolutamente nada com esses racistas. O Partido dos Trabalhadores é anti-semita e odeia o povo judeu.

<<

Anônimo disse...

Em breve pedido sobre outras origens, raças,...
Pela lógica apresentada como justificativa não poderão negar nada a nenhum grupo.
comecem a pedir. será que deixarão engavetado como o pro reitor disse que deixaram?
MEC e justiça devem avaliar este "engavetamento"...será marca desta gestão?
a cada palavra misty o descontrole.

Anônimo disse...

Em breve pedido sobre outras origens, raças,...
Pela lógica apresentada como justificativa não poderão negar nada a nenhum grupo.
comecem a pedir. será que deixarão engavetado como o pro reitor disse que deixaram?
MEC e justiça devem avaliar este "engavetamento"...será marca desta gestão?
a cada palavra misty o descontrole.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/