Auditoria constata que Lula chamou Costa para pressionar por compra de Pasadena

Jornal O Estado de S. Paulo teve acesso a documento que indica encontro um mês antes da compra da planta de refino ser autorizada

Um documento da Petrobras indica que o ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa viajou a Brasília, em 2006, para se reunir com o então presidente Lula,com a finalidade de tratar da refinaria Pasadena, nos Estados Unidos. O encontro teria ocorrido um mês antes da compra da planta de refino ser autorizada. As informações foram divulgadas neste sábado pelo Estadão.

O encontro com o delator da Operação Lava-Jato ocorreu em 31 de janeiro daquele ano, em Brasília — 31 dias antes de o Conselho de Administração da Petrobras, na época chefiada pela então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, autorizar a compra de 50% da confinaria.


De acordo com a reportagem, o ex-presidente nunca admitiu participação nas tratativas para a aquisição, que, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), causou prejuízo de US$ 792 milhões aos cofres públicos. Questionado pelo Estado sobre a agenda com Costa, o ex-presidente afirmou, por meio de sua assessoria, que “a reunião com a Petrobrás” foi “há mais de nove anos” e “não tratou de Pasadena”. Não informou, contudo, qual foi, então, a pauta debatida.

16 comentários:

Anônimo disse...

Lulla se acordou berrando de um pesadelo e disse:"Eu juro pela alma da minha mãe que nasceu analfabeta que eu não sei de nada, nunca soube e acho até que nem sou petista!"

Anônimo disse...

O boquirroto vai dizer uqenão sabia de nada? Ninguém liga mais para suas bobagens. Agora vai se ver com a Lava Jato.

Anônimo disse...

O Brasil tem uma alma penada, assombrando o nosso dia a dia. Enquanto essa alma penada rondar por aki não teremos paz. Em tudo que esse corrupto do 9dedos51 se envolveu tem trapaça.

Anônimo disse...

Padrão fifa na cbf e por ordem de lula e dilma de nero blindado pelo stf.

Anônimo disse...

Estrague seu sábado
Só para estragar seu sábado, leia o que a Época publicou: "Roseana Sarney ganhará aumento em sua aposentadoria de servidora do Senado, onde ingressou sem prestar concurso nos anos 1980. Sua renda de R$ 24 mil será elevada, mas o Senado não quer dizer para quanto. Foi incorporado um bônus pelo período em que trabalhou com o pai no Planalto entre 1985 e 1989". A Sinhazinha não abre mão de nenhum privilégio.

Anônimo disse...

Conforme a música de Juca Chaves em 1960 o Brasil comprou um Porta-Aviões antigo da Inglaterra.Por acaso a Refinaria de Pasadena seria o Porta Aviões, velho, do século XXI?

Anônimo disse...

Anônimo das 14:08,O meu sábado não será estragado,o que está estragado é o Brasil.Enquanto isso na semana passada um parente esteve visitando os Lençois Maranhenses e ficou indignado ao ver tanta pobreza.O legado dos Sarneys será ver seu Maranhão ter o pior índice de IDH do Brasil.Brasil País de Toloso.

Anônimo disse...

Quero ver p lula na cadeia

Anônimo disse...

Pasadena: mais um factoide para se estudar na faculdade:

Miguel do Rosário

Professores de jornalismo de todo o Brasil!

Eis mais um caso para apresentar a seus alunos, sobre factoides políticos do jornalismo brasileiro.

O Estadão publicou matéria dizendo o seguinte:

É manipulação em vários níveis.

Reparem no verbo “indica”.

Não há informação nenhuma dizendo que a reunião entre Paulo Roberto Costa, então um diretor importante da Petrobrás (funcionário há décadas na estatal, diga-se de passagem, e que recebeu várias promoções na era FHC), e o presidente Lula tratou da refinaria de Pasadena.

Por isso, o verbo usado é “indicar”.

“Indicar”, no dicionário do jornalismo verdadeiro, significa exatamente o contrário: “não indica”.

Porque no jornalismo verdadeiro não existe mulher “meio grávida”. Ou existem fatos ou não.

Lula negou que a reunião tivesse sido sobre Pasadena. Essa é a única informação concreta.

Olha só este parágrafo do Estadão, que modelo maravilhoso de manipulação babaca:

“Conforme o documento obtido pelo Estado, o encontro entre Lula e Costa se deu em 31 de janeiro daquele ano, no Palácio do Planalto, exatos 31 dias antes de o Conselho de Administração da Petrobrás, na época chefiado pela então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, dar aval à aquisição de 50% da refinaria.”

Exatos 31 dias…

O que significa “exatos 31 dias”?

E se fossem 32 dias, ou 27 dias, ou 54 dias?

O que o fato de serem “exatos 31 dias” prova? Nada.

Mas a expressão “exatos 31 dias” dá a impressão, e esse é o objetivo, de que a reunião entre Costa e Lula só podia ser sobre Pasadena, como se a Petrobrás não tivesse centenas de outros assuntos mais importantes a serem tratados.

Estamos ainda no primeiro nível da manipulação.

A Folha repercute a matéria, perdendo os escrúpulos. O verbo indicar é esquecido e lá vamos nós.

Agora a coisa virou certeza. Parece brincadeira de telefone sem fio.

A “auditoria” apenas tinha mencionado reunião entre Costa e o presidente, não havia falado sobre o que discutiram. A Petrobrás, naqueles anos, estava fazendo as mudanças que resultariam na descoberta do pré-sal. Havia vários assuntos a serem discutidos com Paulo Roberto Costa e Gabrielli. Pasadena era a menor das preocupações da Petrobrás naquele ano.

Essa é a manipulação em segundo nível.

O terceiro nível da manipulação, que para mim é a pior de todas, vem do próprio relatório do TCU, um órgão profundamente politizado, que apontou um “prejuízo” de mais de 700 milhões de dólares na refinaria de Pasadena.

Esse prejuízo foi meio que forçado pela pressão da mídia, que tratou, desde o início, a refinaria de Pasadena como uma “sucata velha” e a sua compra como uma coisa completamente inútil.

Onde já se viu, a Petrobrás adquirir uma refinaria nos EUA?

Na era FHC, a Petrobrás vendia suas refinarias para os EUA! Isso é o certo a fazer, na mentalidade colonizada de nossa mídia!

Comprar refinarias? Aumentar o patrimônio da Petrobrás? Expandir seus negócios? Isso é crime!

Esse prejuízo é uma manipulação, porque a refinaria está aí, dando lucro. A própria Folha, na época do escândalo, enviou uma repórter à Pasadena e descobriu isso. A matéria foi publicada no site, mas não no jornal impresso e nunca teve repercussão em outras mídias.

Xiiiiii.......Xiiiiiiii........Essa bola nas costas do lula não colou

Anônimo disse...

O que mais precisa para prender esse vagabundo lobista??????

Anônimo disse...


Porque ninguém foi a Bélgica saber do destino da grana ??

Anônimo disse...

Aí vem o petralha vagabundo puxa saco das 17:29 falar mal do FHC e babar o Lulla.
Pergunto : é apenas um idiota ou tá mamando ?

Celso disse...

TÔ DE XCO XEIO DE XIXI. NÂO OFENDE A INTELIGÊNCIA ALHEIA.

Anônimo disse...

Ele apenas replicou um texto, não falou nenhuma inverdade

Anônimo disse...

Se tá vai no banheiro anônimo das 04:22, sob pena de fazer nas calcinhas, digo, nas cuecas.

Anônimo disse...

É impressionante o qto o petralha comunista corrupto das 17,29 fez prá tentar isentar o partido delle na roubalheira da refinaria de Pasadena. Atacou até o FHC.

- Petralha corrupto, o teu partido que se dizia DONO DA ÉTICA E DA HONESTIDADE se apresentou como o mais corrupto de toda a nossa história. Não dá palpite, fica quieto, bando de corruptos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/