Mercado já aposta em Selic de 12,75%

Com a elevação das expectativas de inflação, espera-se uma continuidade do ciclo de alta da Taxa Selic. De acordo com informação que passou esta manhã ao editor, o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, disse que  a expectativa é de mais um aumento de 0,5 p.p., com a Selic passando dos atuais 11,25% para 11,75%.

O economista aponta que “o cenário inflacionário se deteriorou muito com os reajustes de preços administrados e com a depreciação do Real ocorrida nos últimos dois anos e, é preciso cuidado na condução da política monetária para se evitar que as expectativas acarretem um processo de reajuste automático dos preços”.

Ainda de acordo com o professor, o cenário atual é um dos mais desafiadores para a política econômica, pois combina ausência de crescimento com inflação em alta, que os economistas convencionaram denominar por “estagflação”.


Pedro Raffy Vartanian é professor de macroeconomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e está disponível para entrevistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio, ontem assisti comentários e alguns já apontam para uma SELIC de 13.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/