Em Portugal, ministros dos Assuntos Fiscais vão explicar atuação nas denúncias contra o banco suíço HSBC.

O atual e o anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Portugal serão ouvidos na próxima sexta-feira (27) à tarde no Parlamento sobre a atuação das autoridades portuguesas no âmbito do esquema de ocultação de dinheiro promovido pelo braço suíço do banco HSBC, revelado com o caso Swissleaks. Os pedidos de explicação partiram do Bloco de Esquerda, que quer saber que passos foram dados no atual governo, em relação a contribuintes com contas suspeitas no estrangeiro.

Sérgio Vasques, da equipe do antigo ministro das Finanças socialista Fernando Teixeira dos Santos, é ouvido às 14h na comissão de Orçamento e Finanças, seguindo-se às 16h a audição de Paulo Núncio, responsável pela pasta dos Assuntos Fiscais no atual Governo.


Segundo a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), o HSBC Private Bank — o braço suíço do banco britânico — teria ajudado a ocultar dinheiro de centenas de milhares de clientes, cuja identidade estará relacionada com uma lista de nomes entregue em 2008 às autoridades francesas por um antigo funcionário do banco. O dado relevado pelo consórcio de jornalistas encontrou mais de 200 portugueses na lista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maas, o HSBC não era inglês?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/