Entrevista - Mais crédito beneficia um só setor e não é solução para reaquecer a economia

ENTREVISTA
Milton Pignatari, professor de Economia do Mackenzie, 

O Banco Central, anunciou novas medidas para estimular o mercado de crédito no país. Em comunicado o BC indicou que elevou para 60%, a parte do recolhimento compulsório a prazo, que pode ser realizada em operações de crédito. Com isso abre-se a possibilidade de liberar aproximadamente 10 bilhões de reais no mercado brasileiro.
A liberação de crédito é sempre uma tentativa válida, desde que o processo produtivo, comercial e de serviços esteja funcionando. Atualmente, as empresas estão passando por um processo de transição, no qual muitas delas se veem com estoques acima do normal, e consequentemente, acabam por diminuir a produção e oferta de produtos.

Isso visa refletir diretamente na expectativa de crescimento do PIB, que vem caindo a cada previsão divulgada ?
O endividamento, a inadimplência que já existe pode se agravar, se pensarmos apenas na liberação do valor. O percentual de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos ficou em 2,24% em julho. De acordo com a Serasa Experian, esse é o maior nível de inadimplência para o mês de julho desde o início da série histórica, em 1991”, afirma Pignatari.

O que gera economia "parada", juros altos, inflação "rondando", o teto de 6,5% estabelecido pelo governo ?
Desconforto, além do próprio enfraquecimento do mercado de trabalho. Estes são fatores que não podem ser ignorados.

Dá para reaquecer a economia sem aumentar a oferta de produtos ?
Favorecer apenas um setor da economia, sem dúvida nenhuma não é uma solução para o aquecimento, pois pode oferecer uma falsa imagem de aumento produtivo, mas na verdade, caso consiga atingir o objetivo, este ganho seria apenas para um setor, que isoladamente, não é capaz de sustentar ou conseguir reverter problemas econômicos.

8 comentários:

Anônimo disse...

A direita sempre ajudando os bancos, não é Lula?

Anônimo disse...

Pode ter política econômica mais errática, que a do governo Dilma? Quem sabe a do Maduro, na Venezuela. Pobre Brasil. Autonomia para o BC já. Paulo Hendges

Anônimo disse...

TEMOS AGORA O BOLSA CRÉDITO....KKK
QUE CHINELAGEM.

Anônimo disse...

É o desespero batendo à porta.Pai gastão família faminta.

Anônimo disse...

Eles aumentam o crédito e a inflação ao mesmo tempo. Essa gente não brinca em serviço quando o assunto é ferrar com o Brasil.

Anônimo disse...

Olhem só como estão os países administrados por essa esquerda comunista... Venezuela vivendo a pão e água, a argentina com a economia indo prô buraco. O Brasil só tá esperando passar as eleições prá vir tudo de ruim...como aumento dos combustíveis, energia elétrica... quem tem que vencer em outubro é a quadrilha do mensalão, prá tirarem o país do buraco em que está.

Anônimo disse...

A dívida dos otários está pequena,
apenas 57 milhões de encalacrados,
os Petralhas acham pouco, querem
aumentar o número de devedores.
Esta gente vai ter que trabalhar
um bom tempinho para limpar o nome. Agradeçam as aulas de economia dos professores incentivadores petralhas.

Anônimo disse...

A direita tinha o Delfim a esquerda agora tem o FIM de tudo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/