Propinas milionárias envolvem a holandesa SBM e a Petrobrás

Em 10 de abril de 2012, a empresa holandesa SBM Offshore, a maior fabricante de plataformas marítimas de exploração de petróleo do mundo, iniciou uma investigação interna para apurar denúncias de que funcionários de suas subsidiárias pelo mundo corrompiam autoridades para conseguir contratos com governos e empresas privadas, entre 2007 e 2011. Há duas semanas, as conclusões da investigação foram publicadas na Wikipedia. O s documentos mostram que houve pagamentos de propina em Guiné Equatorial, Angola, Malásia, Itália,Cazaquistão, Iraque e no Brasil.

. No Brasil, funcionários da Petrobrás teriam recebido US$ 30 milhões de propinas para favorecer contratos com a companhia holandesa. Os documentos foram divulgados por Jonathan Taylor, ex-funcionário do escritório da SBM em Mônaco. Ele tentou chantagear os holandeses e foi repelido, mas a SBM confirma a autenticidade dos documentos.

. Cópias das provas das propinas foram enviadas ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos e para o Ministério Público da Holanda.

. No Brasil, a roubalheira foi comandada por Júlio Faerman, lobista do setor e dono da Faercom e Oildrive. Ele assinava contratos de consultoria com a SBM. No que conseguia com a Petrobrás, recebia 1% e pagava 2% de propina. Minutas confidenciais da Petrobrás e e-mails com o engenheiro chefe da estatal, José Figueiredo, homem do ex-presidente José Gabrilli, foram divulgados. Em maio ele foi promovido a diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, além de membro do Conselho de Administração.

. A Petrobrás tem 20 contratos com a SBM, no valor total de R$ 9 bilhões.

CLIQUE AQUI para examinar o fac símile de reportagem da revista Veja sobre o caso. O material é completo. Os jornais de hoje, como Valor, também repercutem as denúncias. Elas abalam a Petrobrás e o governo Dilma. José Gabrilli, que hoje é secretário estadual na Bahia, há muito tempo vem sendo acusado por incidentes na Petrobrás.

CLIQUE AQUI para ler,também, Pltaformas Inacabadas, editorial do Estadão de domingo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Onde está o fac símile da reportcagem, digo, reportagem?


Noticia Correta do ESTADÃO:

Petrobrás é citada em denúncia de propina. As mensagens citariam uma reunião com o então "engenheiro-chefe" da Petrobrás, citado apenas como Figueiredo, sempre segundo a denúncia, cuja veracidade ainda é investigada. (...)

Justiniano disse...

Essa é corja de ladrões petralhas que governa o país e, não para de jorrar lama para tudo que é lado, vão quebrar a Petrossauro.

Azar de quem comprou ações com dinheiro do FGTS, desses vão devolver menos dinheiro do que investiram.

Felizmente vendi as minhas ações desta estatal, assim que vieram as primeiras notícias do falacioso pré-sal e escapei dessa fria.

Anônimo disse...

Quando jovem, meu primeiro emprego foi na conferencia do contas a pagar, e, na primeira recomendação de meu chefe, ele disse: "todo comprador de uma empresa é um potencial ladrão".

No caso da PTROSAURO, não só o comprador como também aquele que paga, tesouraria, e superior imediato também são corruptos.

Acrescento aí, nesta corrupção, os auditores da PTROBRAS. Nesta empresa talvez espape os peões, trabalhadores braçais.




Unknown disse...

E sobre aqla COMPRINHA de DOIS BILHOES que o Cerra, seu amiguinho, realizou quando GOVRNADOR DE SP, sem licitacao? Desta vigarice nenhuma palavrinha? E se sobrar um tempinho, editor, escreva algumas outras palavrinhas a respeito daqles CEM MILHOES, que a filhinha do Cerra, "pgou" por uma sorveteria de quinta... E o bem, editor especialista, e que estes CEM MILHOES, como todos sabem, vieram de "fundos", que a menina prodigio administra, com sede em PARAISO FISCAIS.

Luiz Vargas disse...

Pô PeTralha Sgarbi, assim não dá!
Cada vez que sai uma reportagem sobre as maracutaias da tua quadrilha, você lança algo sobre o outro lado!
Já esqueceu que o teu bando era o único que tinha o monopólio da honestidade, da ética, do caráter e do zelo pela correta aplicação dos recursos públicos?
Cadê aquele velho e surrado discurso?
A tua tática é primitiva. Este intento de desviar o foco ao fazer comparação de ladroagens não engana ninguém!
No petê não tem inocente. Ou se é corruPTo ou se é conivente!

Anônimo disse...

O lobotomizado Sgarbi, assim como os outros mujahedins, sempre responde a uma acusação de sua quadrilha com acusação de outras!!! É como o menino que faz arte e justifica dizendo que os outros também fizeram!!! Acha que vai se livrar da surra.

Anônimo disse...

Hehehehehe, mas o sgarbi é impagável, tão dizendo por aí que o McDonalds quer contratar ele pra palhaço... Vai vingar, o cara é bom nisso.

Cap Caverna disse...

Sgarbi, para de escrever bobagens e tudo errado. Já te disse deixa passar o efeito do crack, que acredito , vais melhorar um pouco.Sarnoso, vai dormir que melhora!Vou te dizer pela enésima vez, em todos os partidos politicos tem ladrões, safados, corruptos, bandidos, mas igual ao teu PT que seriam os paladinos da justiça, não tem igual!Vermelho cubista, tu estás trocando letras, comendo letras e escrevendo coisas sem sentido.Viva a cultura comunista dos PaTifes!

Anônimo disse...

SAFADO do CARLOS SGARBI, os FUNDOS, PREVI, FUNDEF, PTROS e outros de estatais são administrados e roubados pelos PTISTAS!

Digas do que se trata antes de sua maledicencia.

Anônimo disse...

Não é por acaso que a Petrobrás é a empresa do mundo com as maiores dívidas, pois com a gestão incompetente, temerária , politiqueira, irresponsável, mentirosa e corrupta que os governos petistas impuseram a mesma nos últimos anos, não tem como sobreviver uma empresa. O mesmo vale para "n" empresas públicas tipo Eletrobrás, etc... que tem tido prejuízos atrás de prejuízos pelas mesmas razões. Dilma-Barba quebram empresas desde as de 1,99 até as maiores do mundo, isto está no DNA, no sangue e no cérebro desmiolado destes esquerdistas que não tem competência nem para serem porteiros de lupanares! Sabem porque o Sgarbi não é nem porteiro de lupanar? É porque como é petista, nem para isto serve!

Anônimo disse...

SGARBI, ESTA EQUIPE DE X9 ESTÁ BEM APARELHADA, SABEM DE TUDO MAS NÃO TOMAM PROVIDÊNCIAS, DEVES GANHAR UMAS DUAS CCs E O CHEFE OS PROIBEM DE REVIDAREM AS OFENSAS, BOA ESTA EQUIPE.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Falando em Petrosalão, quantas ampolas de petróleo foram refinadas na Refinaria de Pasadema nos EUA? Aquilo na foto que estava nas mãos do Lula era petróleo mesmo?

Anônimo disse...

Mais uma enxadada.Cada enxadada uma minhoca.Acho que essa também é das grandes.

Anônimo disse...

TÁ NA HORA DE PRIVATIZAR ESSA ESTROVENGA QUE SÓ SERVE PARA O GOVERNO PETRALHA CONTINUAR METENDO A MÃO NO DINHEIRO PÚBLICO! DIVIDIR ESSE MERCADO ENTRE EMPRESAS MENORES PARA QUE EXISTA CONCORRÊNCIA ENTRE ELAS!

Anônimo disse...

CARLOS SGARBI irá participar da VAQUINHA para devolver ao Brasil o DINHEIRO da PROPINA!

Não é mesmo Carlinhos?

Anônimo disse...

Petrobrás, privatização já pelo bem da economia e da moralidade administrativa do Brasil!

Anônimo disse...

Espero que essas investigações cheguem mesmo no Rio e em Niterói!!!
Muita coisa podre por aqui...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/