Violência impede circulação de ônibus esta manhã.. Comércio fecha as portas. Demissões já começaram. Tarso continua negando-se a garantir a segurança em Porto Alegre.

A foto ao lado é do site www.zerohora.com.br de hoje.



O governador Tarso Genro deu garantias de segurança para a circulação de vans escolares e lotações, mas não fez o mesmo com os ônibus de passageiros. Isto foi um sinal verde para atos de violência, como o que está retratado na foto ao lado, no caso um veículo que saiu esta manhã às ruas e foi apedrejado, tendo que voltar para a garagem. A segurança também foi negada no entorno das empresas. A cidade está sem ordem, o clima já é de caos na área economica, com lojas fechando as portas definitivamente ou reduzindo os horários de atendimento. Já começou uma onda de desemprego. Apesar de tudo isto, o prefeito José Fortunati não voltou a falar em pedir a intervenção da Força Nacional de Segurança. Na Assembléia, o ex-deputado João Luiz Vargas protocolou pedido de impeachment contra Tarso, argumentando que ele viola a lei e precisa ser substituído por um governador que cumpra a lei. 

No décimo dia de greve dos rodoviários, os ônibus prosseguem sem circular em Porto Alegre, mas o ambiente azedou consideravelmente diante da ameaça dos empresários de começar demissões durante o dia e não voltar a conversar com os grevistas e com a desembargadora Ana Luiza Kruse, enquanto não ocorrerem estas duas providências: A desembargadora já perdeu a autoridade, porque não faz cumprir a lei e o que decidiu, limitando-se a convocar repetidas rodadas de negociações, cujos resultados não são cumpridos. A vacilação da juiza abala a autoridade das decisões do Poder Judiciário, gerando instabilidade jurídica e desordem social e os fundamentos da República. 

1) Cumprimento da desrespeitada declaração de ilegalidade da greve e retomada dos serviços.
2) Garantia de manutenção da integridade dos ônibus, trabalhadores e passageiros por parte do governo estadual.

. Esta manhã, algumas empresas tentaram colocar seus ônibus nas ruas, mas uma delas, a Viação presidente Vargas, foi impedida de fazê-lo. É que 60 grevistas formaram piquetes que impediram a circulação de 30 ônibus pela violência. 

. A Brigada, cumprindo ordens expressas do governador Tarso Genro, não impede os atos de violência praticados no âmbito da greve declarada ilegal pela Justiça. O governador, que foi ontem a Brasília, ignorando o que acontece na Capital, também impede que o prefeito José Fortunati amplie o atendimento da população de Porto Alegre, já que proibiu a circulação de ônibus metropolitanos na cidade. 

13 comentários:

Anônimo disse...

A Desembargadora do Trabalho esta desmoralizada. É uma vergonha que não tenha autoridade e pulso firme. Que tal decretar prisão por nao cumprimento de ordem judicial? Deve tirar pedaço prender alguem. Sem não tem condições de fazer isso que saia fora e deixe que alguem com pulso assuma.

Anônimo disse...

Querem resolver em definitivo esta greve ? Muito simples ...

CASSEM A AUTORIZAÇÃO / LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DO SINDICATO !!! PENHOREM OS BENS E VERBAS SINDICAIS !!!

E pensar que no que vem tudo irá se repetir, consolidando a característica que tão bem marca o povo gaúcho : a passividade ! Povinho caranguejo é assim ...

Não tenham dúvidas : logo logo o governador surgirá como salvador da pátria para faturar politicamente, propondo um acordo que será aceito pela categoria, em obediência ao PT e aos demais partidos de esquerda.

De uma coisa tenho certeza : não vão conseguir nada muito melhor do que já foi apresentado, então, ficarão sangrando a população a toa, num joguete político sem precedentes, para chegar ao mesmo lugar de partida ...

E a população de Porto Alegre que se tornou refém dessa gente, porque não reage ??? Ah, já sei : estão mais preocupados com o futebol, o carnaval e o BBB ...

Anônimo disse...

Polibio, neste Brasil ondem ORDEM E PROGRESSO é apenas uma frase na Bandeira.
Não vai dar em Nada.
Os mesmos que estão sofrendo, devem em outubro dar uma resposta ao verdadeiro RESPONSÁVEL, por esta bagunça.

Rudnei Costa disse...

Ele aposta na desordem para desgastar Fortunati. Como vai trabalhar para a ordem? Faz parte do plano, entenderam? A CUT está fazendo exatamente o que Tarso mandou!!!

Anônimo disse...

Não entrando com sado específico de depredação que é coisa de vândalo, gostaria de falar a respeito de um tema que a imprensa gaúcha numa fala. O histórico dos aumentos das passagens dos ônibus de Porto Alegre. No 29/01/14 o Correio do Povo publicou um tímido quadrinho com este histórico, que reproduzo aqui.
No período de 2009 à 2013 tivemos os seguintes reajustes acumulados:
1) Aumento Salarial dos Metroviários de Porto Alegre = 34,33%;
2) Aumento das tarifas dos ônibus (ATP)= 31,80%;
3) Índice Geral de Preços - IGP-M = 27,01%;
4) Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA = 28,46.
Caso não fosse congelado o preço das passagens em 2013 o percentual de aumento das passagens muito maior.

Um estudo do IPEA destaca a evolução dos preços das tarifas de ônibus no período de 2000 a 2012 e faz uma comparação com a inflação no período. A conclusão é que as tarifas do Transporte Público Urbano (TPU) subiram acima da inflação. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, teve alta de 125% no período citado, o índice de aumento das tarifas dos ônibus teve alta de 192%, ou 67 pontos porcentuais acima da inflação.
Vale a pena ler a matéria, é curta e objetiva, reproduzida pela Veja com informações do Estadão.


Anônimo disse...

E a CARRIS, Poíbio !!

De que adianta a cidade ser proprietária de uma empresa de transporte coletivo se nas greves ela tem a mesma posttura com o idadão porto alegrense que paga seus salarios cmo se fosse uma empresa privada ???

Fortunatti devia ou demitir os grevistas ou privatizar a cARRIS !!

Anônimo disse...


A Carris tem que ser privatizada. É um ninho de sindicalistas.

Privatiza, bota todo mundo na rua, e recontrata os que prestam.

O resto, manda pedir emprego para o ruas e a melchion, e para o "movimento?" passe livre.

Anônimo disse...

Será que os empresários continuarão elegendo e reelegendo esquerdistas, dando $$$ para suas campanhas?

Lenin já dizia, referindo-se aos donos do capital: os capitalistas tecerão a corda com a qual serão enforcados!

Ninguém gosta mais de $$$ do que os capitalistas e os comunistas! A grande e abissal diferença entre estes dois é que enquanto o capitalista usa a sua inteligência e capacidade para gerar trabalho e, consequentemente, riquezas, oportunizando empregos para as pessoas, o comunista é um vagabundo, um INVEJO da inteligência e capacidade alheias, vivendo, quais parasitas, às custas dos capitalistas e dos trabalhadores!

Acorda, capitalista otário!
Acorda, trabalhador otário!

Parem de eleger e REeleger esquerdistas, independente destes serem extremistas ou moderados! TODOS os partidos têm, em seu DNA político-ideológico, o vírus revolucionário, totalitário, democida-genocida!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

E a guarda municipal vai ou não vai dar segurança para os onibus da carris, empresa de propriedade do municipio e, segundo a CF, art. 144 compete aos municipios proteger seus bens.

Anônimo disse...

SINDICATO NENHUM PRESTA.
SE QUANTIDADE DE PARTIDOS POLITICOS E SINDICATOS NESTE PAIS RESOLVESSE ALGUMA COISA, AQUI JÁ NÃO TERIA MAIS NENHUM PROBLEMA.
PORRETE DE BORRACHA NO LOMBO DO MAIOR INCOMPETENTE DO RS, E NA JAGUARADA DOS SINDICATOS.

Anônimo disse...

"Ninguém gosta mais de $$$ do que os capitalistas e os comunistas! A grande e abissal diferença entre estes dois é que enquanto o capitalista usa a sua inteligência e capacidade para gerar trabalho e, consequentemente, riquezas, oportunizando empregos para as pessoas, o comunista é um vagabundo, um INVEJO da inteligência e capacidade alheias, vivendo, quais parasitas, às custas dos capitalistas e dos trabalhadores!" (Almirante Kirk)

Anônimo disse...

O Almirante Kirk está correto!
Esses vagabundos da esquerda não gostam de trabalhar, exploram e atrapalham quem trabalha, e, é o que acontece com os otários dos rodoviários, que terão os dias descontados ou serão demitidos!

Anônimo disse...

PELO QUE ESTOU SENTINDO O NEGOCIO VAI PRETEAR AQUI EM PORTO ALEGRE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/