Artigo, El Nacional - Se a mídia cala, que falem as ruas

O artigo a seguir conta episódios da prisão do líder opocicionista Leopoldo López. Ele convocou e liderou a atual jornada de protestos contra o governo e pelo restabelecimento das franquias democráticas. A Anistia Internacional pediu que ele seja libertado de imediato. López foi apresentado nesta quarta a um juiz de instrução, alinhado com o governo Maduro. A mídia está quase toda na mão do governo, há censura explícita até mesmo na Internet. Só alguns jornais ainda reagem, mas o governo resolveu negar dólares para que eles continuem importando papel e, portanto, circulando. Leia:

“El que se cansa pierde” fue el primer mensaje que dio Leopoldo López a la multitud en la plaza Brión de Chacaíto. Lo llevaba impreso en su franela y pidió que lo leyeran cuando se encaramó en el pedestal donde la está la estatua de José Martí. López apareció frente al centro comercial Lido a las 12:03 pm y se sumó a la concentración que se extendía por la avenida Francisco de Miranda hasta la plaza Francia y desbordaba las calles aledañas. Todo ello a pesar de que la Guardia Nacional Bolivariana y la Policía Nacional Bolivariana habían apostado funcionaros apertrechados con equipos antimotines en las esquinas cercanas a la plaza Brión y de que la estación Chacaíto del Metro fue cerrada.

Se desplazó entre dos cadenas humanas que le gritaban: “¡Leopoldo somos todos!”, “¡Si meten preso a uno nos meten presos a todos!”. Al final del recorrido recibió una lluvia de crisantemos blancos.

López se arropó con la Bandera Nacional y tomó un megáfono (los organizadores explicaron que el gobierno les confiscó 15 equipos de sonido) para cantar el Himno Nacional.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

15 comentários:

Anônimo disse...

Todos vândalos e baderneiros. a Policia precisa tomar uma posição urgente.

Anônimo disse...

Prenderam a Sininho deles. Tiro o chapéu pro governo venezualano.

Anônimo disse...

Pois que o povo de banânia se cuide... Pelo sgarbi et caterva já estaríamos iguais faz tempo...

Anônimo disse...

Excelente o Artigo no Estadão de hoje,"A Árvore Boa",escrito por Rômulo Bini Pereira,General de Exército,foi Chefe do Estado Maior de Defesa.Recomendo a leitura.

Anônimo disse...

Olha lá Sgarbi, na Venezuela a batata dos comunistas já tá assando. Lembra qdo tu atacavas o editor, qdo ele dizia que o infeliz do Chaves tava mal de saúde...??

Anônimo disse...

Tão mal de representante hein? botaram um débil mental pra espernear ... a oposição lá é mto incompetente mesmo, não conseguiram ganhar as últimas quinze eleições feitas em parcos quatro anos..ehehehe falam em ditadura. Parecem aqueles guris de apartamento que quando apanham na rua vão chorando prá casa e levam a bola, enfim umas bichas kkk

Anônimo disse...

Na venezuela a baderna tá liberada, aqui é cadeia para os baderneiros editor?

Anônimo disse...

A Venezuela terá que começar do zero novamente, e o povo Venezuelano terá que lutar por uma nova independência, pois aquele país já pertence à Cuba, vejam em:
http://amigosdadireita.blogspot.com.br/2014/02/o-exercito-de-ocupacao-cubano-ja-se.html
É triste, pois aqui já começaram a trazer os "médicos", e que na verdade, tem pessoal da inteligencia cubana infiltrados e financiados por dinheiro público!
Será que os nossos Milicos abrirão os olhos ou as pernas?

Anônimo disse...

Enquanto isso, aqui no Brasil, como falou Heitor de Paola em http://www.heitordepaola.com/
...
O que espanta é não haver reação nenhuma de quem sabe o que está acontecendo e deixam correr solto. Refiro-me à alta cúpula militar constituída, ao que parece de seres amorfos aprisionados em suas próprias inconsciências. Não percebem que ao se atacar a memória de seus antecessores, conspurcando-os com acusações malévolas, retirando seus nomes de obras de engenharia que suaram para fazer e trocando-os pelos de notórios bandidos, eles também são atingidos. “Quem muito se abaixa deixa mostra a bunda”, diz um ditado.
A alternativa é mais terrível para o País: estarão, assim como o que já se pôde antigamente chamar empresariado, de má fé mancomunados com os criminosos e desejosos de manter privilégios de altos cargos, ajudam os seus inimigos? Tecem a corda com que serão enforcados (apud Lenin)? Comparecerão com toda a pompa e circunstância à nova inauguração da Ponte Carlos Marighela? À rodovia Carlos Lamarca? À hidrelétrica Ernesto “che” Guevara?
Depois de uma reunião da comissão estadual do Rio ter sido aberta com todos os presentes cantando a Internacional Comunista o diabo rasgou a máscara e se apresentou claramente como um vilão, que dúvidas podem restar que os militares agiram corretamente há 50 anos para impedir o comunismo de dominar o país, acabando com a bela e falsa aparência de luta pela democracia e mostrando-se a alma danada que só os cegos já não haviam enxergado.
...

Anônimo disse...

Comunista das 16:29,delete essa gente Políbio.

Anônimo disse...

Porque o que ocorre na Venezuela é golpismo?

Autor: Fernando Brito

Vou transcrever aqui o artigo 72 da Constituição Venezuelana:

Artículo 72. Todos los cargos y magistraturas de elección popular son revocables.

Transcurrida la mitad del período para el cual fue elegido el funcionario o funcionaria, un número no menor del veinte por ciento de los electores o electoras inscritos en la correspondiente circunscripción podrá solicitar la convocatoria de un referendo para revocar su mandato.

É duvidoso – ao menos que eu saiba – que exista algum outro país onde a população possa colocar para fora, pelo voto, um governante que ela própria elegeu.

Basta que 20% dos eleitores assinem uma petição neste sentido.

Vale para todos os níveis, de vereador a Presidente da República.

Ao contrário do que a imprensa brasileira faz crer, não se está pretendendo depor um ditador, alguém que tenha chegado ao poder sem legitimidade.

A eleição de Maduro, embora apertada, foi certificada por observadores eleitorais do mundo todo – inclusive dos EUA, como Jimmy Carter – e teve até o que seria impossível no Brasil: a recontagem dos votos físicos, porque a urna eletrônica deles tem esse registro material, que a nossa não tem.

O referendo revogatório, como é conhecido por lá este mecanismo, foi introduzido na Constituição por Hugo Chávez depois do golpe frustrado com que se o tentou derrubar, em 2002.

Foi como se dissesse: se querem me derrubar, que seja pelo voto.

Chávez morreu poucos meses após ser reeleito.

Maduro, seu vice, submeteu-se a uma nova eleição, a seguir.

Pode-se, desde já, começar a colher assinaturas para a convocação de um plebiscito para, democraticamente, depô-lo do poder, na metade de seu mandato.

Em 2005, colheram-se as assinaturas, houve o referendo e Chávez o venceu.

Não conheço outra democracia onde se possa tanto.

Mas escolheu-se o caminho da violência, e não se pode esperar que a maioria que elegeu Chávez e depois Maduro aceite, no grito, a revogação do voto da maioria dos venenezuelanos.

Mas a nossa mídia nunca fala nos instrumentos democráticos que tem a Venezuela, muito maiores que os nossos até, quando se trata de derrubar governos, o que não existe aqui e em parte alguma do mundo.

E que a oposição não quer usar.

Talvez por isso se explique o que está acontecendo por lá, com a mídia, que foi a promotora e a arma do golpe de 2002 e foi posta, com legislação e decisões judiciais legitima, dentro de regras.

Todo o resto é propaganda, que não pode responder a uma pergunta simples e direta: se a maioria dos venezuelanos não quer Maduro, porque a oposição não quer seguir as regras do referendo revogatório?

IL DUCE disse...

INTERVENÇÃO IANQUE JÁ, OU HAVERÁ UM BANHO DE SANGUE NA VENEZUELA.
ESSES POVOS HISPÂNICOS SÃO MEIO LOUCOS.

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

O SGARBI É UM ESTRANHO NO NINHO DESSE BLOG.
ANÔNIMO DAS 16:29: na Venezuela tem muita "miss"; a SININHO é um bagulho, leva um jeito de cadelinha hidrófoba.
A TURMA DO MADURO ACABA DE MATAR UMA EX-MISS VENEZUELA.

Anônimo disse...

Midia?? Imprensa! Impprensa!!!

Justiniano disse...

As eleições na Venezuela são as mais fraudulentas, tanto que Lula disse que emprestaria as urnas eletrônicas para Chavez, e ele não quis. Voto em papel são mais fácil de fraudar.

A venezuela é um pais rico de petróleo e sofre da doença holandesa (A “doença holandesa” seria a repetição de um fenômeno ocorrido no século passado na Holanda, quando houve descobertas de gás naquele país. Pode ocorrer quando há ingresso maciço de dólares, proveniente da exploração e exportação de um recurso natural, como é o caso do petróleo extraído do pré-sal. Isso levaria a uma sobrevalorização da moeda nacional, o que poderia prejudicar setores industriais que necessitam de câmbio desvalorizado para crescer. Como consequência, o país pode entrar em processo de desindustrialização, com perda de importância relativa da indústria de transformação na economia como um todo, agora mais dependente do recurso natural).

Os gêneros alimentícios são todos importados da Colômbia (tanto que Chavez brigou com a Colômbia e na outra semana faltava alimento nos supermercados de Caracas, voltando atrás).

É um país de funcionários públicos a maioria ligada a petroleira PDVSA, e praticamente a única fonte de renda da nação.

Existe na Venezuela um ambiente verdadeiramente inóspito ao progresso da economia de mercado. O populismo chavista parece ignorar que ele tem um superávit comercial de quase 30 bilhões de dólares com o país cujo governo ele demoniza – os Estados Unidos, principal comprador do petróleo venezuelano.

Lá existe a vanguarda do atraso!!!!
O projeto bolivariano contra a modernidade e a integração econômica acabará por isolar a Venezuela no cenário mundial. A miséria em que vive boa parte da população é um dos efeitos mais evidentes deste isolamento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/