Programa de Dilma não é "Mais Médicos", porém "Mais Cubanos"

Com o título "Programa 'mais cubanos'", o jornal O Estado de S. Paulo de hoje informa que dos 13 mil profissionais que o programa Mais Médicos pretende mobilizar até março, mais de 10 mil serão cubanos. Com isso, não resta mais nenhuma dúvida de que a anunciada intenção de atrair médicos de outras nacionalidades ou mesmo brasileiros não passou de fachada para um projeto há muito tempo acalentado pelo governo petista: importar médicos cubanos em grande escala, ajudando a financiar a ditadura cubana. Leia tudo:

A terceira fase do Mais Médicos, recém-encerrada, ofertou 6,3 mil vagas, mas teve apenas 466 médicos estrangeiros e 422 brasileiros inscritos. Haverá uma nova etapa de inscrições, mas é improvável que a tendência de baixo interesse seja alterada até lá. Assim, para cumprir a meta, o governo terá de trazer outros 5 mil médicos de Cuba. Esse novo contingente vai se juntar aos 6,6 mil médicos que já atuam no programa - dos quais 5,4 mil são cubanos.

. Como se nota, o programa Mais Médicos deveria se chamar "Mais Cubanos", pois é disso que se trata. As condições estabelecidas pela iniciativa foram desenhadas de tal modo que o resultado seria o desinteresse de brasileiros e estrangeiros, gerando a oportunidade para trazer os médicos de Cuba -os únicos que, soldados de uma ditadura, aceitariam trabalhar em meio à precariedade do sistema de saúde no interior do País e na periferia das capitais.


. Que as regiões mais pobres do Brasil necessitam de mais médicos não resta dúvida. Mas esses profissionais não resolverão o problema, nem mesmo o mitigarão, se não tiverem à sua disposição equipamentos e infraestrutura ao menos razoáveis.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

17 comentários:

FAÇANHA disse...

CUBA é um país pobre; o curso de medicina da PUCRS já tem a mensalidade passando os R$ 5.000,oo como é, então, que aquele país consegue formar tantos médicos? Ou serão "médicos" com formação de técnicos de enfermagem, isto é, PARAMÉDICOS?
Porque nem a REVISTA VEJA, ou qualquer outro órgão jornalístico já visitou as faculdades de medicina cubanas?
OU DEPUTADOS OU SENADORES BRASILEIROS?

Anônimo disse...

Somente aqueles muito tolos ou cooptados podem acreditar que o programa Mais Cubanos tem algo a ver com saúde. Cuba precisa de dólares e o resto é perfumaria.

Anônimo disse...

A verdade é que essa gente vai atuar como conselheira e militante no Brasil. A importação desses profissionais resolverá o problema do governo de Cuba, que está liberando funcionários públicos. Esse contingente precisa ser absorvido por algum mercado. Contribuintes brasileiros agora sustentam até o bolsa família cubano.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

Tudo isso é um grande "LAGRIMÃO TUPIDO

Saudações

Anônimo disse...

Sao tudo militantes do PT.

Mordaz disse...

As condições indignas de trabalho só poderiam mesmo ser sedutoras para quem vive num regime ainda mais indigno, como o Cubano. Sem acesso a uma vida melhor, pelo menos ganhar umas merrecas a mais já é vantagem. Não para o brasileiro que possui direitos trabalhistas e liberdade. Tudo o que o programa mais médico nega aos inscritos: direitos trabalhistas e dignidade.

Anônimo disse...

Quando estive em Cuba, no último mês de dezembro, conversando com as pessoas elas me disseram que todos os cubanos querem sair da ilha e que os médicos que lá ganham 25 dólares por mês estão aproveitando para vir ao Brasil, pois aqui têm comida e casa e suas famílias, pelo menos, vão ter o que comer na Ilha. Não sei se os leitores sabem, mas Cuba tem duas moedas, e só se consegue comprar o que se quer nos armazéns do governo com o CUC uma moeda cubana que custa na proporção de 25 pessoas por um CUC.

Anônimo disse...

Pela Teoria da direita, dos médicos coxinhas talvez, mas para o pobre, os quais os médicos coxinhas não gostam de atender os médicos cubanos encaixam como uma luva, ou seja, se os médicos não querem atender a periferia e pequenos municipios, os médicos cubanos aceitam.

NEWTON disse...

Anônimo das 14:11, ao governo do PT não interessa um ensino fundamental e médio de qualidade superior ao do ensino privado, por isso criou as cotas. Ao governo do PT não interessa um plano para acabar com a pobreza dos grotões do pais, muito menos para a miséria das periferias, então eterniza o bolsa família, que já alcança a segunda geração, e confirma esta política com os médicos cubanos.

Anônimo disse...

Por quê os médicos cubanos tão solidários não foram para socorrer habitantes da Malásia na catástrofe que houve lá?Por quê Cuba não mantem um efetivo solidário no Haití?Por quê os Cubanos que estão num regime tão bom não acolhe Haitianos como está ocorrendo no Brasil?Ou será que os petistas adoram ajudar o PCC,Partido Comunista Cubano?Em Cuba não tem Burguês,só tem Nobres(Ricos) e Vassalos(povão pobre).Nem o Clero(Igreja) tem vez em Cuba.

Anônimo disse...

AO COXINHA DAS 14:11, TEU BLOG É DA IPIRANGA, AQUI SÓ VAI LEVAR PAU.



EDUARDO MENEZES

Justiniano disse...

O objetivo do governo é fazer do Brasil, um Cubão.

Poderiam botar uma unidade médica de cubanos dentro do congresso e outra no palácio do Planalto.

Como diria certo comediante: "Aqui Farroupilha!!"

Qualquer analfabeto brasileiro sabe que inglês é um língua universal, assim como esses médicos cubanos lêem publicações técnicas modernas, se a língua inglesa é proibido em Cuba. Não tem em seus currículos, mas certamente no passado aprendiam russo.


Anônimo disse...

Médico cubano não cura diarreia,quem cura diarreia e saneamento básico,água tratada e esgoto coletado e tratado.

Anônimo disse...

Sabe-se lá que tipo de gente pode estar vindo em meio à esses supostos médicos! Quem irá controlar isso? A Federação Nacional dos Médicos já foi "escantiada"! Há desconfiança que entre esses médicos, estão vindo agentes cubanos infiltrados p/ fazer treinamento paramilitar e "lavagem cerebral" no pessoal do MST. Nesses assentamentos nem a polícia pode entrar. Leiam em: http://bootlead.blogspot.com.br/2009/03/em-que-consiste-pior-das-covardias.html "Já sem tem notícia que em locais "sigilosos", existem armas armazenadas para um eventual confronto em larga escala, além de seletos grupos estarem recebendo treinamento militar por guerrilheiros de forças revolucionárias estrangeiras". Também:..."kits" de uniformes "Verde Patriota" (Made in China, via Venezuela), que vêem sendo distribuídos e armazenados nos "paióis secretos" do MST, pelos seus diversos "acampamentos paramilitares" país afora. Por quê e para quê?" Todos assentamentos do MST são perto de grandes centros urbanos e com acesso por via asfaltada, p/ rápido deslocamento! Tudo com dinheiro público e oficializado!!!

Anônimo disse...

Quero ver quando começarem a chover ações trabalhistas destes médicos cobrando das prefeituras e do governo federal INSS, FGTS, horas extras, etc.

É inevitável que uma hora ou outra eles terão conhecimento da nossa rígida legislação trabalhista, e aí sim será um esqueleto e tanto criado.

Anônimo disse...

Correto análise do anonimo das 10:34.

Esta conta e muitas outras deste governo PTRALHA, não vai para por aqui.

Anônimo disse...

O Contrato com os médicos cubanos é internacional (orgão da onu), ou seja, não é regido pela CLT elementos alienados. Os médicos cubanos são experientes já trabalharam em divesos países envolvidos em guerra, em situação pior que o Brasil e em condições precárias e deram conta do recado, ou seja, para eles trabalhar no Brasil é festa, com direito de ganhar mais que ganham em cuba, alimentação e moradia, ou seja, eles foram forjados na dificuldade, não fogem da raia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/