MP começa a investigar governo gaúcho por não garantir vagas para presos do RS

Num presídio degradado como este ao lado, o de Porto Alegre, o governador Tarso Genro não teria disposição para repetir o gesto do seu colega de SP, Geraldo Alckmin, que quer "hospedar" os dois companheiros de Partido do gaúcho, Zé Dirceu e Zé Genoíno. 


Nesta reportagem publicada na edição deste sábado do jornal Zero Hora, José Luís Costa informa que a  Promotoria de Justiça e Defesa do Patrimônio Público começou a investigar eventuais falhas e omissões na geração de vagas para apenados dos regimes aberto e semiaberto. Leia tudo:

O trabalho é conduzido pela promotora-substituta Maria Lúcia da Silva Algarve atendendo a ordem da Procuradoria-geral de Justiça. A crise prisional, agravada a partir de 2010, levou para rua 4,3 mil detentos gaúchos que deveriam estar em albergues. 

. A ação civil pública tem origem em decisões do juiz Luciano Losekann, da Vara de Execuções Criminal (VEC), de Porto Alegre. Por mais de três anos, o magistrado esteve cedido ao Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. No final de outubro, ele voltou para a VEC, e ao determinar progressões de presos para o semiaberto, Losekann passou a intimar a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para providenciar vagas em albergues em até cinco dias. A desobediência implicaria em eventual responsabilização dos gestores por eventual improbidade administrativa. 

. Como as medidas não foram tomadas, os despachos de Losekann chegaram às mãos dos promotores que atuam na VEC e, na sequencia, ao conhecimento do procurador-geral, Eduardo de Lima Veiga. E ele repassou os documentos para Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, setor competente para analisar os casos.

. Na quinta-feira, a promotora Maria Lúcia da Silva Algarve abriu um inquérito civil para analisar os fatos.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse pessoal da esquerda vivem pregando que o preso deve ser tratado como ser humano.Quando assumem o poder não fazem uma cadeia descente,ficam esperando que o Governo Federal que também é da esquerda faça,como o Governo Federal também não faz, é só isso que vemos por aí,amontoados de carnes humanas se degladiando nos presídios.Eles ainda criticam que o Estado de São Paulo prende demais,mas é o Estado com o menor índice de homicídios por 100 mil habitantes do país.Dados do Governo Federal.EUA,300 milhões de habitantes,2,7 milhões de presos.Brasil 200 milhões de habitantes 500 mil presos,ou seja,o Brasil prende somente 1/4 do que o EUA prende.Pergunta-se:Onde o índice de homicídios é maior?Com a palavra os ditos Especialistas em Segurança pública da Esquerda.

Anônimo disse...

Ah! mas a culpa é dos americanu.

Anônimo disse...

Anomimo, truxa das 11:47: Primeiro, os prefeitos não querem presidios em suas cidades; Segundo: O RS, é o único Estado da Federação que não tem preso em Delegacia. SC, tera do editor, os presos ficam algemados em cadeira para não fugir das Delegacias, outros Estados as prisões são de container, outros mulher adolecente é pres junto com adultos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/