Correio do Povo denuncia que governo Tarso Genro viola a Constituição ao não investir na saúde o que manda a Lei

O jornal Correio do Povo desta terça-feira adverte que a aplicação de 12% pelos Estados na área da saúde, previstos na Constituição desde 2012, continua sendo descumprida pelo governo gaúcho. Leia todo o texto da reportagem:

Cobrança constante nas manifestações populares, que tomaram as ruas do país em junho, o índice efetivamente aplicado na área pelo governo Tarso Genro em 2012, segundo o Conselho Estadual de Saúde, foi de apenas 6,55%. Para esse ano, apesar de a previsão orçamentária indicar a aplicação de 12%, o Conselho aponta que o índice efetivamente investido será de 9,9%. “No ano passado, em tese, não havia a obrigação dos 12%, mas o orçamento de 2013 é um desrespeito à Constituição. Não é verdade que o governo cumprirá os 12%”, apontou o presidente do Conselho, Paulo Humberto Gomes.

. No início deste mês, o Conselho rejeitou o Relatório Anual de Gestão da Secretaria Estadual de Saúde referente ao ano de 2012. A resolução aprovada acusa o Piratini de ter aplicado cerca de R$ 1,3 bilhão, enquanto que o repasse para cumprir a lei deveria chegar a, pelo menos, R$ 2,4 bilhão. A resolução foi encaminhada a vários órgãos, entre eles o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Assembleia e o Ministério da Saúde.

. “Encaminhamos a todos os órgãos para que tomem conhecimento do descumprimento da lei”, explicou Gomes.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Se ele viola as leis que criou, imagina as que não foram criadas por ele, pobre povo bovino.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Grande novidade. Nenhum governador que passou pelo Piratini investiu em saúde, conforme preve a Constituição Estadual porque o cobertor é curto e saúde é muito caro, nenhum plano de saúde banca cirurgia der alta complexidade, como troca de orgãos; nenhum pano de saúde banca remédicos contínuos carríssimos que chegam a custar 10 mil reias.

Talvez seja por isso que OBAMA não conseguiu implantar o SUS nos EUA, se conseguisse a economia americana iria ter de destinar bilhoes e bilhões de dólares em saúde, coisa que hoje não faz, ou seja, aplica $ em outras áreas.

Mesmo assim, Tarso investe mais que Yeda Cruzius do PSDB.

Anônimo disse...

Investe mais, mas não cumpre a Lei. Mas os petralhas acham bom e acham que ninguém pode reclamar. Promessa é dívida.
Já se ele é caloteiro, não adianta cobrar a dívida. E tem petralhas que o defendem. Né?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/