Governo sai da zona de conforto e começa a mediar solução para falta de areia na Grande Porto Alegre

O jornalista Nilson Mariano apurou e o site www.zerohora.com.br disponibilizou esta noite a informação de que governo estadual reuniu-se com empresários do setor da construção, nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, para tratar do desabastecimento de areia que ameaça paralisar obras, tudo em função da falta de areia, já que a mineração no rio Jacuí, fonte do insumo para a região metropolitana, foi interrompido por ordem judicial. Leia o que publicou o site:

O Executivo prepara um plano emergencial, que assegure a retomada da mineração no Rio Jacuí, mas não fixou prazo para terminá-lo.A secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, disse aos dirigentes dos sindicatos da construção civil, de estradas e de armazenamento de areia que o governo está consultando as partes interessadas na elaboração do plano. A extração do minério no Rio Jacuí foi proibida em 15 de maio, pela Justiça Federal, em razão de danos ambientais. Se o governo estadual apresentar um projeto consistente de exploração sustentável no Jacuí, a Justiça Federal poderá suspender a medida liminar que vetou a mineração. Embora não haja prazo, deve ocorrer uma audiência na Vara Federal Ambiental de Porto Alegre, no dia 14, com titulares da Casa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Pode ser o fim do impasse ou o encaminhamento de uma solução.Empresários aprovaram o encontro no Piratini. O diretor do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado (Sicepot), Nilto Scapin, disse que novas reuniões estão previstas.

- O governo sentiu que precisa entrar em campo - observou.

. Scapin voltou a repetir que obras da Copa de 2014 estão sendo afetadas pela falta de areia. Ontem, garantiu que os trabalhos nos corredores de ônibus das Avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves, na Capital, serão paralisados na segunda-feira.

9 comentários:

Anônimo disse...

O governo negociar com estas empresas que ate condenadas por formação de cartel foram é um absurdo, o Rio Jacuí ja contribuiu com o crescimento de nosso Estado, amos acatar o que a justiça decidiu e procurar novas fontes do minério.

Anônimo disse...

Está ficando como o diabo gosta. Depois da tsunami Tarso Genro,este pobre Rio Grande vai precisar de oito anos de governos consistentes para recuperar o atraso que estamos sofrendo.

Anônimo disse...

Ainda bem que Tarso não é médico, pois senão todos seus pacientes morreriam por falta de ação a tempo. Olhando bem foi o que houve pela reação dos comandados pelo espírito Tarso de governar que esperaram o assassino de Canoas enforcar sua mulher. Este é o jeito petista de governar, ficam tanto perdendo tempo em masturbações mentais que a realidade e o tempo se esvaem nas penumbras do caos.

Anônimo disse...

Isso deixou de ser uma zona de conforto e transformou-se numa zona de areia movediça ou atoleiro.Esse governo é tão incompetente que conseguiu inflacionar a construção civil.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Minha boa gente.
Politizar a extração criminosa de areia do Rio Jacuí é safadeza intelectual...
O assunto está com a Justiça Federal.

Anônimo disse...

Acho que Tarso vai criar uma estatal para administrar a atividades. Empresa rio-grandense de Areias.

Anônimo disse...

A questão da exploração ilegal de areias no Guaíba, se houvesse uma fiscalização minimamente decente, nunca teria ocorrido da forma como existe agora. A solução midiática tomada agora teve o grande "mérito" de parar com toda a indústria da construção civil na grande Porto Alegre. Haja tanta incompetência e irresponsabilidade para nem fazer o mínimo necessário para administrar um estado. No início era o Verbo, com Tarso virou o Caos.

Anônimo disse...

O Governo do Estado vai ter de intervir já que a propalada "iniciativa privada", segundo a qual o "mercado" que regula tudo, novamente não está resolvendo, ou seja, os bonitões se enrolam sozinhos.

Anônimo disse...

Muita areia pro caminhãozinho do governante de plantão.
Se depender dele não teremos solução.
De uma ou de outra forma a iniciativa privada vai encontrar alternativas; claro que é certo que o preço da areia vai aumentar. O preço das obras públicas terá que ser reajustado, etc...; e aí uma comissãozinha poderá cair no horta de quem for autorizar o reajuste.
Mas o tempo resolverá. Já se esperarmos uma solução do governo certamente será a criação de mais uma empresa pública(nome da moda) e um monte de CCs. prá cuidar da areia, junto com os ambientalistas do PCdoB, pois estes estão muito ocupados com a proxima eleição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/