Joaquim Barbosa não veio inspecionar o Presídio Central porque Tarso avisou que não o receberia no Piratini

- Tarso não quis receber o falcão Joaquim Barbosa. A visita ao trágico Presídio Central teria repercussão nacional e internacional, justamente na semana em que a OEA recebeu o novo relatório sobre a escabrosa masmorra gaúcha. 

- Assim que soube que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, viria nesta sexta-feira a Porto Alegre para visitar o Presídio Central, o governador Tarso Genro encontrou um modo de modificar sua agenda e avisar que não poderia recebê-lo porque estaria viajando. Para não passar recibo, Joaquim Barbosa mandou informar a imprensa que resolveu cancelar a viagem porque sua agenda mudou. E mais não disse, porque se dissesse teria que contar as verdadeiras razões do cancelamento da visita.

. O governador Tarso Genro percebeu o risco de uma inspeção do gênero, porque ela teria repercussão nacional e internacional, até porque só nesta semana foi conhecido a íntegra do mais recente parecer técnico sobre as péssimas condições de vida e a réplica à manifestação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, ambos relacionados com o Presídio Central de Porto Alegre.

. A OEA, de modo inédito e insólito, foi pela primeira vez demandada por entidades representativas da sociedade de um Estado do Brasil, que reclamou sua intervenção para que as autoridades estaduais, no caso o governo Tarso Genro, cumpra com o seu dever e conceda condições dignas de sobrevivência aos 4.200 prisioneiros que estão sob sua guarda. Este tipo de pedido a OEA só recebe quando os governos falharam completamente e não existe esperança de que mudem de comportamento. Isto nunca aconteceu antes no RS. Coube ao Estado brasileiro dar a resposta, coisa que fez, prometendo melhoras, sempre baseado em promessas do governo Tarso Genro, que não cumpriu o que prometeu, como se percebe nos dois documentos publicados em link.

. A OEA pediu nova avaliação do Presídio Central, para checar as informações prestadas pela União, que se baseou em melhorias anunciadas por Tarso Genro.

. Com 63 páginas, a peça reúne, ainda, os pareceres técnicos do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do RS (Ibape/RS), a partir da vistoria realizada em 16 de maio na casa prisional para conferir as adequações anunciadas.

. O que fez o governo do PT, para atender as exigências da OEA:

- Construiu uma nova cozinha.

.  Continuam os problemas de superpopulação carcerária, desmando dentro das galerias (dominadas por facções), há falta de condições sanitárias e problemas estruturais graves, a parte elétrica segue exposta,  as instalações elétrica, hidráulica e estrutural têm um desempenho insatisfatório, esgoto segue correndo ao ar livre, nos pátios, a ponto de o parecer técnico do Ibape/RS apontar a desativação como única solução para o Presídio Central. Há insuficiência de informações apresentadas na resposta da União e, em especial, a falta de um cronograma de ações.

CLIQUE AQUI para ler a réplica das entidades gaúchas ao pedido de esclarecimentos da OEA.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não há problemas de presidio, Dr. Dacaminho não permitiu que Yeda construisse mais e o Tarso manteve o que está aí.

Anônimo disse...

Onde estão os paladinos dos direitos humanos do RS? Que na época de YEDA, abriam a boca até se a ex-governadora esquecia de dar ração para os cachorrinhos dela?

Porque o que vem de Tarso é intocável? Porque todos, até mesmo Joaquim Barbosa teme Tarso? Que poder está por traz deste Homem?

E se Tarso é tão temido e poderoso, porque o governo dele é uma vergonha de mediocridade?



Anônimo disse...

ESSa e uma boa engenharia politica o Barbosa esta a serviço de quem mesmo ... o tempo vai dizer...

Anônimo disse...

o ministro Joaquim tem que largar logo essa capa-preta e se candidatar a presidência da republica...

coloca todos esses petralhas no bolso no primeiro turno...

ai quero ver o poeta dos péssimos versos esnoba-lo...

Luiz disse...

É isso aí mesmo, pessoal dos direitos humanos: Vamos transformar o Presídio Central num exemplo para o mundo, com ar condicionado, frigobar, internet banheira de hidromassagem, jornal diário a disposição, TV a cabo e muito mais, afinal, os seus hóspedes são todos santinhos que merecem tratamento vip

Anônimo disse...

Nesta hora, por onde anda a comunista da maria do rosário, defensora dos bandidos, que não vem aki no estado para pressionar esse outro comunista que desgoverna o estado...???

Anônimo disse...

Sugiro buscarem inspiração com o sheriff de Maricopa County, do Arizona. Para quem não sabe, ele criou uma área com barracas do estilo militar para os presos; o uniforme é cor de rosa. Somente os banheiros é que ficam em um prédio ao lado das barracas... É bem verdade que o clima do Arizona é propício para isto.

Anônimo disse...

Algum problema se o Ministro Barbosa não seja recebido pelo Governo do Estado?

Tem previsão em lei?

E não me venham com ética que tudo que falta no Senhor Ministro, principalmente entre seus pares.

Anônimo disse...

Políbio,

O Béria onanista não pode receber o ministro pois está em órbita no seu satélite guasca.

Anônimo disse...

Não apostem suas fichas no Barbosa...

Anônimo disse...

Felizmente para a biografia de Joaquim Barbosa ele não compartilhou do mesmo espaço que o imperador Destruidor Inanimado II. Olívio foi o I.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/