The Economist diz que políticos brasileiros não passam de zumbis

No artigo, revista britânica cita como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros

* Clipping O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - A revista britânica The Economist classificou os políticos brasileiros, citando como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), de "zumbis". O artigo publicado no último sábado, 16, analisou a manutenção do poder político de figuras públicas envolvidas em casos de corrupção, em alguns casos já até condenadas. 

. "Apesar de sérias alegações de corrupção, a velha guarda continua voltando", escreveu o semanário no subtítulo do artigo.

. A análise relembra a última eleição de Renan à presidência do Senado em 2007, quando foi obrigado a renunciar por ter sido acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de construtora. O texto enfatiza também o fato de a presidente Dilma Rousseff ter aceitado a candidatura de Renan depois de ter sido rígida na punição de ministros enredados em episódios de corrupção.No artigo, Renan é também tido como um "novo exemplo bem estabelecido de fenômeno brasileiro": do político que não é atingido por denúncias. "O Senhor Calheiros é o mais novo exemplo de um bem estabelecido fenômeno brasileiro: o político que consegue sobreviver a qualquer número de pancadas aparentemente fatais", resume o semanário.

. Outros casos são relembrados pela The Economist. Cita o julgamento do mensalão e também outros políticos condenados por corrupção como os deputado Paulo Maluf (PP) e José Genoino (PT), com críticas de que eles ainda assim continuam exercendo seus mandatos no Congresso.

. "Um terço dos legisladores do Brasil ou foram condenados ou estão sendo investigados por crimes que vão de compra de votos a roubo e exploração da escravidão", diz o texto.

7 comentários:

Anônimo disse...

Beleza, e triste realidade do Brazil.

É preciso que estrangeiros nos digam o que está se passando debaixo do nosso nariz.

Nós, brasileiros, não conseguimos mais enxergar nem reagir ao que está acontecendo em Pindorama.

o Brasil foi pro vinagre e nós não percebemos isto. O fundo do poço ainda não foi atingido, mas está perto. Vai ser difícil sairmos desta pasmaceira brazílica.

Sds

Anônimo disse...

A mídia é cretina e hipócrita. Zumbis são os brasileiros. Os políticos são expertos. Até hoje não vi um jornalista culpando o eleitor pelos políticos que temos...

Anônimo disse...

Mais uma vez De Gaulle tinha razão.

Anônimo disse...

Muito simples : como a mídia brasileira é vassala e serviçal da ideologia esquerdista dominante, pra me manter bem informado eu me socorro da Economist, Financial Times, Wall Street Journal e The Independent.

Na mídia brasileira, só notícias-porcaria ... nada de análises ou cobranças.

Anônimo disse...

Bem, finalmente o mundo está conhecendo bem a fundo a porcaria que são os político. Nem todos quando se elegeram eram assim, mas rapidinho se tornaram 'VAMPIROS' do dinheiro público. Vivemos num inferno!

Anônimo disse...

Favor não culpar o eleitor, anonimo das 10:04!!!

Antes, verifique quem inventou este sistema proporcional vigente de eleição, que deu mais representação ao Nortistas e Nordestinos.

No caso o Senado, com maioria absoluta, 58%, Norte e Nordeste fazem o que quiserem no Brasil.

Vivemos ainda tempos das CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.

Getúlio deixou assim e os militares pioraram com a criação do senador "biônico", logo, evidentemente ficou assim na CF/1988.

Somente muda se o eleitor sair as ruas armado contra isto, o que poderia gerar uma guerra civil.

Anônimo disse...

Mas,pelo menos não tem nenhum que paga garoto de programa,michê co dinheiro público. Depois só chora como viúva desconsolada e é perdoada por seus pares.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/