O News of the Wolrd pode ser o melhor jornal da sua cidade

Existe evidente fragilidade ética no exercício desenfreado da atividade jornalística, o que decorre sobretudo dos interesses difusos das próprias empresas de comunicação. O editor tem tratado desta questão em posts continuados desta página, sempre a partir do exame de dados factuais que ocorrem recorrentemente em Porto Alegre. O caso do News of the World tornou mais dramático o exame deste tema, até porque as empresas de comunicação e os próprios jornalistas fogem dele como o diabo foge da cruz. Esta nota sai a propósito da reedição do livro "O jornalista e o assassino", de Janet Malcolm, considerado nos Estados Unidos um dos "100 Melhores Obras de Não Ficção do Século XX". O livro foi reeditado em formato de bolsa. Ao tratar de denúncias feitas através da mídia, como é o caso desta operação realizada nesta sexta-feira em Gramado, a autora escrve que "jornais e revistas que publicam as denúncias, não revelam como as informações foram conseguidas e que acordos foram feitos". No caso gaúcho, uma única organização jornalística, a RBS, recebe privilégios odiosos na veiculação de denúncias e investigações feitas pela Polícia e pelo Ministério Público, mas raramente esclarece a razão do privilégio. Vale a pena ler mais: "É possível deduzir que as denúncias sãor esultados de brigas internas nos cículos do poder, razão pela qual a imprensa recebe, de ão beijada, acusações sobre corrupção". A autora esclarece que muitas vezes a fonte da informação podeser tão corrupta quanto os denunciados. O editor faz coro com a jornalista Janet Malcolm, quando ela sentencia: "Quando a imprensa se limita a repassar as acusações das partes interessadas, sem pocurar quem e por que as faz, não estaria fazendo o jogo delas e bebendo em fontes de água contaminada" ?

CLIQUE AQUI para ler toda a crítica de Matias M. Molina sobre o livro, conforme Valor desta sexta-feira.


CLIQUE na foto acima para ver melhor a jornalsita Janet Malcolm, autora do livro "O Jornalismo e o Assassino"

Um comentário:

Anônimo disse...

É evidente que estes jornalistas estão fazendo o jogo de uma das partes.
Estamos carentes de um jornalismo sério, investigativo como o seu que passa horas lendo os autos de um processo, em busca da verdade dos fatos, antes de publicar no blog.
Mas estes jornais se contentam em bancar os copistas da obra alheia, os escribas a mando de algum senhor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/