Governo faz novas concessões ao funcionalismo público, desta vez aos policiais civis do RS

Antecipando-se à anunciada paralisação de inspetores, investigadores e comissários na quinta-feira da semana que vem, liderados pela Ugeirm, o governo estadual resolveu fazer concessões. O governo não quer marola em plena votação do Pacotarso.

. A Ugeirm, tradicionalmente alinhadíssima com o PT, queria e vai levar aposentadoria especial com 30 e não 35 anos de trabalho, além de aposentadoria (expulsória) aos 65 anos e não aos 70, como agora.

- As contas serão pagas pelos contribuintes, o que explica por que razão o Pacotarso parece cada vez mais necessário, já que ele prevê arrecadação ou redução de despesas, suplementares,  anuais,  de R$ 1 bilhão. 

11 comentários:

rcdasilveira disse...

É com todo o respeito que me dirijo a este jornalista e quero deixar resgistrado o seguinte: quais seriam as tais "concessões" que o governo PT está fazendo aos policiais civis?? Não entendi o post da forma como foi descrito, pois na minha opinião de Inspetor de Polícia, bem como de Bacharel em Direito, o governo do estado, no tocante a aposentadoria especial, DESCUMPRE A LEI 51/85 que prevê aposentadoria do servidor policial com 20 anos de atividade policial e mais 10 anos de contribuição (privada ou pública). Sim, o policial deve ser aposentado de forma diferenciada, pois este trabalho nos causa grande stress, além de ser um trabalho de risco constante. As contas serão, sempre foram pagas pelo contribuinte, e é preciso dizer que culpar os servidores policiais pelas mazelas financeiras do estado, é demostrar um total desconhecimento da política aqui aplicada. Devo lembrá-lo que o sr. governador, quando iniciou seu mandato, extinguiu cargos em comissão e transferiu os recursos destes cargos extintos para outros cc´s. Posteriormente editou lei criando outros cc´s. Daí, pergunto: os policiais são culpados?? Sr. Políbio Braga, se quiser conhecer um pouco da realidade que vivem os policiais civis do Rio GRande do Sul, sugiro que faça um tour pelas Delegacias de Polícia do estado, sobretudo pelas delegacias das cidades menores, onde, sem surpresa alguma, deparar-se-á com 3 (três), 2 (dois) ou no mais das vezes 1 (um) policial civil atendendo toda a cidade. A polícia civil está com uma defasagem enorme de servidores e a média de idade deles é bastante elevada. Os recursos destinados à Polícia Civil são cada vez mais exíguos em matéria de viaturas, coletes, armamento, munição, combustível, e ainda assim o sr. tenta, através de seu blog, criar uma animosidade entre seus leitores e os policiais civis? Cordiais saudações. Rafael da Silveira, Inspetor de Polícia, 2ª DP Caxias do Sul

Anônimo disse...

É necessário auxiliar muito mais a policia judiciária civil no nosso estado. Precisa efetivo, salário condigno a essa instituição que tem carreira de curso superior e é mal tratada por sucessivos governos! Trata-se do reconhecimento de um direito negado há muito tempo.

Anônimo disse...

Eu sou oficial reformado do exército. Dou toda a força, a nobre classe dos policiais civis e militares. Reconheço que os salários deles são baixos e piores ainda as condições de trabalho. A sociedade tem que valorizá-los e este governo não faz mais que a sua obrigação de valorizar a carreira desses homens da lei.

Surfista Prateado disse...

Gosto quando um funcionário público vem se queixar de seus problemas, do salário, etc. achando que quem paga seu salário, o contribuinte, vive tendo aumentos, que não perde o emprego (como ele não perde, tem estabilidade e depois ainda tem aposentadoria integral). UM DEBOCHE. Acha ruim o emprego? PEDE PARA SAIR.

Anônimo disse...

Surfista prateado
Vc é um acéfalo, só isso! Nada sabe sobre segurança pública e vem com essa conversa pobre.

Anônimo disse...

É Sufista Prateado ! Isto tudo graças a escabrosa Constituição "Cidadã" de 1988. Tá quebrando do País.

Hoje somos uma sociedade de castas.

Anônimo disse...

eles achavam que policial ganhava muito quando fizeram concurso?

Anônimo disse...

Se por um lado devemos o pouco de ordem que ainda existe à polícia e às forças armadas, por outro lado são, sim, os privilégios do estamento estatal que causam rombos crônicos nas contas públicas.
Se por um lado, investigadores de polícia, bem como brigadianos do policiamento ostensivo não são devidamente valorizados, por outro há nessas corporações cargos que são abusivamente privilegiados, e são essas distorções que precisam ser eliminadas para que se estabeleçam salários mais equânimes.
Juízes, promotores e delegados seriam impotentes e inúteis sem o trabalho dos policiais na linha de frente, no entanto as diferenças de salários são enormes. Sem falar nos privilégios. Isso é incontestável, como também é incontestável que os contribuintes já não aguentam mais sustentar tudo isso. Estão sendo extorquidos para manter essas disparidades e privilégios, porque é sempre mais fácil espoliar um pouco mais os vassalos do estado, que acabar com abusos e privilégios do poderoso estamento estatal.
Se é verdade que muitos policiais arriscam as vidas diariamente e que vivem sob tensão, também é verdade que os cidadãos comuns, atualmente cerceados do direito fundamental de portar uma arma para legítima defesa, passam cotidianamente por situações pelo menos igualmente estressantes sob o assédio da bandidagem.
Sou funcionário público e acho que não deveria haver privilégio algum para funcionários públicos, porque tanto no setor público quanto no setor privado há pessoas que desempenham funções difíceis, arriscadas e importantes para toda a sociedade.
Não há justificativa moral para pagamento de pensões e aposentadorias integrais para funcionários públicos e aposentadorias limitadas para trabalhadores privados.
Se houvesse espírito público dentro do funcionalismo público, que tem média salarial maior que o setor privado, o funcionalismo aceitaria um teto previdenciário único, e quem quisesse uma aposentadoria maior pagaria um plano complementar privado, como faz todo mundo na iniciativa privada.
O PacoTarso é mais do mesmo: sugar os vassalos para beneficiar o corporativismo estatal. Aumentar impostos para manter privilégios do estamento estatal e empurrar com a barriga a crônica estrutura pré-falimentar das finanças do RS.
Ricardo Saravia

Hamilton Silveira da Silveira - Inspetor de Policia - Rio Pardo - RS disse...

A decisão do Governo do Estado em reconhecer a validade da Lei Complemtentar Federal 51/85, na verdade,evita uma sangria nos cofres publicos, pois vários pedidos de aposentadoria negados, estão na Justiça, que fatalmente reconhecerá o direito dos policiais, A norma é clara “Art.1º - O funcionário policial será aposentado: I - voluntariamente, com proveitos integrais, após 30 (trinta) anos de serviço, desde que conte, pelo menos 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial;II -compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de serviço, aos 65 anos (sessenta e cinco) anos de idade, qualquer que seja a natureza dos serviços prestados.”
Da forma que estava o Estado poderia ser acionado por danos morais e materiais aos integrantes da PC que cumpriram seu tempo e tiveram o direito negado. De outra parte, pergunto: Queremos respeito às leis? Será que quando é em favor dos funcionários públicos elas não tem valor? PORque a iniciativa privada pode se agarrar, a garantias, direitos e vantagens? Por favor, culpe a estrutura do Estado, não seus funcionários.

DAGOBERTO VALTEMAN disse...

Caqro Polibio o Governo não está fazendo concessão alguma, apenas cumpre a lei que aliás quando é a nosso favor nunca é cumprida.

Ao senhor que está postando sob a alcunha de surfista prateado digo que sem essa do contribuinte paga o salário. Sou policial e pago o mesmo imposto que qualquer um, e assim todos os policiais. Portanto eu também ajudo a pagar o meu salário e todos os funcionários públicos contribuem para pagar seus próprios salários. Mas concordo que tem funcionário público que não merece estar na função, principalmente alguns CCs que são tratados ou confundidos com funcionários públicos e na verdade não desempenham direito a fnção. Isso acaba confundindo o contribuinte que culpa o funcionário público pelo mau desempenho do serviço público.

Anônimo disse...

Surfista prateado casta temos nós da prefeitura, medicos, engenheiros, fiscais, eo restos a palavra é esta mesmo RESTO estes ultumis prefeitos conseguiram separar os municiparios entre marajás e operarios, também vou lancar uma idéia todo o CC independente de orgão deve ter uniforme prá não ser confundido com funcionario, na hora da cag... o servidor paga pelos amigos do rei. edus

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/