Para STF, o que o presidente decidir está decidido

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal ergueu no texto da Constituição uma cidadela na qual o presidente da República pode "reinar" absoluto sem que seus atos sejam controlados pelo Judiciário. Na sessão de quarta-feira, seis ministros conduziram a tese vencedora de que em matéria de extradição o que o presidente decidir está decidido.

. O julgamento colocou a questão: poderia o presidente, no seu exercício exclusivo de manter relações com Estados estrangeiros, deixar de extraditar alguém após a autorização do Supremo? Ou o presidente seria obrigado a cumprir o que alguns ministros consideravam uma determinação do STF?

. Segundo matéria do jornal O Estado de S.Paulo, o caso Battisti não se tratava, portanto, apenas da extradição de um ex-ativista de esquerda. Estava em jogo um espaço de poder. E ao fim do julgamento, o Supremo declarou expressamente que o presidente da República é soberano para definir os rumos das relações diplomáticas. Não caberia ao tribunal sequer avaliar o acerto ou desacerto do ex-presidente Lula. Caso contrário, disseram seis dos nove ministros, o STF estaria substituindo o presidente da República.

6 comentários:

Mordaz disse...

Sendo que o Presidente não é mais o presidente, deveria então ser remetido ao atual Presidente a decisão atual. Cabe ao Presidente em exercício analisar a conveniência na sua gestão e as repercussões que irá enfrentar. Certamente um país mais para republiqueta do que um país sério!

Luiz Vargas disse...

Temos um império travestido de república. Este é o fato face a um STF e um PJ indolentes e lenientes.

Anônimo disse...

Tanto procuraram que acabaram achando uma justificativa para fazer o que Lulla lhes ordenou.

Na minha opinião, nosso país está virando um lixo, e esses ministros, nada mais fizaram do que dar sua modesta contribuição para aumentar a podridão.

Clóvis disse...

Tradicionalmente, os HOMENS não deveriam ficar de quatro. Entretanto, quem nos garante que estes 'indicados' o são? Outra coisa que HOMEM não faz é arriar as calças sempre que solicitado. Que nos ganrante que os 'incicados' o são?

Anônimo disse...

jus esperniandi, a ultima palavra é do presidente da república, doe-la a quem doe-la

Anônimo disse...

Ele deixou para praticar o ato em seu último dia de governo.
Pela decisão do STF o ato praticado só poderia ser examinado pelo Congresso sob a ótica do crime de responsabilidade.
Como ele já não está mais no governo que pena poderia lhe ser aplicada caso o Congresso considere que ele praticou crime de responsabilidade ao não cumprir o que dispõe um tratado do qual o Brasil é parte?
Se condenado viraria ficha suja.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/