Governo estadual faz manha para entregar Cais Mauá para a prefeitura de Porto Alegre

Sem coragem para explicitar claramente o veto que parece ter desenhado para o projeto Cais Mauá, o governo estadual encheu-se de manha para cozinhar em fogo brando a entrega da área portuária para a prefeitura de Porto Alegre.

. É só o que falta para demarrar as obras, estimadas em R$ 500 milhões.

. O governo do PT demonstra falta de vontade política.

. Se a prefeitura não se emitir imediatamente da posse, as obras só começarão no ano que vem – depois das eleições.

- O Piratini acena com restrições existentes na Antaq, mas este tipo de veto pode ser discutido depois da posse – em juízo.

14 comentários:

Anônimo disse...

for GOD SAKE PT... façam pelo menos alguma coisa digna em toda história do partido e entreguem isso para a prefeitura.. ninguém mais aguenta essa novela de 200 anos.

Anônimo disse...

Políbio, a Prefeitura pode até culpar o Estado pelo fato dele estar só enrolando para que o novo cais não saia, pois os petistas não querem dar sequência à uma obra de Yeda, mas e o belvedere do morro santa tereza?

O belvedere do morro santa tereza é o principal ponto turístico depois do cais/gasômetro, sendo que á uma área em que a prefeitura municipal tem total poder, pois o Estado e a União nada podem apitar por ali. Então me pergunto, como é que até hoje NÃO SE ANUNCIOU SEQUER NENHUM TIPO DE PROJETO PARA A COPA DE 2014 PARA O SEGUNDO PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO DA CIDADE?

Não há qualquer menção ao belvedere em nenhuma lista de projetos para a copa, nem mesmo uma revitalização meia-boca, muito menos algo impactante.

Temos um verdadeiro diamante na cidade esparando algum político de visão para lapidá-lo. A maioria das cidades dariam tudo para ter algum tipo d emirante, muitas cidades até mesmo constroem torres para esse fim, enquanto a Prefeitura de POA ignora um verdadeiro patrimônio natural da cidade. Tu poderias fazer esse questionamento no blog e ao Prefeito Fortunati.

Lembro dos tempos de outrora, quando era possível namorar no carro lá no mirante, ficar com a namorada contemplando a cidade inteira toda iluminada aos nossos pés, tempos que não voltam mais.

Imaginava que aquela área, juntamente com o gasômetro, seria a primeira a ter alguma intervenção grandiosa divulgada para a copa. Ledo engano, só está faltando a prefeitura colocar uma placa na subida da Silveiro dizendo: "A Prefeitura se isenta de qualquer danos que pessoas possam sofrer ao ultrapassar essa área. Área de INsegurança pública não recomendada para turistas e população em geral".

Pelo visto, já que a prefeitura não pretende fazer NADA lá, deve pretender apagar o mirante dos mapas turísticos de POA para a COPA.

Enquanto isso milhares de turistas subirão o morro do corcovado de trenzinho e os morros da urca e do pão-de-açúcar para admirar a vista da cidade e da baía de guanabara, quando poderíamos ter algo semelhante para eles contemplarem a cidade, o guaíba e as suas ilhas e canais. Poderiam até memso colocar lá uma torre panorâmica ou uma roda gigante literalmente gigante, como a London Eye de Londres e a Roda de Cingapura (maior ainda que a de Londres).

SE POA não tem dinheiro, passa a bola da execução e da administração para a iniciativa privada. Prefiro a iniciativa privada administrando a área do que os traficantes da favela do buraco quente. Muita gente que foi contra a venda da Fase era morador irregular da área. Aquela área não precisa ser loteada com prédios residenciais chiques, pode ser algo grandioso e totalmente turístico. SEria um casamento perfeito unirmos o mirante com a orla, poderia haver bondinhos à la Camboriu e RJ saindo do beira-rio até o mirante.

JULIÃO disse...

Para os petista pouco importa o bem comum e os interesses da comunidade. Só o que interessa para eles é como levar vantagem, como sua turma, seu grupo e sua gangue será favorecida eleitoralmente (para chegar ou se manter no poder) e financeiramente (ganhos, privilégios e benefícios sempre públicos).

Anônimo disse...

mais um estado de truculência,,,,,,,,,,é coisa de idiotas no Piratini,,,,,e o Povo acreditouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

Anônimo disse...

Enquanto a grande midia ficar calada, em especial a RBS, isto só se resolverá depois dos PTRALHAS sairem dos governos.

Anônimo disse...

Políbio,

Depois que conseguiram transformar Poa na capital mundial do atraso agora querem atrapalhar quem quer trabalhar.....

Anônimo disse...

Alguem ja viu projeto não petista, prosperar em governo do PT?

Anônimo disse...

Julião das 16,55, dissestes tudo, nada tenho a acrescentar qto a essa quadrilha(olha, foi o que disse o ex-proc geral da rep).

Anônimo disse...

Eu vi um "passaro com o projeto do Cais Maua" voando para bem longe de P.Alegre! Ora gente com o Tarso no poder ja era! Alguem imagina o governo petralha admitir o projeto do cais maua com interferencia da iniciativa privada, totalmente contra sua linha comuna?!

Jorge Piqué disse...

Desde o ano passado o colunista vem usando o termo "entrega da área portuária para a prefeitura de Porto Alegre". Realmente não sei o que significa isso. No momento a área do Cais Mauá pertence a União. Segundo consta o que deve ser feito é que a União promova a desafetação da área.

Se fizer isso a área passa ao Estado. Não se pode exigir que o Estado passe o controle para a Prefeitura de algo que não está sob a sua jurisdição. Seria tão absurdo com reclamar que o Estado ainda não passou o controle da UFRGS para a Prefeitura...

O contrato de arrendamento foi assinado entre Estado e Consórcio, não existe entrega para a Prefeitura. Ao final do contrato o Estado retoma a área.

Pelo que sei a prefeitura tem um papel que é importante no processo, ou seja fiscalizar toda a construção, verificar se as normas sanitárias, de patrimônio histórico, etc., estão sendo cumpridas durante a realização do projeto. Mas isso é exatamente o que ela faz com qualquer construção particular na cidade.

Se se pode fazer uma reclamação sobre a demora, ela deve ser feita em termos corretos. O que é necessário agora, urgentemente, é que a União passe o controle da área para o Estado, através da desafetação. Isso está demorando? Então vamos reclamar da União, e também do Estado, caso ele não esteja se empenhando como devia.

ps: todo apoio ao Morro de Santa Tereza, que realmente está sob o controle da prefeitura.

Jorge Piqué disse...

Sobre o Morro de Santa Tereza, arrendar a área para a iniciativa privada (como se fez como o Chalé da Praça XV) não seria privatizar, pois já está privatizado, o controle é de um grupo de bandidos no momento. Seria transferir o controle para que a população da cidade tivesse finalmente acesso seguro ao local e locais como cafés ou restaurantes para passar alguns momentos agradáveis admirando o por do sol.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 16:20, vou te dar uma triste noticia (informação veridica) não vai acontecer nada no morro, ninguem será reasentado e quanto ao porto acredito que só após a eleição para prefeito, eles não fazem mas não deixam fazer.

Anônimo disse...

O que me irrita no cais da maua que que o governo não deixa fazer nada e não tem condições de manter limpo(capinado, varrido,etc). não é só estes governos que estão no poder hoje, qualquer governo neste pais não tem competencia prá adiministrar uma carrocinha de cachorro quente, quebra em um mes, o que dão aula é como criar impostos e gastar mal. edus

Anônimo disse...

Políbio, cadê o meu último comentário?

Sempre fui fã do blog e rebati às critícas que ouvia de que tu serias um mero alfinetador a agitador, que querias mais ver o circo pegando fogo do que ajudar a resolver os problemas da sociedade gaúcha.

Escrevi um comentário mostrando que em inúmeros outros lugares as coisas tem andado para frente, menos em POA e no RS e tu não divulgates.

É proibido falar do fortunati? Só se pode falar do tarso e da dilma?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/