O RS não tem do que se queixar do Mercosul. É que o Mercosul falhou.

Quando surgiu o Mercosul, há 20 anos, o editor imediatamente, entusiasmado,  pegou o avião e foi a Montevidéu, Buenos Aires e Assunção, porque queria entrevistar ministros, diplomatas e empresários, para perceber se tinham razão os gaúchos quando manifestavam temor diante da emergência de um Mercado Comum do Cone Sul.

. Agora, passados 210 anos do Tratado de Assunção, de 26 de março de 1991, o Rio Grande do Sul respira aliviado, porque sabe que os temores iniciais não tinham razão de ser.

. Isto porque o Mercosul falhou nos seus objetivos.

. Caso tivesse sucesso, o Rio Grande do Sul teria do que se lamentar, porque as economias das duas regiões não são complementares (São Paulo e o Mercosul, sim, possuem economias complementares) mas competem diretamente em todas as pautas de produtos.

CLIQUE AQUI para ler a análise que também faz o ex-coordenador da Seção Nacional do MERCOSUL e presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiergs, Rubens Barbosa. O artigo é do Estadão desta terça-feira, página A2.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Parceria era horrivel.
Ainda bem que se finou!

Anônimo disse...

Ademais, a Argentina transformou o Mercosul em MERDOSUL, expressão muito utilizada pelo finado ACM.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/