Tarso Genro recebe os criminosos do MST, mas ignora os Guerra, cuja fazenda foi invadida pela 13ª vez

É de revolta o sentimento dos proprietários rurais gaúchos diante do ostensivo apoio do governador Tarso Genro ao MST, cujos dirigentes acabam de mandar invadir pela 13ª vez a Fazenda Coqueiros. O governador recebeu o MST no Palácio, mas não recebeu a família Guerra, cuja propriedade foi esbulhada mais uma vez e é altamente produtiva. O caso fez o Sindicato Rural de São Gabriel atacar o governo. "Tarso faz uma pantomima com os criminosos, em vez de cumprir a lei", denunciou o presidente do sindicato, Tarso Teixeira.

. A invasão nem visa a ocupação, mas simplesmente usar o novo esbulho como massa de manobra para chantagear o governo a acelerar o processo de assentamento no RS, que é responsabilidade federal e não estadual. Apesar disto, Tarso Genro prometeu assentar mil famílias, mesmo sabendo que o governo estadual não tem dinheiro para assentar sequer 10% do total prometido.

- O RS colhe neste momento a maior safra da sua história e deve tudo isto a produtores como os Guerra - exclusivamente a eles. Os assentamentos existentes até hoje não respondem sequer por 1% desse total. Tarso Genro parece alheio a isto. O discurso do governo é tão atrasado quanto a sua ação: Tarso Genro esquartejou a secretaria da Agricultura, retirando-lhe todos os poderes de intervir em favor da melhoria das condições de produção no RS.

LEIA a nota, na íntegra.
Tarso Teixeira: “Governador receber o MST é um ultraje”
“Mais uma vez, o Estado de Direito é afrontado por um grupo de baderneiros do campo. Mas desta vez, o Governo do Estado faz uma pantomima de diálogo com os criminosos ao invés de fazer cumprir a lei”. Com estas palavras, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, criticou o governador Tarso Genro por ter recebido os militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) após o grupo ter invadido a Fazenda Guerra, no município de Coqueiros do Sul, próximo de Carazinho.

Segundo Tarso Teixeira, o gesto do governador causa preocupação aos produtores rurais. “Quando o Estado, ao invés de fazer cumprir a lei e preparar as forças de segurança para desocupar invasores, recebe em pleno Palácio Piratini os mentores da invasão, está passando para a sociedade um atestado de desrespeito à Constituição, ameaçando gravemente a segurança jurídica dos produtores rurais”, asseverou. Teixeira, que nesta quarta-feira viaja para a Farsul em Porto Alegre e se reúne com executivos da Celulose Riograndense em Barra do Ribeiro, lamenta a postura do governo. “É extremamente inadequado um governador manter audiências com grupos que agem à margem da lei. Se a moda pega, amanhã ou depois o governador estará recebendo presidiários que fizerem motim em presídios”, ressaltou. “É um ultraje. Convida a Farsul pra integrar o Conselhão, e depois faz isso”.

A Fazenda Guerra, considerada um modelo da agricultura empresarial no Estado, foi invadida nesta terça-feira por 550 militantes do MST. É a 12ª vez que esta propriedade rural é invadida ao longo dos últimos anos. A ação fez parte do “Abril Vermelho”, mobilização anual do MST convocada para marcar o histórico conflito policial de Eldorado dos Carajás, em 1997.

15 comentários:

Anônimo disse...

Polibio,no Brasil o convivio entre Politicos e Empresários normalmente é marcado pela promiscuidade financeira, eles até se odeiam mas no fritar dos ovos todos tiram proveito um do outro, pelo simples motivo que o governo de plantão tem data de validade e o empresariado continua.
O povo não tem cultura e mesmo quando escolhe um candidato entre os menos ruins este eleito é um desastre,assista um dia a TV Senado ou Camara ou Assembléia você começa a estocar comida ou compra passagem só de ida para viver longe do Brasil.
Ontem 12/4 numa novela da Globo o pai fala pro filho recem nascido, filho você infelizmente nasceu no Brasil, se tiver proscima encarnação quero que você possa nascer em outro País.

Unknown disse...

Caro Políbio Braga !
Onde está a surpresa sobre o que o Senhor Tarso Genro está fazendo com o MST? A minha grande surpresa é saber que grande parte dos fazendeiros e homens do campo votaram no Sr. Tarso nestas últimas eleições. Pode me explicar este fenômeno ?
Um abraço.
Paulo Simm

Anônimo disse...

Por essas e outras, nosso país não tem legislaçao que trate de terrorismo. Se tivesse, boa parte dos "cumpanheiros" seriam facilmente enquadrados.

Lembro que logo após uma desses atos de terrorismo, Há alguns anos, foi divulgado na imprensa que o Estado do RS, fornecia frota veículos para essa turma. Seria oportuno que o Editor verificasse e divulgasse de que forma estamos financiando suporte para esses ataques?

Anônimo disse...

nada mais natural essa gentalha do campo era toda da ieda e estão doidos pela fiasqueira nas urnas..eheh o choro é livre

Delmar Philippsen disse...

Muitos fazendeiros votaram no Tarso porque acreditavam que ele NÃO é um político falso, dissimulado, traiçoeiro. Acreditou quem quis.
O que se pode esperar de quem escreveu um livro em homenagem a Lênin (Lênin - Coração e Mente)?? . Ele viu "coração" no seu ídolo.
Será que não perceberam o caráter do político analisando o que ele fez com a governadora Yeda??

Anônimo disse...

Ora Bolas, esta invasão está plenamente justificada é de nº 13,
o numero do PARTIDO DOS "TRABALHADORES"
Esta invasão é somente uma homenagem ao Partido.

Anônimo disse...

Os trouxas que votaram de novo no PT merecem o que está acontecendo e o que vai acontecer.

Arturo disse...

engraçado, né? quando os "produtores" grilam terras, expulsam arrendatários, compram júris, sonegam impostos ou não pagam suas dívidas, o estado de direito não é ameaçado... esta dupla lógica é maravilhosa!

Anônimo disse...

Desculpe-me mas isto é motivo para impeatchment. Um governador cuja tradição é a de proteger bandidos não é compatível com a tradição do Rio Grande. Quem apóia bandido, bandido é. Estão salvos somente os advogados dos bandidos e isto quando não são cúmplices.

Anônimo disse...

Na minha opinião autoridades que agem a margem da lei, sem o minimo temor sabendo que cedo ou tarde haverá reviravolta, só tem uma explicação devem ter um caminhão de dinheiro depositado no exterior, se preciso vão embora e continua suas vidas normal.

Paulo A Gazzana disse...

Os gaúchos podem mudar isso com seu voto. É simples assim. Em 2014 teremos nova chance. Até lá, vamos rezar para que os capitalistas e neoliberais que trabalham, geram riqueza, empregos, tributos e fazem o mundo ser melhor, continuem persistindo em sua teimosia de investir, assumir riscos, apesar desses miseráveis inúteis que atrapalham o progresso do RS e do Brasil. Se os assentamentos do MST produzissem 50% dos índices exigidos dos demais produtores rurais, a fome do Brasil teria acabado há muito tempo. Enfim, a maioria dos gaúchos escolheu isso e todos vão pagar a conta. O "vale a pena ver de novo" já começou.

zé do bobe disse...

-O MST tem que parar com este negócio de invadir e sair. Tem que ocupar e resistir, forçando assim o engomadinho Tarso Genro a mostrar todo o seu fel aos que não lhe obedecem.

Aquiles disse...

De um governador que diz que a maconha "... é saborosa" em pleno salão de atos da UFRGS, poder-se-ia esperar respeito as Leis e ao Estado de Direito?

Anônimo disse...

Tudo que se podia esperar de Tarso´
é pior do que o já imaginado. O
stalinista continua no seu
delirio , como se estivesse em 1917implantando o comunismo no RS.É vergonhoso assistir o espetáculo
deprimente e grotesco dos desmandos do petista instalado
no Piratni.Pobre RS.

Anônimo disse...

O crime está no DNA da Esquerda!



Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/