Saiba por que o governo do PT não pagará o piso salarial nacional para o magistério

Mesmo que fosse um mago das finanças ou o rei dos mágicos, ainda assim o governador Tarso Genro, do PT, não teria como cumprir a sua promessa irrealizável de pagar o piso nacional do magistério público estadual no RS.

. Como se sabe, na semana passada o Supremo Tribunal Federal mandou pagar R$ 1.087,14 como vencimento básico da categoria (40 horas semanais).

. O governador do PT anunciou que ao longo dos seus quatro anos de governo fará o pagamento.

. Não fará.

. Não existe equação matemática que resolva isto.

. Qualquer promessa que viole as leis de Malba Tahan, não passarão de conversa fiada.

. Não será a primeira promessa de campanha descumprida pelo PT, embora ele tenha aprovado o piso. Aliás, o próprio Tarso Genro retirou a ADIN ajuizada por Yeda Crusius contra a intervenção federal no Estado, já que a lei federal 11.738/2008 é flagrantemente inconstitucional.

. O editor reuniu-se nesta quarta-feira de manhã, longamente, durante duas horas, com o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, autor de inúmeros livros sobre gestão pública e principal colaborador da ex-secretária da Educação, Mariza Abreu, na confecção do livro recém lançado, “Boa Escola para Todos”. O que ele constatou:
- Isto não tem como pagar. Caso decidisse fazer isto hoje, Tarso Genro elevaria o valor da Folha do Magistério em 62%, fazendo a despesa total com educação crescer dos atuais 27% da receita líquida de impostos e mais transferências, o indicador legal, para algo como 37%.

. Seriam R$ 2 bilhões a mais por ano, apenas para cobrir o novo piso nacional.

. Quebraria o Estado.

- Mesmo que venha a escalonar o pagamento, o governo do PT “enterraria” as finanças públicas estaduais para a eternidade, porque o piso nacional é agora direito líquido e certo (é lei) e alguém terá que pagar o que não for pago.

16 comentários:

Anônimo disse...

Colaborador de marisa abreu? Ora...

Aquiles disse...

Tai o plano secreto do PT guasca botocudo, como eu já disse em recente postagem anterior aqui no blog.

QUEBRAR O ESTADO DO RS !!!

É isto e somente isto que o PT e a esquerdalha endemoniada irá conseguir com seu populismo vulgar de 5ª categoria.

E os botocudos gaúchos comedores de feno merecem, pois como diz o hino "... povo que não tem virtude acaba por ser escravo".

Anônimo disse...

Vai começar a mesma lenga lenga que ocorreu com a Lei Britto. O Governo atual não paga. Os professores vão a Justiça. A Justiça manda pagar. Algum governador no futuro terá de pagar e daí vai querer reduzir os gastos com os precatórios pois as finanças não comportam. Etc.etc.etc.
A lei manda pagar. A lei foi julgada constitucional pelo Supremo. Um governo honesto paga. Já se não for honesto como não foi o de Olívio que ao invés de pagar as parcelas suspensas da Lei Britto preferiu dar um outro aumento e esquecer o da Lei Brito, só para pousar de bonzinho; o mesmo com o Governo Rigotto que também preferiu dar outro aumento e não pagar as parcelas da lei Brito. Deu no que deu.
Paga e não bufa. Suspende todas outras despesas pois do contrário ainda teremos que pagar juros e correção.

Anônimo disse...

Decisão judicial se cumpre.

Anônimo disse...

Então o mago das finanças não passa de um mentiroso que assinou embaixo!

Mordaz disse...

E vem aí o Piso nacional dos policiais civis e militares! Haja lombo para pagar tantos impostos.

Anônimo disse...

O editor vem fazer critica a Tarso, a ex governadora não pagou e nem foi lembrada e nunca foi criticada pelo editor.
como esta sendo dificil para editor parece que as coisas estão dando certo agora no estado esta tomando um rumo, deve ser dificil mesmo para quem é contra o governo começando ver começar a dar certo, porque a ex governo foi uma vergonha, um governo de mentira era o governo do faz de conta, conto de fada.

Anônimo disse...

E o CPERS vai ficar quieto, como sempre qdo o governo é dos petralhas. Lembram da Lucia Camini no governo Olívio O Desastroso...?? somente dois anos depois do Olívio assumir é que ella fez uma greve de mentirinha.

Anônimo disse...

Não diz asneira polibio,poi o Tarso prometeu o piso para 4 anos,então não cria mentiras. As vezes temos que colocar a viola na sacola e esperar ate por que ele não quiz aumentar os impostos em menos de 1 mes.

Anônimo disse...

Os professores gauchos(que de educadores não tem nada, pois são coniventes com a petralhada)estão tendo o que merecem. Se tivessem vergonha já tinham todos pedido desfiliação desse aparelho petista em que se transformou o Cpers.

Anônimo disse...

Assessor de Tarso Genro é preso em Brasília, mas governador gaúcho se acovarda e prefere o silêncio...... Calou por quê? – De um tempo para cá, o Partido dos Trabalhadores, de forma desavergonhada, incluiu em seu cardápio o silêncio obsequioso, sempre acionado por conta da incompetência histórica de alguns companheiros e dos escândalos patrocinados por outros tantos. Em sua passagem pelo Ministério da Justiça, Tarso Genro indicou Narbal para comandar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, do qual o governador se diz orgulhoso e que muitos petistas gazetearam pelo Brasil afora. Muito estranhamente, Tarso Genro, assim como inúmeros petistas barulhentos, adotou um silêncio quase sepulcral e se recusa a falar sobre o assunto.Traduzindo para o nosso bom e velho idioma de nossa querida pátria amada, na condição de pedra o PT é implacável, mas como vidraça é de uma covardia vergonhosa e nauseante. Com a palavra, o silencioso Tarso Genro, cuja covardia é conhecida há décadas.

Anônimo disse...

O Cpers vai fazer uma passeata apoiando o tarso, afinal, o sindicato sempre foi muito compreensivo com os petralhas. Aliás, devem ficar bem quietinhos até o final do desgoverno petista, não acham? É o verdadeiro Cinicato Pelegal.

Anônimo disse...

O editor - como sempre- é leviano no comentário. "ptnao pagara"... Ora, editor qualquer imbecil sabe que nenhum partido e governo pagaria esta conta... Deixa de ser cara de pau e oarcial...

Anônimo disse...

O problema não é o Piso, mas o Plano de carreira dos professores gaúchos, o "imexível" segundo o CPERS, com apoio do governo do estado atual.

eunice oliveira disse...

É, tem uns anônimos por ai que não se enxerga. imbecil... raciocina um pouco, se nem um governo pagou a conta,porque esse desgoverno prometeu????? é burrice, ou mal intencionado!!!!! deixa de ser cara dura,NÉ??? MANÉ!!!!!

Max Borges disse...

Prezado Políbio:

Esse argumento de que não terão dinheiro para pagar é pura balela do Governo.

A mesma lei que instituiu o piso prevê em seu artigo 4º:

A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3o desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.

Ou seja se o Estado provar que não tem verba para pagar o piso, cabe à União a complementação!

Por isso já estamos ajuizando ações visando a iplementação imediata do piso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/