Saiba como conter a queda do dólar no Brasil

As três únicas soluções para frear a queda do dólar, segundo o economista Ricardo Bergamini, conforme artigo desta quarta-feira, cuja cópia vai em link a seguir:
1) Disciplina fiscal para reduzir e alongar a dívida pública.
2) Rígida restrição ao ingresso de dólares para especulação financeira, atingindo até os investimentos apresentados falsamente como “produtivos”.
3) Adoção de câmbio administrado.

. Lembra Ricardo Bergamini em seu artigo:
- O Brasil viveu o mesmo problema na época do milagre brasileiro dos governos militares. Passado o falso milagre gerado pelo excesso de dólares falsos para financiar a guerra do Vietnam, o Brasil ficou 20 anos patinando na maionese. O mesmo que vai acontecer com o falso milagre dos últimos 5 anos no Brasil, gerando um falso crescimento pela ilusão monetária do dólar falso (excesso de liquidez

10 comentários:

Anônimo disse...

Olha não precisa nem inventar, so copiar o modelo Chileno no tratamento para ingresso de Capital.

Anônimo disse...

ok. este comentário parece os posts do tal de almirante link que sempre nao consegue escrever nada que nao contenha a expressao (pleonasmo) e alguma combinação da palavra pseudo ou pata. Deste jeito o almirante vai acabar no congresso com o tiririca.

Será que o tal do Ricardo Bergamini poderia explicar em profundidade ou clareza ao inves de dizer que tudo e todos são falsos?? ou ele só escreve coisas falsas :)

Anônimo disse...

E o velho problema de sempre. O Brasil navega de acordo com a maré. Se vier um tsunami estará perdido.
Falta fazer o dever de casa e isto os petistas não saber fazer. Até parecia que tinham apreendido mas se apreenderam agora não querem fazer, mas sim o que querem é fazer populismo e nisto eles são bons.
O certo é que as políticas fiscal e monetária devem trabalhar em comum acordo. Do jeito que está a carga maior fica sempre com a política monetária, pois os últimos governos(Lula e Dillma) não querem saber de boa gestão dos recursos públicos, além de serem extremamente estatizantes.

Norton Dornelles de Castro disse...

Discordo em gênero número e grau Polibio .A inflação brasileira é fruto do populismo de Lulla , o cambio foi usado como abafador da inflação , que esta embutida nos preços atuais .Subindo juros a níveis dez vezes maiores que no resto do mundo o governo penalizou a industria e agricultura ,pela desvalorização do dollar,beneficiando banqueiros e consumidores .Junto com isto promoveu uma gastança em favor dos companheiros, foi o melhor dos mundos agora TODOS pagaremos a conta ,nao há como escapar do estelionato lullista

Anônimo disse...

A Dilma a Muda-I, tinha que ser a presidenta(e) mesmo. Imaginem se fosse o Serra e pegar esse rabo de foguete que o Mollusco51 largou, dívida interna de 2 trilhões de reais, inflação voltando, estão perdidos e a Mudinha fica com ar de paisagem, dando a idéia de que ella não tem nada que ver com a coisa.

Anônimo disse...

Não querem mais dólares, no entanto ele chega aqui em todo tipo de investimentos ou não; Querem reais, no entanto mandam embora, sem nada de investimentos lá fora, somente consumo.

Eita politica economica faxuta!

Agora que é bom não tem mais divida externa, dizem eles. Internalização, dividas em reais e juros astronomicos.

Eita politica faxuta!

Anônimo disse...

Gostaria que o Governo Brasileiro, tratasse o Investidor Brasileiro e o Estrangeiro da mesma forma tributaria. O que nos pagamos aqui sobre os ganhos de Capital "Eles" deveriam pagar igual.
Por que não isso não acontece Ministro Mantega e Presidente Dilma?? Dai tem que conter a gastança né ???...conter o Populismo...aumentar a poupança interna....dai Ruim né ??

Anônimo disse...

Cego é aquele que não quer ver, o U$ vem caindo porque o mundo vem se desfazendo da moeda verde, diversificação de reservas, paises do BRICS são alternativas, não adianta tentar segurar a onda, não vai funcionar nenhum método ortodoxo. O melhor é ter coragem, diminuir impostos, pegar a grana, investir e gerar emprego. Até quando agir como avestruz?????

Surfista Prateado disse...

Só a primeira medida está correta. Mas só as duas erradas é que poderão ser postas em prática. O arcabouço jurídico que prende o Brasil (leis trabalhistas, funcionários públicos aos borbotões que não podem ser demitidos nem ter salários reduzidos) impede a primeira medida. Ou seja, o Brasil não tem futuro. Engana-se quem acha que estamos bem. Muito pelo contrário.

Anônimo disse...

Políbio,

Vou pela mesma linha(ou onda) do Surfista Prateado.

Acontece que o Lulla acumulou um dívida interna brutal em REAIS que tem que ser rolada no overnight.

Não satisfeito, ainda se entupiu de DOLARES que não servem para NADA. Nem para garantir uma eventual fuga em massa.

Nossa possível salvação será os USA subir os juros até o primeiro trimestre de 2012, pois a inflação dos combustíveis e alimentos esta estourando por lá.

O país esta com o coração prestes a ter um infarto moderado. Não vai matar, mas nada de grandes extravagancias por muito tempo.

Os adolescentes é que vão começar a pagar esta conta dos anos do PT no governo.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/