Empresas de ônibus poderão obter subsídios provisórios para enfrentar a crise financeira

A nova administração de Porto Alegre ainda não tem uma definição sobre o caso dos preços das passagens de ônibus, que estão defasados. No ano passado, os valores não foram reajustados e ainda diminuíram. "Foi menos R$ 0,15 por passagem", disse o prefeito Sebastião Melo, ontem, em reunião do secretariado.

O governo trata a questão com urgência, porque o sistema pode entrar em colapso. O vice-prefeito Ricardo Gomes disse que um dos grandes desafios do setor é lidar com os custos e receitas: "Precisamos redimensionar o sistema como um todo". Isto é correto, mas o caso atual é de urgência e exige solução imediata, porque existe descompasso tremendo entre custos cada vez mais altos e receitas cada vez menores.

As soluções imediatas seriam 1) aumentar os preços das passagens. 2) injetar dinheiro público no sistema para manter os preços congelados.

A solução por subsídio parece ser a opção dominante. Uma das alternativas de buscar dinheiro para isto é taxar os serviços dos aplicativos tipo Uber. 

Eis o que disse o prefeito, ontem, na reunião do secretariado:

 - Não vamos colocar dinheiro público sem aval do Tribunal de Contas e Ministério Público", diz o prefeito, ressaltando que nos próximos dias o governo municipal irá se debruçar sobre a repactuação do contrato de concessão dos ônibus.



10 comentários:

Anônimo disse...

Nada como o uso do dinheiro do povo para resolver uma crise gerada pelo poder público.

Anônimo disse...

Nada de taxar os serviços do UBER e outros, não podemos mais financiar governos que aplicam taxas para tudo. Vendam a Carris!!

Anônimo disse...

Transporte gratuito nao paga custos, cobrador ficou obsoleto em epoca de cartoes eletronicos e app em celulares. Em 10 anos nem onibus nao precisarao mais motoristas.

Precisa desenhar? Acordem!

Anônimo disse...

Faliram o sistema e agora querem ressuscitá-lo com dinheiro público ou taxando um sistema que funciona por seus próprios méritos. Falta combinar com o povo, seu principal usuário, que evita como pode andar de ônibus.

Anônimo disse...

Tiram dinheiro dos eficientes para dar aos ineficientes. Melo não cai nesta

lucia maria disse...

O Sebastião aí no discurso de campanha jamais penalizaria o contribuinte com mais impostos e taxas.
Taxar quem presta exelente serviço para tapar buracos de empresas falidas e que exploraram os usuários além de tratar-los como gado nas suas carroças sujas?
Começou cedo a meter a mão no bolso dos idiotas que os elegeram esse Sebastião.

Anônimo disse...

Que piada... Ainda querem privatizar a Carris!!???

anônimo disse...

SUBSIDIOS????? Traduzindo: Tirar dinheiro do povo que trabalha pra dar pra este cabidão que é o transporte público! Nuncs receben o suficiente, sempre querem mais, nais e mais!
Extingue esta excrescência e libera o uber ora todo mundo. O povo vai ser melhor atendido, com dignidade e srm ônibus vai diminuir muito o barulho e fedor se combustível queimado!

Anônimo disse...

Bastião começou mal !

Anônimo disse...

E tem mais: Quem quer limpar, com as suas roupas limpas e recém vestidas, a sujeira da sola dos sapatos dos cobradores que fica na catraca que eles usam para apoiar seus pés? Não adianta reclamar para empresas e ATP pois "acreditam" que os cobradores não fazem isto pois são bem treinados para respeitar os passageiros...

A realidade é que só os cobradores que tem mais de 1,80m não o fazem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/