Artigo, Pedro Lagomarcino - O impedimento no ato era a medida e se não o foi é a cassação

Nota do editor deste blog - Ao lado, o vereador Matheus Gomes, do Psol, do alto da sua ignorância. 

- O autor, dr. Pedro Lagomarcino, é Advogado no RS.

Tomei conhecimento que 2 (dois) Vereadores eleitos em Porto Alegre, no dia da solenidade da posse, negaram-se a cantar o Hino Rio-Grandense, bem como decidiram, em repúdio, permanecerem sentados, por considerarem que haveria racismo na letra do Hino, especificamente, na seguinte parte: 

"Povo que não tem virtude,
Acaba por ser escravo". 

(...)

Só um apedeuta, ou um capadócio, ou um biltre, poderia macular a tradição Gaúcha, acusando, levianamente, que o excerto do Hino Rio-Grandense, acima transcrito, conteria uma expressão racista.

Não há nenhum traço de racismo no encantador e exemplar Hino Rio-Grandense.

(...)

A cassação é a única medida que se impõe, diante de um fato irreparável...

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo.

32 comentários:

Anônimo disse...

sinceramente não sei como esses lixos do písol se elegem....ou o povo é muito burro ou os caras mexem na contagem das urnas...só pode....nunca ouvi falar desse cidadão mais gordo....

Anônimo disse...

"A cassação é a única medida que se impõe, diante de um fato irreparável," - Mas é preciso abrir um processo na comissão de ética, com direito a ampla defesa.

Anônimo disse...

Palhaçada pouco é bobagem.Agora vai ser assim.Estes vagabundos não vão fazer nada nada pela cidade nos quatro anos e ficam de bancando os bebezão emburrados por causa de uma letra de hino.Porto Alegre parou no tempo.Em tudo.O mais preocupante é a mentalidade destes alcaides e do zé povo votando nestes idiotas.Inacreditável.Agora tudo é racismo, bullying, preconceito. Trabalho que é bom esta vagabundagem nem aí. Eu vou mais uma vez dizer: Onde está o exército que se acovardou e não toma o poder e bota todos estes pilantras na cadeia ou no pau de arara e limpa o Brasil. Saudades da ditadura.Uma pena que terminou.

Jorge Vargas disse...

Ainda é tempo de pedir a cassação do mandato deles. Basta alguém que honre os valores dos símbolos nacional e estadual e esteja habilitado para fazê-lo entrar com o pedido.

Joel Robinson disse...

EXATAMENTE O EXEMPLO DO QUE ESTA ACONTECENDO. ESSE PESSOAL NÃO TEM VIRTUDE E É ESCRAVO DESSA PANDEMIA DO POLITICAMENTE CORRETO, DA IGNORANCIA DA FALTA DE CIDADANIA DA MINORIA MANDAR NA MAIORIA ETC E ETC DO FANATISMO POKITICA TANTO DA ESUQERDALHA QUANTO DA DIREITALHA, OU SEJA É O RETRATO DO HINO ONDE LEIA-SE ESCRAVOS= DEPENDENDES, TUTELADOS, POVINHO QUERO QUERO, FANATICOS POLITIZADOS LOBOTOMIZADOS

Anônimo disse...

Bancada Burra -Os vereadores podem denominar sua bancada do que quizerem,não as farão de melhor qualidade por isso. Ao povo pouco se lhe dá a denominação pois também nada espera.Alguns "edis" só conseguem raciocinar como se estivessem numa torcida organizada. Assim,podem denominar de bancada colorada, do feio,do bonito, da zona sul, da zona norte,do branco, do negro,etc.Até de Bancada do BURRO pode.Não se sabe de onde ilustres "edis" encontraram a sinonímia da palavra "escravo" com a palavra "negro".Os hebreus foram escravos no Egito,e eram brancos;os gregos foram escravos dos romanos, e eram brancos;tanto uns quanto outros ensinaram seus dominadores pela qualidade cultural. Portanto,essa sinonímia é o preconicio da incompetência dessa dita bancada, que pode ser negra,mas não precisava, no 1° dia de mandato, passar recibo de que é BURRA.

Renato disse...

Ao contrario das ideias que o partido dele apoia que é o socialismo,eu sou pela liberdade. O Socialismo todo mundo sabe o que é,o STF alguns prefeitos e governadores demonsraram isto durante a pandemia. Socialismo é autoritarismo é coerção estatal é a cassação da segunda coisa mais importante do ser humano o primeiro é o direito a vida e depois a liberdade. O Socialismo nega os dois. Não esqueçam não só no RS mas no Brasil inteiro há milhares de professores pregando o socialismo a seus alunos os mais ressentidos caem no canto da sereia. Ao inves de cassar estes vereadores deveria se mostrar o quão intolerantes eles são e não devemos cochilar pois podem em um futuro proximo querer mudar o hino. O PSOL já fez aquela papagaiada de tentar mudar o nome da Castelo Branco,nome consagrado há decadas e o finado presidente não teve nada que o desabonasse. Quem tem filhos netos fiquem alerta este pessoal vai querer jogar pais ,filhos e netos uns contra os outros.

Anônimo disse...


Se ele tem vergonha de ser gaúcho por que se candidatou. Aposto que não vai ter vergonha de sacar seu salário todo mês e nem de usar as mordomias e boquinhas do cargo.

Anônimo disse...

A nediocridade se espalhou de tal forma que vemos medíocres em varios postos importantes. Afinal, democracia é tbém isso.

Anônimo disse...

Realmente é “de lascar”. Uma ode à ignorância e ao recalque sem causa. Lamentável a existência de eleitores para figuras desse tipo. Magros do Bonfa, presumo...

Anônimo disse...

acho q o hino comporta no minimo dupla interpretação. e me diz em que lei esta escrito q eu preciso ficar de pé no hino?

Anônimo disse...

Esse vereador não sabe nem interpretar a mensagem do Hino Riograndense. É um militante esquerdopata, moldado nas ideias marxistas e que só pensa em luta de classes, separação de raças, aborto, ideologia de gênero e outras excrescências sociais. Quem não respeita os símbolos da nação e do estado e não se dá o respeito, merece ser impichado!!

Anônimo disse...

É parecido com a gazela, ex bbb que vendeu seu mandato de deputado federal e escafedeu sei lá para onde !
Nada que um RELHO não resolva !

Anônimo disse...

EU, EU, EU, TODO MACONHEIRO....

Anônimo disse...

PORRA UM PARTIDO QUE TEM UMA LUCIANA,O EX "MARIDO" DA GENRO,RUAS, MELCHIONA, BOULOS, FROUXO, MAIS DOIS IDIOTAS DO RIO DE JANEIRO QUE SEMPRE OFENDEM QUEM VAI À CÂMARA, E OUTRA GORDINHA DAQUI QUE VAI TER UM FILHO COM OUTRO DEP DO RIO (POBRE CRIANÇA), CUJA MÃE FOI DENUNCIADA POR CORRUPÇÃO, SÃO TÃO IDIOTAS E IMBECIS QUE NEM O NOME LEMBRO AGORA. SINCERAMENTE, ALGUÉM ESPERAVA ALGO DECENTE ? ESPERAVAM ? SÉRIO ?

Anônimo disse...

E aí, mais do que racismo no hino é a cor vermelha na bandeira!

A COR vermelha na bandeira impões racismo de comunistas sobre os brancos capitalistas! OU NÃO?

O VEREADOR IMBECIL deveria saber, mas não quer, que na história BRANCOS também
foram escravizados por brancos e que na África tribos escravizavam membros de outras tribos.

Anônimo disse...

Tomara que esse vereador Matheus Gomes seja cassado por quebra de decoro. Historiador de araque. Enxerga tudo distorcido e sofre de vitimismo agudo.

Anônimo disse...

sinceramente não sei como esses lixos do písol se elegem.

venha morar perto de uma universidade federal que voce vai entender rapidamente...

nao vejo a hora de ir embora daqui...

Anônimo disse...

acho q o hino comporta no minimo dupla interpretação

no mundo do relativismo acéfalo, certamente...

Santos disse...

Bem.. acho que seria civismo. Coisa que aprendemos. Bem.. ao menos na época que estudei. Hino nacional ou estadual, não é só para cantar em disputas esportivas.

Anônimo disse...

Quanta barulho por nada! Vão arrumar algo sério para se preocupar!

Anônimo disse...

Como faz falta de voto impresso, por quê só partidos de Esquerda Escarlate não querem o voto impresso, já repararam que já deram todo tipo de desculpas para não implantarem o voto Impresso, desde o valor da despesa em implanta-lo até que é inconstitucional, dois absurdos, tem outros desinformados que dizem que não deve levar o voto para casa, coisa que ninguém está pedindo, o voto impresso cairá numa urna que depois de lacrada seguirá para o TSE e ficará a disposição para partidos ou candidatos possam conferir.

Marat da Silva disse...

Os dirigentes do trabalho não deveriam ter empossado esses zé ruelas.
Em termos escravocratas os africanos sempre foram notáveis, na história recente houve um que se destacou, é tratado como herói pelos esquerdopatas, no entanto, escravizou seu próprio povo, obrigando-os a trabalharem nas minas de diamante, fato é que rendeu até um filme com Di Caprio, "Diamantes de Sangue".
O escravocrata em questão, exaltado pela esquerda era Nelson Mandela.

Anônimo disse...

Escravos da FOCINHEIRA, Escravos do #CALAABOCAFICAEMCASA, Escravos das idéias ultrapassadas da Esquerda, Escravos da OMS, Escravos da #GLOBOLIXO....

Anônimo disse...

Prezado Anonimo que postou no dia 5 de janeiro de 2021 17:00. Não é necessario uma lei para que as pessoas sejam educadas. Ao cumprimentar alguém ou em alguma situação formal que exija respeito as pessoas ficam em pé. Senso comum para qualquer pessoa que tenha um mínimo de educação e respeito.

Anônimo disse...

No mínimo, mínimo, por educação.

Anônimo disse...

Acho interessante o cidadão ali encima dizendo que o hino permite dupla interpretação e não tem lei que obrigue ficar de pé.
Primeiro que a dupla interpretação que se refere, é a respeito ao tempo de escravidão, ou seja, esta aplicando a logica do nosso hino não ao povo gaúcho, mas a revisionismo de divida histórica que não existe, é invenção pura e simples.
Segundo, por não haver lei que obrigue a ficar de pé; a reverencia a um hino vem do caráter de unidade que ele representa para um povo, é uma questão moral de aceitação da sua representatividade, se você não o respeita, não tem nada para fazer ali, junto a aqueles que o aceitam como tal, se mude para um lugar que você considere melhor mas não desrespeite o que é fundamental para outros.

Anônimo disse...

Povo ignorante....

Anônimo disse...

Ata...a direita podre e canalha agora quer cassar o guri. Vão se enxergar!

Anônimo disse...

Serão quatro anos de afrontas e imediata vitimização.

José Corrêa disse...

O #gaadoEskerdeba Anônimo das 09:07 se enxerga como podre e canalha!!!

fora esquerdopatas disse...


Este lixo do psol, não passa de um merda que não vale nada. è canalha e vagabunod , poisgosta de viver as custas do estado. Paredão para ele. E tem de levar junto outro estrume que é o juremir machado bichona da silva.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/