Artigo. J.R. Guzzo, Gazeta do Povo - É o fim do paraíso democrático

Desde a cômica situação de desordem criada durante a apuração das últimas eleições presidenciais norte-americanas, quando foi possível votar antes do dia da eleição, depois de encerrada a votação, por e-mail, por telefone ou por transmissão de pensamento, a vida política nos Estados Unidos ganhou uma certa coloração de republiqueta bananeira da América Central.

(...)

Os “hermanos” do Norte nos consideram a nós todos, há 200 anos, como um bando de boçais que usam “sombrero”, fazem “siesta” de tarde e são incapazes de entender o conceito de democracia – e, muito menos, de viver dentro de uma. E agora?

E agora nada, porque os americanos vão continuar achando o que sempre acharam; as pessoas preferem acreditar naquilo que têm dentro das suas cabeças, e não no que têm diante dos olhos. Mas ninguém aqui no Brasil está obrigado a continuar olhando os Estados Unidos como um paraíso democrático inalcançável para nós – nem continuar achando que mudar para a Flórida é o máximo a que um ser humano pode aspirar nesta vida.

CLIQUE AQUI para ler mais.

21 comentários:

Anônimo disse...

Agora que os americanos vão se livrar do pior presidente que eles já tiveram, o gado bolssonarista esta tentando diminuir o pais, e pior, estao tentando colocar a culpa no novo presidente que ainda nem assumiu. Bem tipinho de bolssonaristas mesmo.

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
Sempre gostei do Guzzo, mas, esse artigo, está x fraco e não digno de ser lido.
Esther

Anônimo disse...

Depois é só a esquerda que mente...as regras das eleições deles NÃO MUDARAM como o articulista de direita tenta dar a entender. Sempre teve a possibilidade do voto antecipado ou pelos correios tendo inclusive o próprio Trump utilizado do expediente em eleições passadas. O que ocorreu é que, devido a pandemia, a votação por esses métodos foi MAIS UTILIZADA pelos eleitores do que nas votações passadas. Ah agora os trumpistas acham que isso aumentou o risco de fraude nessa eleição? Paciência, que se pensasse nisso ANTES!!! Por acaso o Trump falou em mudar as regras durante os quatro anos do seu mandato??? E quanto a moça que morreu o artigo deve ter sido escrito no dia da invasão em que as primeiras informações davam conta que ela trabalhava no local, o que me deixou bem triste. Ainda bem que depois ficou esclarecido de que se tratava da Sara Winter deles, e ontem foi divulgado no JN um vídeo que mostra ela forçando a entrada em um lugar guarnecido por policiais armados. Portanto, como os direitopatas costumam dizer quando os mortos não são dos seus, PROCUROU E ACHOU!!!

Anônimo disse...

Hehe...começou cedo...a mais nova república bananeira lá no hemisfério norte já está tomando ares de uma velha república bananeira muito conhecida no hemisfério sul. Um democrata eleito senador, já da geração millenium, defende aborto, desmilitarização da polícia e redução de pena para crimes como porte de drogas. Também quer aumento de salário mínimo, obviamente à custa de patrão, não dele, e saúde para todos como um direito. Será que disseram à ele que quando alguém tem direito a algo existe a contrapartida, que é alguém tendo o dever de fornecer? Vá dizer a um americano que ele tem o dever de pagar saúde para os outros, pra ver o que o americano pensa...

Anônimo disse...

Renata Lo Prete rebate ministro da Saúde e faz ibope do Jornal da Globo bombar

Jorge Vargas disse...

Ele diz que nem na América central acontece um caso parecido. Esqueceu que em 2009 na republiqueta de Honduras o senhor Manoel Zelaia quis dar um golpe e foi golpeado. Refugiou-se na embaixada do Brasil para não ser preso e teve todo apoio do então presidente lula que queria fazer uma intervenção em Honduras para reconduzi-lo à presidência. Duas republiquetas governadas por dois esquerdopatas.

Anônimo disse...

Todos os impérios terminam quando os seus valores éticos são destruídos. Vejo com tristeza o declínio do império Americano..

Anônimo disse...

COMENTÁRIO BOBO DP GUZZO.

QUEM INVADIU O CAPITÓLIO E FOI PLANEJADO, FORAM ANTIFAS E BLM DE SOROS.

O DEEP STATE FORMADO PELO P.C. CHINÊS, MULTIS QUE MAMAM NA CHINA E COMUNAS GLOBALISTAS COMO SOROS, GATES E TRAÍRAS FIXZERAM A FESTA LÁ E FARÃO AQUI COM O MITO EM 2022.

É O DOMÍNIO DOS DITADORES COMUNAS BO M7NDO TODO.

Cris disse...

Assim como os americanos vão continuar achando que somos republiquetas ( porque de tempos em tempos fazemos questão de dizer a eles que o somos mesmo ) , não acredito que quem tenha chegado a conclusão de que Miami é o lugar mais "in" do planeta vá mudar de opinião... mesmo porque Miami nunca foi o lugar mais "in" do planeta...
Sempre este beeeem longe de sê-lo...
Mas dentro dos EUA alguma coisa mudou e não voltará a ser a mesma nunca mais...
Acendeu-se a luz amarela...

Joel Robinson disse...

Quem é o extremista preso
Jake Angeli é um ativista de extrema direita conhecido apoiador do movimento Qanon, uma teoria da conspiração completamente infundada. Em sua essência, o QAnon é uma teoria ampla que diz que o presidente Trump está travando uma guerra secreta contra os pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.

Segundo a 12 News, o invasor entrou com uma campanha de arrecadação virtual no ano passado para ajudá-lo a viajar a Washington em dezembro para uma das várias marchas de apoiadores de Trump que se recusam a admitir a derrota eleitoral. Ele só conseguiu US$ 10, e o site GoFundMe tirou a campanha do ar.

Anônimo disse...

Antes eu ficava algo constrangido de dizer em sites americanos que era brasileiro, agora perdi o medo e vi uma coisa, é muito fácil de rir de americanos que chamam de traidora uma mulher que morreu defendendo os princípios americanos, traidores são os que a chamam de traidora, ela teve muito mais "culhões" que os barbados que a condenam, pois teve a coragem de por o dedo nas feridas.

Anônimo disse...

Eu fiquei frustrado com a democracia dos EUA, não tenho mais inveja dos hermanos do norte, depois da palhaçada que foi a mídia e essas eleições. Parece que tudo não passava de um grande marketing forjado em hollywood e nos fez acreditar que era a maior democracia do mundo, ledo engano. Adeus américa.

Anônimo disse...

Na realidade, os "hermanos" do Norte tinham toda a razão 200 anos atrás, 100 anos atrás e até mesmo até 30 anos atrás, mas um dia aquele contingente de "sombrero", de tantos que conseguiram entrar nos EUA e se multiplicaram aos milhões, acabaria se tornando maioria. Essa hora já chegou e, para surpresa de ninguém, a mesma cultura dominante acaba reproduzindo a mesma "democracia" que sempre existiu entre os "hermanos" do sul da América.

Anônimo disse...

Logico que o Trump dificilmente iria reverter o resultado, em estados dominados por democratas, com juizes democratas, e uma Corte Suprema totlamente acovardada. Três juizes da SCOTUS foram nominados por TRump.
Agora é ver como o mundo vai olhar par um presidente americano trapaceiro, que espalhou cocô pelos 4 cantos. Vai ser dificil sair esse cheiro fétido de cocô da bunda dele e de seu partido democrata.

Anônimo disse...

Cada povo elege para presidente o palhaço ou o louco que merece.

Anônimo disse...

SERIAM OS AMERICANOS UNS "TONTOS"?
===================================

Não acho, NÃO É O CASO DE NOS COMPARAR; eles são o que são, não por este fato iriam ficar menores. Sempre se levantaram,sacudiram a poeira e deram a volta por cima.

O FATO OCORRIDO, é que estranhos intervieram no processo eleitoral numa ousadia IMPAR, desrespeitando regras cometendo ilicitos e fraudes inimagináveis, escandalosamente não aceitas por arbitros que mais pareciam STF DO BRASIL, um toffoli,gilmar levandouisque,ou o imoral moraes.

A ENORME indignação da fraude em assunto , lá nos STEITES considerado sagrado, é que levou ao que se viu e criaturas estranhas se manifestando desrespeitosamente. OS "PESSÓIS" DELES!

QUEM ATENTA CONTRA A DEMOCRACIA É QUEM FRAUDA OU QUEM SE INDIGNA E PÕE A VIDA EM RISCO PARA DEFENDÊ-LA, PARA DEMONSTRAR INCONFORMIDADE COM UM SACRILÉGIO IMPENSAVEL COMETIDO?

AQUI ESTAMOS PRESENCIANDO ARBITRARIEDADES DE MINISTROS QUE DEVERIAM PRIMAR PELO CUMPRIMENTO DAS LEIS, E SÃO OS QUE ESTUPRAM A CONSTITUIÇÃO PRENDENDO E REBENTANDO SEM CAUSA JUSTA EUSTAQUIO E OUTROS..

UM MINISTRO DO STF QUE MANDOU PRENDER É ADVOGADO DA MAIOR FACÇÃO CRIMINOSA.

ENTÃO DOIS CASOS DE FRAUDE E CRIME CONTRA DEMOCRACIAS, SÓ QUE LÁ INVADIRAM E BOTARAM A VIDA EM RISCO PARA DEFENDE-LA.

NÃO UMA BADERNA(TIRANDO OS APROVEITADORES INFILTRADOS) MAS A "IRA SANTA" E JUSTA, COMO CRISTO QUE AFRONTOU COM RELHAÇOS OS MERCENARIOS NO TEMPLO.

AQUI NA VERDADEIRA "BANANIA" ACEITAMOS DE QUATRO O STF EMPALAR A CONSTITUIÇÃO E A DEMOCRACIA BRASILEIRA.

PARA MIM HÁ GRANDE DIFERENÇA SIM,GIGANTE E QUE EXPLICA A GRANDEZA DELES, E PORQUE SOMOS O QUE SOMOS .

Anônimo disse...

AMERICA ,"DEMOCRACIA DE VERDADE"!
=================================

A SUPER INDIGNAÇÃO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

SERIA O FIM SE ACEITASSEM PASSIVAMENTE, AO CONTRARIO,"FORAM PARA AS CABEÇAS" EM PROTESTO , INDIGNADOS PELAS AUTORIDADES NÃO RECENHECEREM PROVAS CABAIS DE FRAUDE EM GRANDE NUMERO, ANTE TAMANHA INJUSTIÇA.

CALADOS E DE QUATRO TERIAM PASSADO RECIBO CONCORDANDO, ENTÃO PARA DEFENDER A DEMOCRACIA É QUE LUTARAM.EXPUSERAM A VIDA, INDIGNADOS.

PODE QUE ESTE ROUBO ELEITORAL "COLE" MAS JAMAIS SE CALARÃO.

ESTA NA MENTALIDADE DELES,NA ALMA DELES QUE CONQUISTARAM O SOLO PATRIO A BALA, E DERRAMARAM SANGUE PARA DEFENDER VALORES..

CHEGAMOS AQUI NA BANANIA A ESTA INIQUIDADE JURIDICA PORQUE NÃO REAGIMOS E ACEITAMOS NOSSO PAIS COM UM STF NOMEADO POR BANDIDOS CRIMINOSOS COMDENADOS.

NÃO É O FIM DA DEMOCRACIA AMERICANA ,ESSE EVENTO NOS MOSTRA QUE A NOSSA NEM COMEÇÕU A EXISTIR,TALVEZ SE CONSEGUIRMOS EXPURGAR MINISTROS CRIMINOSOS, BUNDA SUJA USURPANDO PODERES COMECEMOS A TER RESPITO E SERMOS RESPEITADOS.

A NOSSA DEMOCRACIA SE RESUME A EUSTAQUIO SEM NENHUM MOTIVO ESTAR PRESO A MANDO
=============================================================================== DE UM MINISTRO DO STF, QUE ADVOGA PARA A MAIOR FACÇÃO CRIMINOSA DO BRASIL.
===========================================================================

QUANDO IREMOS TER VERGONHA NA CARA EXIGIR DEMOCRACIA DE VERDADE?

Anônimo disse...



Bom dia, Polibio, bom dia, leitores, Yehoshua esteja com vocês e tenham um dia abençoado.



Pois é, não se esqueçam que os fantoches, esquerdopatas, traidores sempre nos acusam do que eles fazem. Os fantoches traidores americanos e não americanos que acusam o Presidente Trump e seus apoiadores de transformar os EUA em uma República bananeira, foram os que sempre trabalharam e fizeram de tudo para transformar os EUA em uma República bananeira, assim como, fizeram de tudo para transformar e transformaram o Brasil em República bananeira há tempos, o que os americanos estão vivendo hoje, é apenas o reflexo dos que fizeram de tudo para transformar não apenas os EUA como o mundo em uma República bananeira mundial. São eles que se utilizam de falsas bandeiras, são eles que financiam terroristas, são eles que são mafiosos, foram eles é que fizeram a Revolução Comunista na China enquanto detonavam com Economia dos EUA e agora depois de transformar a população chinesa em mão de obra escrava, empurra a China para fazer o mesmo com o Ocidente. E o que o Presidente Trump está fazendo é desfazer a destruição que eles fizeram contra os EUA ao longo de décadas ou séculos.
Já vimos em vários sites que aquela moça que "morreu" no Capitólio, está viva e tudo não passou de falsa bandeira da CIA. Na verdade foram os Antifas e BLM vestidos de patriotas e apoiadores do Presidente Trump financiados pelos que escravizam a humanidade é que fizeram a desordem. Os apoiadores do Presidente Trump e do Presidente Bolsonaro se manifestam pacificamente.
Quem se vale de um evento de falsa bandeira tão grande como foi o atentado ao World Trade Center, tem alguma moral para dizer que o Presidente Trump está transformando os EUA em uma República bananeira? Então se despertem, porque quem sempre quis e ainda quer de fato, transformar o EUA em uma República bananeira é quem hoje acusa o Presidente Trump de fazer isso. São pessoas canalhas que não tem o menor pudor em praticar crimes e atribuir aos adversários.








Anônimo disse...

Mudou de quatro anos para cá. É o Legado Trump, a destruição da democracia.
Marco Passarinho

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
Mudou de quatro anos para cá. É o Legado Trump, a destruição da democracia.
Marco Passarinho

10 de janeiro de 2021 09:25

Cegueta, desde Bill Pinton que mentiu descaradamente e mesmo assim foi mantido presidente, os USA foram ladeira abaixo, Trump parou o declínio, mas o mecanismo, se apoiando no vírus, na censura e em uma mídia tendenciosa ao extremo, foi mais forte.

Anônimo disse...

1 – 19 de 19
Anônimo Anônimo disse...
Agora que os americanos vão se livrar do pior presidente que eles já tiveram, o gado bolssonarista esta tentando diminuir o pais, e pior, estao tentando colocar a culpa no novo presidente que ainda nem assumiu. Bem tipinho de bolssonaristas mesmo.

9 de janeiro de 2021 14:45

Como ela está irritadinha.......kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/