Opinião do editor - As trapalhadas do TSE são investigadas pela Polícia Federal

O próprio presidente do TSE, Luís Barroso, admitiu que hackers brasileiros, americanos e neozelandeses tentaram invadir os computadores da Corte Eleitoral durante todo o dia, mas disse que não tiveram êxito. O TSE também admitiu investigações sobre funcionários seus, que vazaram informações, mas disse que este caso é antigo.

O deputado Eduardo Bolsonaro tirou nota para denunciar a fragilidade do sistema eleitoral eletrônico.

A Polícia Federal está desde ontem no TSE, mas o ministro da Justiça tentou minimizar o caso, dizendo que a PF apenas apura o caso dos hackers.

O fato é que os problemas acontecidos ontem a noite demonstram que será preciso alterar o sistema eleitoral eletrônico atual, adicionando controle externo independente e somando um sistema de impressões, mesmo que aleatório, dos votos concedidos em urnas.

Além de tudo, os líderes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de todo o Brasil ficaram irritados com a demora para a divulgação dos resultados das eleições municipais de domingo porque houve atraso para a finalização dos resultados. Esta ano, as Cortes locais foram obrigadas a enviar os dados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que estava encarregado de publicar os números de todos ao mesmo tempo. A instabilidade foi vista até mesmo no aplicativo da própria Justiça Eleitoral, desenvolvido para divulgar os números. o ministro Luis Roberto Barroso, deveria ter mantido o sistema antigo, em que os Estados primeiro totalizavam e divulgavam os dados e depois enviavam aos poucos os números ao TSE. Eles dizem que avisaram o chefe da Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de problemas.

26 comentários:

Anônimo disse...

Querem explicar o inexplicável. Aliás, querem explicar o que sequer precisa de explicação.

Anônimo disse...

Delirio de perdedor. Até hoje vocês não entenderam que quem elegeu Bolsonaro foi a Lava jato. Na medida que Bolsonaro traiu a Lava jato, perdeu grande parte dos eleitores. Inclusive eu.

Murilo disse...

A Barrosa ficou fazendo live com o Felipe Neto e esqueceu as eleições.
Deveria ser demitida sumariamente.

Anônimo disse...

Vão investigar também a conta de padeiro lá em São Paulo? A coisa ainda não acabou, está nos 99%. Até pombo correio seria mais ágil, mais pratico, mais confiável.

RICARDO AMMIRABILE VIANNA disse...

A mudança versus as ultimas eleições ocorrreram por uma questão economicado TSE e segundo por recomendação da própria policia federal. Nada mais do isto que provocou gargalo em Brasilia isto é falha de projeto e planejmento, nada mais do que isto, o resto é conserva mole de quem não conchece nada de TI.

Anônimo disse...

Seu voto foi haddad
Quem votou em Bolsonaro continua firme.

Anônimo disse...

Em São Paulo, nos primeiros 24 mil votos, já dava o resultado final idêntico aos 8 milhões de votos depois. Lá pelas tantas, mais ou menos aos 57% das apurações, ato falho ou não, até a CNN comentou isso.

elias disse...

Vote no luladrão na próxima. Boa sorte.

Anônimo disse...

Exato. Muitos votaram no mito por causa da lavajato. Eu não.

Anônimo disse...

VOTA NO LULADRÃO.

ZAPELINO B disse...

Tudo culpa da Rosa Tonta, que, quando "presidenta" do TSE, anterorior ao Boca de Veludo, desativou os TREs regionais, concentrando tudo em um único supercomputador em Brasília.
Como se vê, Rosa Tonta além de péssima juíza, é péssima também em cibernética - ROSA DESFOLHADA, isso sim, para vergonha dos gaúchos!

Anônimo disse...

Segue as mudanças que o cara vem falando a horas, o cara é clarividente!

Acertou do preço do dólar, falou que vem outras merdas. E vieram e que vem mais ainda!

O Cara é o mais honesto , patriota e civil de bem, é o bom samaritano que está em falta a muito tempo por aqui!

Como ele diz segure as cuecas velharada mal caráter!

Anônimo disse...



As explicações do ministro Barroso não foram muito convincentes.

Anônimo disse...

eu nao acredito que o Russomano tenha tido o fraco desempenho por conta de fraude...

o Bolsonaro escolheu um candidato ruim mesmo...

agora, o PSOLista no segundo turno?

tudo bem que dessa vez deva ter herdado um pedaço daqueles 30% de sempre dos petebas, mas mesmo assim é muito esquisito...

assim como em Floripa um PSOLista ter ficado em segundo lugar...

bem atras do primeiro colocado, mas em segundo lugar...

Anônimo disse...

tem bobinho que acha que a fraude precisa necessariamente se dar em todas as cidades...

tolinhos, possiveis fraudes so interessam em grandes centros, onde o poder compensa o risco de partir para esse expediente desprezivel...

nao é porque em Sao Jose Da Carambainha nao houve fraude que em SP, por exemplo, nao pode ter havido...

ja ouviram falar em senso de proporção?

Anônimo disse...

A decisão do TSE em concentrar todos os resultados das eleições no computador de Brasília é muito estúpida. Óbvio que os hackers iam tentar invadir, como fizeram com muito louvor técnico no STJ e STF semanas antes. Espero que par segundo turno Barroso não mantenha está postura prepotente !

Jesiel disse...

OS VERMES DA DIREITA DEVEM ESTAR COM DOR DE BARRIGA HOJE.....

Anônimo disse...

Fora Lula, Fora Bozo.

Anônimo disse...

O Alexandre Garcia? Kkkk

Anônimo disse...

Carluxo perdeu 34% de eleitores, a mãe de Carluxo não se elegeu, no RJ. Em SP o irmão da Carla traíra Zambeli não se elegeu. Quase todos candidatos a prefeito e vereador apoiados por Bolsonaro não se elegeu. O PT também levou uma chumbregada nas eleições. Parece que a " fraude" foi contra Bozo e contra Lula hahaha

ZAPELINO B disse...

A Val do Bolsonaro, ex Val do Açaí, também não se elegeu!
Quem mandou ela adotar este sobrenome e tirar foto com o Bozo?
Tivesse ficado só como Val do Açaí, como antes, quem sabe???

Anônimo disse...


Cadê as comissões independentes do congresso que por qualquer coisa convocam nossos ministros do executivo, não vão convidar o também ministro Barroso para as devidas explicações!?

Anônimo disse...

No RJ houve abstençao muito alta ,votos brancos e nulos :Total • 3.261.011 Votos /Válidos • 2.591.455 Votos/
Votos Brancos • 240.094 Votos /Votos Nulos • 373.965 Votos /Abstenções • 1.590.876 Votos

Anônimo disse...


Algumas correções:
O Carlos Bolsonaro tirou segundo lugar para a Cãmara de Vereadores do Rio.
O Bolsonaro não se elegeu devido à Lava Jato mas, por suas posições claras e contundentes a respeito das políticas mal formuladas e implementadas pelos antecessores.
O Moro foi convidado somente após as eleições.
Sem partido, com poucos quadros conservadores e sem recursos do fundo eleitoral, mesmo assim mtos bolsonaristas (que integraram diferentes partidos) foram eleitos para a Câmara de Vereadores.

Anônimo disse...

Eu diria ao barroso, "isso explica mas não justifica ".

Rosália disse...

Sistema extremamente confiável . Faz-me rir!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/