Metade dos brasileiros passou a ter problemas de sono por causa do confinamento

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirma o que há tempos parte da sociedade tem sentido: após a crise causada pelo novo coronavírus, o psicológico da população foi negativamente afetado. No Brasil, os resultados apontam que a diminuição de práticas saudáveis foi mais intensa que em países europeus. O estudo, que conta ainda com a participação das universidades de McMaster, no Canadá, e de Valência, na Espanha, entrevistou aproximadamente 22 mil pessoas, entre brasileiros e espanhóis. Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia, a pesquisa foi feita através de um questionário online.

De acordo com os dados parciais:
Sono - 50,3% dos brasileiros entrevistados afirmaram que sofreram alterações no seu padrão de sono, contra 38,2% dos espanhóis.
Hábitos alimentares - 44,1% relataram variações nos seus hábitos alimentares, enquanto no país europeu somente 23,9%.
Forma de controle do estresse - 51,5% de variação no Brasil e 34,2% na Espanha.
Consumo de álcool, fumo e drogas - Varia~]ão de 50,3% no Brasil e 38,1% na Espanha

Composto por 40 questões, o levantamento abordou assuntos relacionados à dietas, atividades físicas, sono, controle do estresse, uso de substâncias (como álcool, drogas e tabaco), exposições ambientais (celulares, computadores e televisões) e suporte social.

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu foi o contrário, com as portas da repartição pública onde trabalho fechadas o meu sono foi bem mais tranquilo acordando naturalmente sem o maldito despertador tocando de manhã cedo!!!

Anônimo disse...

Como é bom ter uma ligeira oligofrenia, como é teu caso!
Eu, aposentado, já penso assim:
Se não tiver emprego....nao tem contribuição previdenciária.
E as reservas da previdência vão acabar.. ..mais dia, menos dia...não recebo.
Servidor público é pior...sem imposto.. .sem arrecadação!
Sem arrecadação...sem provento!
Pára de receber até antes do aposentado.
Pois é.... a ignorância, ou a falta de intelecto é uma benção!
O asno muar só vê o buraco, quando cai nele!

Anônimo disse...

O Brasil recém saído de uma Pandemia da Corrupção das mais Letais que destruiu o país de Norte a Sul. Entramos direto em outra, a do Coronavírus, mas esse até nem foi tão Letal quanto a Mídia, Prefeitos, Governadores e STF espalhando o pânico na população. Tentaram em todos os sentidos destruir nosso Presidente Jair Bolsonaro. Não conseguiram. Não conseguirão porque o povo está com ele. Melhor Presidente do Brasil durante os últimos 30 anos.

Anônimo disse...

OLha, eu trabalho pra cacete mesmo durante a quarentena e não tenho nenhum problema pra dormir. Acho que tá faltando trabalho pra muita gente. Ah, e trabalho no setor público, não é todo mundo que é vagabundo, viu?

Anônimo disse...

Óbvio, com um presidente acéfalo quem não vai perder o sono no meio de uma pandemia?

Anônimo disse...

Se tivéssemos um presidente que cuidasse de nós, com certeza dormiríamos mais tranquilos.

elias disse...

Repartição pública é outro patamar! Aproveite.
Eu pago.

Anônimo disse...

Mas segundo o Osmar Terra Plana a pandemia acaba agora em junho. Daí sono volta ao normal. é só olhar no site do Ministério da Saude, vários mortos ja foram ressuscitados.

Unknown disse...

Só sendo funcionário público rsrs.... quanto aos proble.as psíquicos quarentena além de não resolver nada, não evitou mortes ,empobreceu a sociedade e a adoeceu mais ainda

Anônimo disse...

eu falei..

os danos psicológicos seriam piores que os do tal virus chines, porque muitos serão heranças malditas pelo resto da vida...

é um inferno se livrar de traumas psicológicos...

Anônimo disse...

Por causa do desemprego! Mas esses servidores que estão recebendo em dia seus salários sem trabalhar estão dormindo muito bem.

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba Anônimo das 19:43 queria que o presidente fosse o Andradi!!!

Anônimo disse...

Lógico, parasita gosta de sugar o hospedeiro. Mas cuidado, seu hospedeiro já estava balançando pra pagar seu salário com o dinheiro de quem realmente produz. Agora, sem produção, pode ser que você morra de inanição.

Anônimo disse...

Sempre tem que ter alguém “cuidando de nós” não é? Marmanjos precisando de uma mamãe e papai.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/