Artigo, José Fogaça, ex-senador e ex-prefeito de Porto Alegre - O gigante adormecido tem fôlego. Mas não vemos o essencial..

- O editor conversou neste domingo com José Fogaça. Ele quer estimular uma discussão madura sobre as saídas para a crise econômica provocada pela pandemia e as mudanças inevitáveis que surgirão.

Um exemplo é o comunicado ao público que a Caixa Econômica Federal fez, há quase 10 dias, informando que havia completado o primeiro ciclo de pagamentos do Auxílio Emergencial de 600 reais para (notem): 58,7 milhões de brasileiros! É isso mesmo: receberam o recurso cinquenta e oito milhões e setecentas mil pessoas! Nossa Senhora. Isso equivale à população da Itália! Isso é uma Argentina e meia! Isso corresponde, em números, a 80% da força de trabalho (quantidade de pessoas ativas) do Brasil.

É importantíssimo. E inédito.

Isso não é nada mais nada menos que a maior transferência de renda extraorçamentária a fundo perdido do Estado brasileiro, em toda a nossa longa história, do Império, da República, ou do período colonial.

Não é uma questão de ser pró-governo ou contra o governo.

Esse é o debate econômico mais importante no mundo hoje. A questão monetária e a questão fiscal. É o tema mais moderno e necessário na discussão que se faz em todos os países sobre o tamanho do Estado e a função dos Bancos Centrais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Como compositor ainda se salva, agora como política trata-se de um parasita, inútil ao longo da vida não agradou nada há coisa alguma.

IGNÁCIO MAHFUZ disse...


Senhoras e Senhores,
SAÚDE E PAZ!
José Fogaça, lúcido e coerente.
Ignácio J.A. Mahfuz, Engº Agrônomo CREA/RS 010715

Anônimo disse...

DOMINGO 31 MAIO 2020. GANG DE PRETO NA AV PAULISTA!!!
AGORA, VAI FICAR MAIS DIFÍCIL PARA A DIREITA... BOLSONARO TERÁ QUE MOSTRAR A QUE VEIO... COM ESSE GRUPO CHAMADO ANTIFAS NAS RUAS, A DIREITA, QUE É FORMADA POR MULHERES E HOMENS PACÍFICOS, VAI FICAR EM CASA PARA FUGIR DO CONFRONTO! DÁ PARA PERCEBER PELAS IMAGENS QUE VI NA BANDEIRANTES. E, SEM MANIFESTAÇÕES NA PAULISTA, ACABOU O "APOIO DE RUA EM SÃO PAULO". ERA A PÁ DE CAL QUE FALTAVA PARA DERRUBAR DE VEZ O CAPITÃO. COM ESSA CARGA VINDA DO CONGRESSO E DO STF E, SEM O POVO NA RUA, BABAU... NÃO VAI TER JEITO, OU BOLSONARO ABRE O PORTÃO DO PAIOL OU ENTREGA O GOVERNO PARA A ESQUERDA!!! SE OS MILITARES NÃO TIVEREM CORAGEM AGORA, A ESQUERDA VOLTA E NÃO SAI MAIS DO COMANDO DO BRASIL. SE OS MILICOS CONTINUAREM COM ESSA CONVERSA DE ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ATÉ O LADRÃO DO LULA É CAPAZ DE SER LEGALMENTE ELEITO EM 2022.

Anônimo disse...

E as benesses dos semis-deuses dos três poderes, como vai?

Anônimo disse...

O tamanho do estado é importante, ele mede, o tamanho involuntário da vontade que as forças produtivas tem, de continuarem aumentando a produção, para servir e engordar o estado social democrático.dosdireito.socialistasdasocializacao.

Renda tem que ficar no município.
Município que trabalha, rico.
Município que vive de bolsa, pobre.

Anônimo disse...

Esse merda sempre ao lado do capeta, ou seja, o lado de cima do muro.

Décio Azevedo disse...

"Gigante adormecido"...
Gigante no quê?!?

Anônimo disse...

Ele esqueceu dos valores que a união esta passando pros estados r municípios para cobrir nao só os custos da pandemia (que estão sendo desviados pelos corruptos, inclusive os do partido dele), como também o rombo que governadores incompetentes deixaram, principalmente os do partido dele, sem cobtar a roubalheira. E isso a fundo perdido. Realmente, a unica saida é cadeia para corruptos e incompetentes. Isso sem contar os valores que politicos inativos recebem do governo e, ao que parece, ele é um deles.
Tenha vergonha na cara senhor fogaça e diga quanto vocês políticos "sacam" diariamente do sangrante cofre público.

Anônimo disse...

Grande artigo do deputado Fogaça, muito coerente e com responsabilidade pública. Não é hora de brigar, de se preocupar com o insignificante, mas com o essencial. Parabéns deputado Fogaça.

Anônimo disse...


Fez um governo medíocre. Mas como foi depois do governo PTista pareceu ter feito grande coisa. Qualquer governo que viesse no lugar do PT naquela época seria melhor.


Espero que a saúde tenha melhorado.

Senado gasta R$ 6,4 milhões com despesas médicas de ex-senadores... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/escandalos-no-congresso/senado-gasta-r-64-milhoes-com-despesas-medicas-de-ex-senadores.htm?cmpid=copiaecola

Joel Robinson disse...

Mas com esse povo e dirigentes e mídia arrogante?

RICARDO AMMIRABILE VIANNA disse...

Prezado editor , este também é o maior programa de fraude de transferencia de renda do mundo, Brasilieros em Portugal estaõ recebendo estes valores, criminosos idem, militares , funcionários publicos ,etc, programa não controle algum , porta aberta para todo tipo de fraude , e quem será resposnabilizado ? Niguém , temos um ministro imcopetente frente ao ministério da cidadania , um presidente da caixa imcopetente , então onde está a fiscalização? Só funciona na receita federal, se vc deixar de anexar uma fonte de renda vc está ferrado e entrar em malha fina por 20 anos.

Anônimo disse...

Esse Fogaça, foi um dos que nada fez, nos deu de herança o crescimento da esquerda e da corrupção. É o legado que deixou para essa geração.Uma vergonha!
Não merece respeito...

Anônimo disse...

Essa naba nunca fez nada de bom como político. É farinha do mesmo saco,como Temer e compania. Me engana que eu gosto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/