Papel moeda deixará de ser usado em licenciamento de veículos. Proprietários já podem imprimir em casa o documento

No Rio Grande do Sul, o novo recurso está disponível no Detran. A ferramenta facilita a certificação de registro e licenciamento.

Proprietários poderão imprimir por conta própria o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que atesta aptidão para circular. O novo formato eletrônico permite a impressão com validade jurídica, por meio de leitura do QRCode inserido no documento.

A impressão deve ser feita em papel sulfite branco formato A4, tinta preta e página única. Para obter a versão impressão, é necessário acessar o Portal de Serviços do Denatran, ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para veículos de pessoa jurídica, a obtenção está disponível no Portal do Denatran.

Por enquanto, continuam emitidos os documentos impressos em papel moeda. Até o dia 30 de junho, o modelo será extinto em todo o país.

14 comentários:

Anônimo disse...

Uma boa medida mas, vai diminuir custos para os proprietários de veículos ou só vai sobrar dinheiro para o governo rouba?😈😈😈

Anônimo disse...

E as taxas de emissão e envio também deixarão de ser cobradas ?

Anônimo disse...

A solução é boa, mas e a taxa de expedição do documento, como é que fica?
Não ninguém abordando essa questão.

Se passo a fornecer papel, tinta e impressora, além de eliminar as despesas de postagem, a taxa de expedição precisa ser revista!

Anônimo disse...

Ah mas os capitalistas que combatem o capitalismo "opressor" quer lucrar mais e mais.

aparecido disse...

Enquanto isso a Camara dos deputados não aprova a MP que autoriza as empresas a publicarem seus balanços somente na Internet.. O leitão nos leva ao abismo....

Anônimo disse...

E vai ser mais barato?

Anônimo disse...

Mas o Prefeito de POA quer cobrar taxa para circular na capital do Estado. Pode isso, se o IPVA já é o imposto para o veículo circular pelas vias públicas?

Anônimo disse...

Se está tudo no sistema, nem haveria a obrigatoriedade de andar com tal papel no carro, haja vista que os meios fiscalizatórios podem consultar no sistema e verificar a situação do veículo.
É uma evolução só para um lado, tem que evoluir para o outro lado também.
A tecnologia está ai para ser usada, então, que consultem no sistema, sem a necessidade de impressão de papel algum.
Alguma maquineta deverão usar para ler o tal código impresso.
Mais um gasto, com leitor de código quadrado.

Anônimo disse...


Já estava na hora de se abandonar um certificado caro que tem de ser renovado todo o ano.

Tal qual a nota fiscal eletrônica, imprime-se uma via em papel comum com os caracteres de autenticação.

Agora, pagou, processou e já pode emitir o documento sem esperar dias e dias para receber o certificado. Havia contribuintes que eram multados no interregno de pagar e receber o antigo documento.

Coronel Fidélis disse...

Ué, pra digitalizar a carteirinha de estudante o borsonaro editou uma MP que corre o risco de caducar nas mãos do nhonho, foi informado por este blog mais cedo, porque que para emitir o documento de propriedade de veículos não precisou de MP do governo federal, não é a mesma coisa, que phorra é essa?

Anônimo disse...

Já sofri multa/pontos/guincho numa greve dos Correios

Anônimo disse...

Vamos deixar de pagar os cerca de 80 pila pela emissão do atual papel?

Anônimo disse...

>>

Mais confusão, mais burocracia, mais infernização à vida dos contribuintes, e o melhor: essas novas exigências, normas, leis e o escambau não irão reduzir um único centavo do que somos obrigados a pagar para rodar com um veículo nesta merda de país dominado por parasitas de todo tipo.

<<

Anônimo disse...

Boa pergunta! Caro editor, complemente esta notícia informando se não vamos mais pagar taxa de expedição e envio de documento. E, se não vamos, se vão inventar alguma outra taxa no seu lugar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/