Dica do editor - Preste atenção aos altos índices de radiação ultravioleta

A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou alerta sobre o alto índice de radiação ultravioleta (IUV), que atingiu nesta sexta-feira o nível 11 (considerado extremo). No final de semana as temperaturas poderão chegar aos 30° e, na próxima segunda-feira, 35°.

Numa escala de 1 a 16, o índice tem ficado acima de dez, considerado muito alto, conforme monitoramento realizado pelo órgão de proteção municipal. 


Recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
 - Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;
 - Proteção solar (FPS) de 30, ou maior;
- Usar chapéus e camisetas;
- Observar a pele e procurar pintas, ou manchas suspeitas;
- Manter bebês e crianças protegidos;
- Usar barraca e guarda-sol de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. O nylon forma uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam esse material.

Um comentário:

Joel Robinson disse...

Cuidados especiais

Ao passar filtro solar em creme ou gel, os médicos recomendam usar a palma da mão para obter uma aplicação mais homogênea. Além de repassar a cada duas horas, é preciso ficar atento para suor em excesso.

Mesmo os filtros resistentes à água perdem efeito de proteção no mar ou na piscina, dependendo do tempo de exposição. Após 40 minutos, os filtros resistentes perdem 50% da proteção.

Se secar com a toalha, deitar na canga ou até vestir e tirar uma camiseta pode contribuir para que um pouco de filtro seja removido da pele, o que diminui a proteção.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/