Opinião do editor - A economia, estúpido, está por trás da derrota de Macri na Argentina

O gráfico ao lado compara o desempenho do PIB per capita da Argentina e da Austrália.

A diferença é tremenda e ajuda a explicar por que o peronismo é tão poderoso na Argentina.

Depois de Perón, a economia argentina mergulhou num abismo e as pessoas ficaram com cada vez menor renda.

O governo Macri, que acaba de ser derrotado nas urnas, não tem os números registrados no gráfico, mas o fato é que não conseguiu inverter a curva, o que explica boa parte das razões da sua derrota.


A economia argentina segue marcada por recessão, inflação galopante e uma desconfiança geral por parte de investidores, como consequência da deterioração de seus principais indicadores. Segundo dados oficiais do governo atual, a Argentina está em recessão oficial desde setembro de 2018, depois de acumular dois trimestres consecutivos de retração do PIB.

Macri herdou o país crescendo 2,7%, depois de um período de vaivém do governo anteiror, e chega às eleições presidenciais com o PIB em queda forte.

As estimativas do FMI preveem que a economia do país encolha até 3,1% neste ano.

26 comentários:

Anônimo disse...

Ou seja, o peronismo e' tao poderoso na Argentina por causa da incompetencia da direita em gerenciar a economia argentina desde 1947.

Mesma coisa no Brasil: a direita tem sido incompetente e por isto o crescimento do PT e todos os ptralhas.

Quando isto vai mudar? quando a direita parar de achar que e' melhor do que os comunistas simplesmente por que Deus lhes deu o direito de ser melhor e comecar a entregar resultados. Simples assim.

Enquanto a direita nao for pragmatica e entregar resultados - outros o farao. Boa sorte a todos.

CAP CAVERNA disse...

O sucesso de Perón e sua idolatria até hoje, deve-se a Argentina não ter participado da 2ª guerra mundial, e ter abastecido os países em guerra, inclusive a Alemanha Nazista, com produtos agrícolas,( principalmente trigo) e recebido o pagamento em OURO. Estas reservas em ouro foram tantas, que os lingotes de ouro eram depositados nos corredores do Banco Central Argentino, pois nos cofre não cabia mais. Daí o "boom" argentino até meados de 1982, quando acabou de vez as reservas e a malfadada guerra contra a Inglaterra. E até hoje eles não perderam a pompa. Ano que vem, estarão igual a Venezuela.

Anônimo disse...

É a receita da extrema direita, véio estupido kkkk

Renato disse...

A Argentina tem uma natureza fantastica para o meu gosto que vai dos desertos as montanhas,entretanto tem um problema sério parte de seu povo que segue a lei de Gerson.Quando fizer negocio com um argentino se for portenho tenha cuidado ele vai tentar te enrolar. Eles até podem ainda acender vela para o Peron ou Evita,mas o correto é que o que vale neste momento é o Kirchnerismo,não só de Cristina eles prepararam gente para levar adiante o misto Peronismo banditismo kirchnerismo. Não sei se Macri prometeu demais em cima de um corpo moribundo,mas realmente se ele tivesse ao menos mantido os péssimos indices em que recebeu a economia a História seria outra e que sirva de lição para Bolsonaro ou qualquer um que não queira quadrilheiros governando nosso pais,é preciso ter pulso firme e explicar para a população quando um sacrificio deve ser feito e mostrar quem não quer dar sua contribução para que o Brasil seja efetivamente um grande pais.

Anônimo disse...

Para as esquerdas, que junto com os militantes terroristas do foro de São Paulo e seus cubanos e venezuelanos criaram as condições para desestabilizar a Argentina e agora tentam fazer o mesmo com o Chile a regra é: quanto mais desestabilizado esteja um país melhor, mais fácil e seguro fica para roubar dado que, é na balbúrdia que desaparece qualquer possibilidade de controle !

Uruguayo disse...

La mierda argentina es así, cuanto más se agita, más apesta y, hasta el punto de que resulta que hay un enorme orinal debajo del montón de mierda.

Anônimo disse...

Mas quem detonou a economia foi a Cristina. É a mesma coisa aqui. O Bolsonaro pegou o pais estraçalhado.

Anônimo disse...

A Argentina começou a quebrar no.momeno que Perón assumiu o poder. A seta indica o início do peronismo. Populismo, acordo com sindicatos, corrupção desenfreada,

Extrema-Direita disse...

A quadrilha de Lula e do PT já assaltou os cofres públicos do Brasil.

Extrema-Direita disse...

O Rio Grande do Norte é o Estado mais sem futuro que eu conheço. PENSE NUM ESTADO SEM FUTURO....

Anônimo disse...

O que levou a Argentina, a essa situação foi o populismo peronista com a santa evita. Leiam a história da Argentina no séc-XX. Antes do golpe do coronel Peron a Argentina era país de 1º mundo, depois....é essa desgraça só, que não acaba mais....por lá todo o mundo é peronista...tem peronista de esquerda, peronista de centro, peronista de direita....agora com a volta da La Loca, será o caos.

Anônimo disse...

Nossa que ignorante kkkkkk

Anônimo disse...

Anota aí verme: receita para um país desenvolvido: colocar porcos de Esquerda no pau de arara. Perseguir comunas. Aramari o cidadão de bem. Pena de morte. Extinção de partidos comunistas. E tua mae chupando o ovo da direita kkkkkk

Anônimo disse...

É IGNARO QUEM DIZ QUE "A DIREITA" DEVASSOU A ARGENTINA...QUA...QUA....QUA...

A DIREITA NÃO DEVASSA SEU MERCADO , SEU MERCADO POTENCIAL, SEUS CLIENTES CONSUMIDORES,GERANDO RIQUEZAS, DEVEM SER PRÓSPEROS , ABASTADOS.

QUEM DETONA O POVO É COMUNISTA,POBRETÃO!

POBRE NÃO GERA EMPREGOPOBREZA NÃO É VIRTUDE NENHUMA.

QUEM DETONA O POVO É COMUNISTA É SOCIALISTA,VIDE CUBA,VENEZUELA,BOLIVIA,

ONDE ESTÃO OS "PARAÍSOS COMUNISTAS"?

kkk comentaristas ridiculos não poderiam escrever, deseducam, este blog está fEdendo de petista recalcado, inconformado e distratando pessoas, o que prova não terem ARGUMENTOS!

SÓ TEM PALAVRÃO! COMUNISTA NÃO TEM ARGUMENTO,NADA DE BOM PARA MOSTRAR!

SÓ VITUPÉRIOS.

IDE A CUBA QUE OS PARIU!

EU ACUSO! disse...

A Direita latinoamericana é puro entreguismo americanófilo.

Anônimo disse...

O Uruguaio acima, está coberto de razão. É incrível que um pais inteiro dê guarida a uma ideologia "podre e pobre" como a peronista. Apóia e briga por isto. Como resultado, cada vez se enterra mais. Jogou fora uma oportunidade de ouro e agora, só chora épocas passadas. Virou, ou deixou que aflorasse, em toda plenitude, a sacanagem, a esperteza, a safadeza, a preguiça intelectual de se questionar por que continuam a fazer as mesmas "merdas"... Pobre país. Como dizem, passou à decadência sem ter conhecido o apogeu...

Ultra 8 disse...

O estúpido do melancia Fabiano, Bolsonaro, está indo pelo mesmo caminho.

Comunismo é assim, muito desemprego e fome, e falando sem parar em democracia, até a chegada do colapso da economia.

"Democracia é a estrada para o socialismo."

- Karl Marx

Anônimo disse...

O Macri foi uma espécie de PSDB argentino. Não teve capacidade de resolver ou não quis? Ele foi colocado pela esquerda desgastada e podre que precisava de algumas reformas mas não poderia se sujar. O Macri mostrou aos argentinos como a "ultradireita" é 1000 vezes pior. Enganou até o FMI. Traidor!

Anônimo disse...

Uma coisa é certa.
Não haverá nenhuma manifestação na Argentina nem contra o Macri e nem contra o agora eleito.
Isto mostra o alto grau político dos nossos hermanos.
O povo Argentino tem milhares de livrarias e é cultissimo.

Anônimo disse...


Tá mas ... e cadê esse ouro todo ??

Anônimo disse...


TODOS TEM UMA VERSÃO SOBRE O CAOS ARGENTINO...MAS OS FATOS SÃO...

O PRESIDENTE PERON TEVE 03 MANDATOS, NO PERÍODO ELE NACIONALIZOU AS INDUSTRIAS E OS SERVIÇOS (água , energia, gás, etc) TRANSFORMOU O PAIS TODO NUMA GRANDE ESTATAL OU SOCIALISMO/COMUNISMO....TRANSFORMOU AS ESTATAIS REPLETAS DE FUNCIONÁRIOS PUBLICO...O PAÍS VIVEU O PLENO EMPREGO....SUA ESPOSA EVA....DISTRIBUÍA ALIMENTOS NAS CIDADES MAIS POBRES.. OS DOIS PERONISTAS VIRARAM SEMI-DEUSES....

MAS ACABOU O DINHEIRO, O SONHO DE UM PAÍS GRÁTIS TINHA PRAZO DE VALIDADE, A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E AGROPECUÁRIA NÃO DAVA MAIS CONTA DE COBRIR OS CUSTOS DO ESTADO INCHADO E PAQUIDERME, A CONTA VEIO...A CRISE SÓ AUMENTOU...SEM DINHEIRO E SOLUÇÃO O DESCONTENTAMENTO CRESCIA E OS MILITARES COMEÇARAM A
METER A MÃO NO PODER....

MAS O ARGENTINO É UM TANGO DE NOSTALGIA E DOR, VIVE DO PASSADO, OS 5/7 ANOS DE OURO QUE DIZEM TER SIDO O GOVERNO PERON...QUE NUNCA MAIS VAI VOLTAR...

HOJE É UM PAÍS COM UMA INDUSTRIA EM FRANGALHOS, SEU AGRO NEGOCIO NÃO É MAIS O MESMO, A CONCORRÊNCIA É GRANDE, EXISTE OUTROS PAÍSES QUE PRODUZEM IGUAL OU MELHOR COM CUSTO MENOR, O ESTADO CONTINUA GIGANTESCO, INCHADO, SUA DIVIDA EXTERNA É IMPAGÁVEL, E O PIOR, DEVIDO AS DEZENAS DE CRISES, O ARGENTINO NÃO CONFIA MAIS, TRABALHA EM DÓLAR....A SITUAÇÃO É CAÓTICA,VAMOS AGUARDAR .....




Anônimo disse...

Vai estudar a história da Argentina , o Peronismo e os sindicatos. Nao fala bobagens !!

Anônimo disse...

Análise perfeita !!

Anônimo disse...

Leia o anônimo das: 28 de outubro de 2019 22:56.

Anônimo disse...


Para o anônimo das 22:56

-O PRESIDENTE MACRI É UM EMPRESÁRIO DE FAMÍLIA RICA, NÃO SABE MUITO BEM LIDAR COM PROBLEMAS GRAVES...É UM DÓRIA DA VIDA....
-PROMETEU QUE O PAÍS IRIA SAIR DO CAOS, MAS SE ESQUECEU DA IXQUERDA (similar a brasileira) 24h CONTRA QUALQUER MUDANÇA, (vide Bolsonaro) E MAIS A SUPREMA CORTE QUE FEZ DE TUDO PARA IMPEDIR MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO (similar ao STF) NÃO TEVE PULSO, FORÇA, HABILIDADE PARA LIDAR COM UM POVO ACOSTUMADO A UM PAÍS DE GRÁTIS, COM SUBSÍDIOS PARA TODO LADO , MAIS UMA ESTRUTURA ESTATAL MASTODÔNTICA E COM 36% DA POPULAÇÃO NA POBREZA.

O Ministério do Trabalho estima que mais de 4 milhões de empregos são bancados por impostos, uma cifra que aumentou 60% desde 2002. Destes 4 milhões de funcionários públicos, pelo menos 300.000 foram indicados por critérios políticos pelo governo Kirchner e simplesmente nem sequer aparecem para trabalhar. No geral, em 65% das províncias, a fatia de funcionários públicos excede 40% da força de trabalho empregada.

Mas não é só o setor estatal o principal causador do problema. O governo também concede generosos subsídios ao setor privado. Consequentemente, a Argentina possui um modelo que aumentou desproporcionalmente a carga tributária sobre os setores mais produtivos para subsidiar os setores menos produtivos e também para pagar o enorme aumento ocorrido no funcionalismo público.

Anônimo disse...

É Véio fascista filho da puta? Kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/