Artigo, Rodrigo Lopes, Zero Hora - Como o escândalo da Lava-Jato destruiu o Peru

Todos os presidentes do país desde 2001 estão sob investigação por propina da Odebrecht.

A crise atual, que levou o Peru a ter suas 24 horas de Venezuela, é prova de como a corrupção exportada pela Odebrecht brasileira foi capaz de destruir, institucionalmente, um país. Desde 2001, todos os presidentes que governaram a nação andina estão sob investigação — um deles, Alan García (1985-1990 e 2006-2011), se matou em abril para não ser preso por lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Alejandro Toledo (2001-2006) foi detido em julho, nos Estados Unidos, e pesa sobre ele pedido de extradição feito pela Justiça peruana. A equipe especial da Lava-Jato pediu 20 anos de prisão para Ollanta Humala (2011-2016). E o mais recente, Pedro Paulo Kuczynski, que assumiu em 2016 e renunciou em 2018 para escapar do impeachment, está sob prisão domiciliar. 

No Peru, a Lava-Jato "hermana" quem está dentro e quem está fora do governo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

O VIADO DO JORNALISTA COMUNISTA DA ZELOTES SÓ ESQUECE QUE A CULPA NÃO É DA ODEBRECHT, NAS DO AMIGO DO AMIGO DO MEU PAI, OY SEJA O LULADRAO PETRALHA!

Extrema-Direita disse...

Essa Assembléia Legislativa só tem parasitas. ABAFARAM A OPERAÇÃO DAMA DE ESPADAS. Estão todos comprados, do TCE, AL-RN, TJ-RN, MP-RN estão todos comprados $$$$

Anônimo disse...

IMBECIL, jornalista da ZH!

NÃO FOI e NUNCA SERÁ A LAVA JATO destruir um país, SEMPRE SERÁ os CRIMINOSOS REUNIDOS EM PARTIDOS POLITICOS!

Anônimo disse...

Lula se achava o dono do BNDES. Distribuia dinheiro público para todos os países. Provas é que não faltam, mas está respondendo somente por “ Um TIPEX ” e Um SÍTIO ”. E o resto? Afinal os Estados estão todos quebrados e o país também.

Anônimo disse...

Numa entrevista Lula disse: que dinheiro público não é de ninguém.

Anônimo disse...

O PT E LULA DESTRUIRAM PAISES, ROUBARAM PAISES,CORROMPERAM E TOFFOLI LADRAO CONFESSO PRESIDE O STF E SE PREPARA PARA INOCENTAR LULA.

NÃO SE SABE DE NENHUMA QUADRILHA COMO O PT DE MAGNITUDE E PREJUIZO AO MUNDO.

MUITO AINDA VIRA.

Anônimo disse...

Viram como lá no Peru é diferente....lá no Peru não tem um BEIÇOLA para soltar bandidos e acusar os juízes e promotores da lava a jato como chefes de UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA. Qual a esperança que vcs tem num país em que o supremo age dessa maneira....????

Anônimo disse...

Os petistas estão se escondendo não é a toa.
E o chefe sob forte proteção não quer sair pra rua.
Se cercar na volta dá uma roda.

Anônimo disse...

Inversão dos fatos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/