Artigo, Daniel José - Complexo de Chernobyl: a USP e o preço da mentira

Há 33 anos, parte da Europa ficou ameaçada de se tornar inabitável após o acidente nuclear da Usina de Chernobyl. O episódio de 25 de abril de 1986, na região onde hoje fica a Ucrânia, foi retratado recentemente na série “Chernobyl e o preço da mentira.”.

A série mostra o que acontece em um sistema hierarquizado quando opiniões técnicas contrariam interesses políticos.

(...)

Em meio a críticas recentes, a notícia era boa o suficiente para o alto escalão da USP comemorar. O próprio Jornal da USP fez uma matéria com o título: “Ranking que avalia produção científica classifica a USP como a 8ª melhor do mundo.”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

A USP já esteve entre as 100 mwlhores do mundo. Sempre foi a melhor da A.Latina. Hj já perdeu a posição até aqui no cone Sul, para Chile e Rosário. Isso só fez piorar nas 3 últimas décadas.
Enquanto isso.. .num mundo paralelo das "facul" tupiniquins, exige-se teses dos graduandos ( no meu tempo era só para pós) e os bacharéis saem sem saber se paralisação escreve-se com "S", "Z" ou açúcar com "c" ou "ss"
Que dirá conhecer palavras básicas em latim ou grego.
Mas a graduação lhes exigiu tanto! Teses, Monografias....bah!
De que adiantou??
Os " de outrora " surfavam o curso todo, e saiam sabendo 10 vezes mais do que os atuais. Alguém poderia tentar explicar a razão. Eu reputo ao maldito construtivismo e ao ridículo (porém, endeusado pelos educadores brazucas) Freire!
Mas não sou especialista. E nem ministro da educação.

Anônimo disse...

PARA OS COMUNISTAS QUE MATARAM CEM MILHÕES, 100.000.000 UM "ACIDENTEZINHO" DESTES NÃO É NADA,NÃO É NADA!

A IMPRENSA VAGABUNDA E VENDIDA NÃO VAI DIVULGAR, FOI TODA COMPRADA E SÓ NOTICIA O QUE CONVÉM.

José Corrêa disse...

Muito bom o artigo!!!

Reflete com perfeição o típico comportamento da burocracia estatal que não admite questionamentos!!!

Posto que a maioria se declara de eskerda!!!

aparecido disse...

Conheço a USP onde estudei de 1978 a 1982.... e se já era pouco rosada naquela epoca hoje é vermelha completa...tirante os cursos de exatas e biomedicas o resto é só lixo vermelho... se não demolirem e retirarem o entulho vermelho aquilo vai virar pó...pó vermelho inutil...

Anônimo disse...

Perfeito,enquanto cultivarmos mentiras, colheremos atraso.De 2003 a 2016 foram tantas mentiras que agora o brasileiro está colhendo um juventude perdida, uma economia destroçada, uma segurança pública precária e uma nação dividida.

Anônimo disse...

As pesquisas brasileiras estão entre as menos citadas no mundo. Ou seja, muita quantidade e baixíssima qualidade. A pior relação custo-benefício do mundo, com muito gasto e pouquíssimo resultado útil à sociedade.

Anônimo disse...

E a ufrgs ??? Alguém sabe dizer ??
Não vale o critério utilizado pela usp.

Ricardo disse...

A Universidade brasileira é uma indústria têxtil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/