Opinião do editor - Liberação do FGTS e Pis/Pasep beneficiará o consumo e a produção


Os fundamentos da economia são consistentes, mas persiste a tensão produzida pelas mudanças pró-ativas no setor público e pró-mercado do novo governo.

A injeção de recursos de algo como R$ 63 bilhões (liberação de saques do FGTS e do Pis/Pasep), com foco no consumo, deverá fazer girar mais rápido a roda da economia. 

Michel Temer liberou R$ 44 bilhões, também do FGTS e Pis/Pasep, conseguindo algum resultado positivo para o PIB.

Outras ações estão correndo em paralelo, como ajustes fiscais que impactarão as contas públicas, como a reforma da previdência, e propostas já aprovadas ou em andamento, no caso de benefícios para a atividade privada, como são até PECs, como a da MP da Liberdade Econômica.

Muitas propostas ainda não viraram lei por causa da lentidão e da obstrução em andamento na Câmara.

Os alvos das medidas do governo são o mercado de trabalho e a produção.

4 comentários:

Joel Robinson disse...

Em termos, pois uma grande parcela retorna aos bancos pois o recebedor vai pagar o saldo do cartão. Certo?

Anônimo disse...

A minha, se realmente sair, não vai para consumo, vai para o plano de previdência. Sugiro pensarem bem antes de sair torrando o dinheiro por aí com besteiras.

Anônimo disse...

A manobra é simples de entender:O dinheiro depositado no FGTS é do trabalhador e o governo não pode por suas patas em cima,então libera para ser sacado,assim,os que tem alguma merreca para receber vão correndo ao banco e começam a fazer festa enquanto tiver um farelinho no bolso.Nada do que ele torrar vai voltar para sua conta,como disse o das 11:37 :se não pensarem bem,depois já era e quem vai abocanhar os 63 bi serão os bancos.
Que presentão o governo está dando aos amigos do Chicago boy,vulgo Paulo Guedes.

Antonio Garcia disse...

A Classe Trabalhadora continua a financiar os Canalhas Rentistas, transfigurados de empresários. Este dinheiro fácil, vai todo para aplicação, CONTRA O GOVERNO... Não irá gerar um emprego. Até quando !!!!

Ps.: Esta política foi implantada por FHC, continuada por lulu e dilma... agora pelo Bozo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/