Opinião do editor - Fim das estatais estaduais encerra o modelo intervencionista do Estado

O Correio do Povo destacou a notícia em manchete de capa.

As privatizações de CEEE, CRM e Sulgás encerram um capítulo da história da economia gaúcha, iniciada no governo Brizola, PDT, que apostou na criação de estatais, portanto da intervenção do governo na economia, visando retirá-la da preponderância agropastoril e industrializá-la.

O modelo cumpriu seu papel há pelo menos três décadas.

A partir de agora, o governo estadual parece ter formado maioria na Assembleia e angariado amplo apoio das classes dominantes e da população para modernizar o Estado, retirando de cima do contribuinte um peso que se tornou insuportável e fator de atraso.

O novo modelo da administração pública estadual privilegiará desembolsos relacionados com suas atividades fins: educação, saúde, segurança e infraestrutura material e social

10 comentários:

Anônimo disse...

Agora é só cortar o imposto na carne, baixar salario do executivo e legislativo estadual para salarios minimos e tentar atrair empresas para compensar todas que já fecharam e ainda fecharão este ano.

Anônimo disse...

Ahh e ISONOMIA SALARIAL nos três poderes pois o executivo sempre sifu...

Anônimo disse...

AS ESTATAIS FORAM CRIADAS PARA FAZEREM INVESTIMENTOS ONDE A INICIATIVA PRIVADA NÃO COLOCAVA SEU DINHEIRO PARA INVESTIR...

Se a iniciativa privada já está fazendo investimentos na área de energia elétrica, gás, saneamento básico e infra-estrutura, então é melhor privatizar mesmo.

Existia uma crítica às privatizações que foram feitas na década de 90, em que a iniciativa privada comprava toda uma estrutura pronta e depois não faziam mais investimentos para a expansão da estrutura existente.

Anônimo disse...

Então agora tem a obrigação de baixar o ICMS para o patamar anterior, pois, conforme a extrema direita sempre diz, não teremos mais estatais para sugar o dinheiro do estado

Anônimo disse...

Sai a estatal estadual, mas poderá entrar uma estatal chinesa. Aí pode?

Anônimo disse...

Precisamos de banco ?

Anônimo disse...



Depois vamos reduzir a máquina legislativa e acabar com os Cargos em Comissão. E acabar com as aposentadorias especiais dos parlamentares.

Anônimo disse...

Precisamos de banco ?

Sim, do contrário concentra ainda mais na mão do Bradesco/Santander e piora ainda mais.

Anônimo disse...

Perguntar não ofende. E o BANRISUL??

Anônimo disse...

Respondo: O BANRISUL dá muito lucro e impede o oligopólio do Santander e Bradesco!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/