Artigo, José Horta Manzano - Acordo UE-Mercosul: por que agora?

- O autor José Horta Manzano mora em Gebra. Ele acaba de enviar este artigo ao editor.


Por inesperado, o destravamento do acordo entre o Mercosul e a União Europeia surpreendeu. Com altos e baixos, estava em banho-maria havia 20 anos. Até uma semana antes da cúpula do G20, não se imaginava que seria assinado tão já. Até mesmo na véspera da assinatura, ainda se punha o verbo no condicional.

Frise-se que o documento sacramenta apenas um acordo de princípio, que poderá (ou não) entrar em vigor um dia. Na hipótese optimista, passará a valer daqui a alguns meses; na pessimista, será daqui a muitos anos. É que tem de ser ratificado individualmente pelo parlamento dos 28 membros da UE e dos 4 integrantes do Mercosul. São 32 congressos nacionais (31, caso o Reino Unido deixe a UE). Não é brincadeira.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Anônimo disse...

A Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada da América Latrina e Européia está rasgando as cuequinhas escarlates, que ódio, que ódio, que ódio vivem dize do pelos cantos, estão chorosos.Se fosse o Bo,sonaro diria:"A rapadura e doce mas não é mole não " ou "Chupa que a cana é foce".No Governo Bolsonaro o Brasil retornou às mãos dos que fazem, profuzem, saiu das mãos dos que administravam com a saliva, falavam muito e produziam pouco ou nada, única voisa que prosperou no Brasil, na era das trevas, foi a criminalidade e a corrupção.

Anônimo disse...

A Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada da América Latrina e Européia está rasgando as cuequinhas escarlates, que ódio, que ódio, que ódio vivem dizendo pelos cantos, estão chorosos.Se fosse o Bolsonaro diria:"A rapadura é doce mas não é mole não " ou "Chupa que a cana é doce".No Governo Bolsonaro o Brasil retornou às mãos dos que fazem e produzem, saiu das mãos dos que administravam com a saliva, falavam muito e produziam pouco ou nada, única coisa que prosperou no Brasil, na era das trevas, foi a criminalidade e a corrupção.

Dagoberto disse...

Sem tirar toda razão do articulista, pondero que o fato aparece em boa hora como mais um sinal do redirecionamento da política governamental. menos protecionismo e mais coragem para participar da inevitável globalização.

Anônimo disse...

Sabe aquela gravidez indesejada quando a camisinha estoura, então...

Anônimo disse...

Lembrado também que a 3ª guerra mundial está no horizonte e que o sol pode expandir de uma hora pra outra, segundo alguns especialistas.

Anônimo disse...

A moeda única vem ai com toda força.
Se a turma do Luladrão não teve cacife para implantar a URSAL, a turma do Bolso terá.
E os deputados estão loucos pelas vagas do Parlamento Sul Americano.
Eles só enxergam as propinas pela frente, é a propina que faz os olhos deles brilharem.

Anônimo disse...

O Brasil será avalista garantidor das dívidas dos exportadores e importadores do Bloco?

José Corrêa disse...

Sr Políbio:

O tal Sr José Horta Manzano é um tukano!!!

Para ele, especialmente em relação ao Bolsonaro e ao Marci, foi tudo obra do acaso!!!

Nada escreveu sobre as ações de Llulladrão, o Condenadão, Kretina Kirchner e Bandillmá!!!

Anônimo disse...

Para aprovação geral, a bandeira é azul e não vermelha. O mesmo ocorreu nas últimas eleições para o parlamento europeu da zona de euro, em que alguns candidatos esquerdistas de bandeira vermelha mudaram a cor para outra que não a vermelha para melhor aceitação.

Anônimo disse...

Que legal, no fim o Brasil carregará todos nas costas.

Anônimo disse...

Desde 1988: A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Eles tardam mas não falham.

Anônimo disse...

As fronteiras vão cair.

Anônimo disse...

O Primeiro passo para a implantação da Pátria Grande foi dado.

Anônimo disse...

Tiraram Cabo Daciolo pra loque, mas ele que estava com a verdade.

Anônimo disse...

Decidiram sem o aval do povo. Eles se adonam do cargo confiado e fazem o que bem entendem. Belos representantes do povo brasileiro são, e sempre foi assim.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/