Análise, Iedi - A indústria do futuro no Brasil e no mundo

Neste documento, o Iedi busca conceituar a indústria 4.0 e as inovações tecnológicas subjacentes, identificar as ações e planos empregados pelos grandes países industriais para alavancar a indústria do futuro e contribuir para o debate deste tema no Brasil, propondo sugestões de políticas.

Diz o documento:


As tendências presentes hoje na indústria mundial, se não forem acompanhadas pelo Brasil, podem muito bem aprofundar o processo de regressão industrial, isto é, de declínio da participação relativa da indústria na estrutura econômica do país, algo que temos testemunhado quase que sistematicamente desde o final dos anos 1980. Por isso, é fundamental que saiamos do estado letárgico que as dificuldades recentes nos colocaram e comecemos a pensar estrategicamente o futuro. No mundo, uma nova revolução produtiva está em marcha, fundada no desenvolvimento e na combinação de novas tecnologias em um conjunto amplo de áreas, envolvendo, por exemplo, inteligência artificial, robótica avançada, big data, computação em nuvem, internet das coisas, nano e biotecnologia, impressão 3D etc., e materializadas em três grandes dimensões: digitalização, novos materiais e novos processos.

CLIQUE AQUI para ler, estudar e passar adiante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo muda numa velocidade incrível, em 1978 me formei torneiro mecânico pelo Senai, o mercado era ótimo, 10 anos mais tarde às indústrias foram invadidas pelos tornos CNC tornando o torno mecânico quase que obsoleto, hoje,quem ama a profissão de torneiro mecânico e quer continuar trabalhando tem que comprar um e fazer pequenos trabalhos em casa mesmo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/