Artigo, Isabel Cristina Porto Borjes, Jornal do Comércio - Edifício residencial e locação


Tema frequente nos condomínios residenciais é a locação por temporada, através de aplicativos como Airbnb e Booking, cuja prática vem causado enormes incômodos aos demais moradores. A alta rotatividade de pessoas estranhas circulando no prédio, muitas vezes descumprindo as normas condominiais, frequentando e destruindo as áreas de lazer, superlotando os apartamentos, duplicando o valor das despesas, exige uma vigilância que o condomínio não está preparado para fazer; sequer tem funcionários suficientes para controlar esta situação. Na realidade, existem proprietários que, sob o manto do "direito de propriedade", exploram comercialmente a sua unidade residencial transformando-a em verdadeiros apart-hotéis ou flats, sem se importar com os problemas que causarão no edifício. Ocorrência frequente na Serra e na praia. 

Não se pode olvidar que um novo formato de contrato surgiu pela internet, com muito menos exigências de uma imobiliária, também com menos controle. Basta acessar, escolher e pagar, e qualquer pessoa pode ser locatária de um edifício, tendo acesso a chaves, senhas, usufruindo de todos os direitos sobre as áreas de uso comum, pondo em risco a segurança, o sossego e a saúde dos demais moradores. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

7 comentários:

Anônimo disse...

Condomínio é aquele troço que você compra, quita, e não é seu, você vira inquilino duas vezes, da prefeitura iptu, e do próprio condomínio que dependendo do caso vale mais a pena morar de aluguel, e não paga pra ver o que acontece, tô fora de condomínio, o portão da minha garagem abre com controle remoto, sai mais em conta.

Cris disse...

Este tipo de contrato é feito sob medida para satisfazer os anseios facções criminosas...
Informalidade total , tempo curto e alta rotatividade , nenhuma obrigação com as regras existentes, (um possível inquilino pode sub-locar livremente fazendo o condomínio perder a noção de quem é quem) ...
Já passou da hora desta história acabar...
Locação por temporada me parece adequado para casas , pois o que acontecer alí dirá respeito unicamente ao proprietário e ao locatário não envolvendo áreas de uso comum e segurança de terceiros e suas famílias, ou de apartamentos em edifícios construídos especificamente para este fim...
A idéia de se locar pela Internet não é ruim , precisa apenas ser direcionada corretamente para que funcione bem e inocentes moradores de edifícios residenciais não sirvam de disfarce e escudo para criminosos em fuga e suas quadrilhas...

Anônimo disse...

No meu condomínio, há uns 40 dias, forasteiros que alugaram apto. deram festa pra adolescentes, deu briga, até sangue nos corredores do edifício havia no outro dia.

Anônimo disse...

Quem não suporta o condomínio deve ir morar em uma casa individual.

Quem é dono pode emprestar ou alugar para quem quiser. Os abusos devem ser combatidos na forma prevista no estatuto do condomínio.

Anônimo disse...

Seu ponto de vista é muito apropriado!

ganhatudo disse...

Essa discussão seria similar a discussão entre Uber e taxistas?
Sempre tem os contra e os que são a favor. Nunca é fácil conciliar.

Anônimo disse...

Por 1% dos casos que dá problema, a velha comunista quer acabar com o airbnb. Prefere dar ao povo os aluguéis caros e cheios de burocracia "regulados por lei". Já era, velha. Perdeu. Teu pensamento não tem mais lugar no nosso mundo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/