Governo Temer desenha estratégia para o Brasil

- Hussein Kalout, secretário de assuntos estratégicos da Presidência da República: transformar a pasta em "usina de ideias"

A entrevista foi concedida ao jornal Valor, para os jornalistas Fernando Exman e Rosângela Bittar.
Leia tudo:

No início do ano, o presidente Michel Temer convenceu Hussein Kalout a licenciar-se da função de professor de relações internacionais e pesquisador da Universidade de Harvard para reestruturar a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência. A missão dada a Temer ao cientista político brasiliense, 41 anos, foi transformar a pasta numa espécie de "usina de ideias" que colaborasse com os projetos fundamentais ao desenvolvimento do país e ao mapeamento dos riscos à soberania e segurança nacional.

Em entrevista exclusiva ao Valor, Hussein Kalout fez um diagnóstico sobre a situação do país e detalhou as prioridades da SAE, como os debates sobre um novo modelo de inserção do Brasil no mundo. 

Valor: O senhor está preparando uma visão estratégica do país para deixar como legado do governo Temer?
Hussein Kalout: Se a gente focar na ideia de legado pode acabar se frustrando. No Brasil não temos, por tradição, uma cultura estratégica. A SAE, desde que foi criada, no início dos anos 90, pelo presidente Fernando Collor, foi extinta e recriada umas seis vezes. Isso é patológico, demonstra a ausência de uma cultura estratégica no âmbito do pensamento estatal brasileiro.

Valor: Qual a consequência disso? 
Kalout: Os problemas que o Brasil está enfrentando, hoje, são praticamente os mesmos problemas que o Brasil enfrentou em décadas passadas ou até no século passado.

Valor: Quais?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Um ativista muçulmano no alto escalão do país. Run to the hills.

Anônimo disse...

11:11, qual o motivo do espanto? O próprio presidente é. Por isso ele não se acanhou de um sessentão $eduzir uma novinha menor de idade.

Anônimo disse...

Estratégia única do Temer e seus amigos é não ser preso.
Cai fora meu !

Unknown disse...

A ÚNICA IDEIA POSSÍVEL PARA O BRASIL:
Entreguem o país aos militares, numa intervenção branca, com o compromisso de eles implementarem a Constituição e o Modelo de Gestão da Suécia, no Brasil!!!
Não temos lideranças nem representantes capazes de mudar o país!!!

Anônimo disse...

O Brasil só teve estratégia na Democracia Militar.

Anônimo disse...

Uma boa idéia, e dou de graça:

Chamem o General Mourão. General Mourão é ca solução.

Anônimo disse...

Puta q pariu...não falaram pra ellle que o plano estratégico aqui é roubar...e roubar..?
Salam!

Anônimo disse...

O tema é importante, mas o governo Teemer é tampão. O personagem em tela, está fazendo um belo "estagio acadêmico". Bom para o curriculum dele. De prático: nada.
O novo governo de 2019 começa tudo de novo com seus amigos. Pode até voltar o Unger!

Anônimo disse...

Precisamos é de projetos estratégicos. É o investimento mais barato que existe.

O problema é que projeto não agrada os políticos, eles querem inaugurar obra.

Talvez por isso as profissões técnicas como engenharias, arquitetura e tais sejam tão desprestigiados pela política...

Ou alguém conhece um advogado projetista por aí??

Anônimo disse...


O senhor ultrapassa o ridículo.

Anônimo disse...

Conheço Hussein Kalout pessoalmente. É um cara brilhante(Seu currículo fala por si), íntegro, que só aceitou este cargo pela excitação que os desafios sempre trouxeram à ele.

Desqualifica-lo por sua origem étnica é passar atestado de burrice em público. Melhor ter ficado com a boca calada e quieta.

Ao anônimo das 11:11, Hussein Kaout é libanês, de família CRISTÃ MARONITA.

E mesmo que não fosse, poucos, quase nenhumm, dos católicos ou evangélicos de Pindorama tem o cacife intelectual e acadêmico de Hussein Kalout.

Anônimo disse...


A estratégia do governo é se livrar da cadeia.
Patético.

Anônimo disse...

Desde que assumiu o Governo, há mais de UM ANO, a única estratégia do TEMER é ESCAPAR da Laja Jato. Não tem outra e ele está seguindo à risca as instruções de seu mentor LULA ... Aliás, Temer é o mais MEDÍOCRE Presidente dentre todos os que já governaram o Brasil. É FROUXO, INSEGURO e muito comprometido com a corrupção no Brasil. É preciso retirá-lo da Presidência o mais URGENTE possível, afastando toda a cúpula de seu governo também ...

Anônimo disse...

Na área econômica e de planejamento o governo Temer é a melhor coisa que aconteceu em décadas no país.

Anônimo disse...

Caro anônimo das 15:41,
O cara é cristão, mas em alguns artigos ele defende os muçulmanos, que diz serem vítimas do terrorismo. Os muçulmanos dizimaram com a população cristã do Líbano em 27 anos, depois de terem sido bem acolhidos, depois de nenhum outro país muçulmano da região os aceitar. Tipo o que a europa está fazendo com os do iraq ou siria, onde ninguém mais os quis. Qual a razão desses artigos, síndrome de estocolmo, burrice ou se converteu?

Anônimo disse...

Mas e a PONTE PARA O FUTURO? caiu?

Anônimo disse...

A republica dos Salins....até que os Salins são inteligentes, mas pensam primeiro neles e depois no pais...Salim namorando a Sara e ela dizia põe tudo.. põe tudo põe tudo Salim.. Põe tudo no meu nome !!!!.. é assim que eles pensam....

Anônimo disse...

Esse moço não está proibido de entrar nos USA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/