Artigo, Adeli Sell, Porto Alegre - Rua da Praia

- O autor é vereador de Porto Alegre, bancada do PT. A foto é de Gilberto Simon, Porto Imagem. 

A vontade de gritar era grande. Mas fiquei com tudo engasgado. Explico o porquê. Almocei no Chalé, uma relíquia que ajudamos a salvar e ampliar. Dali fui ver o "novo Guaspari". Ali comprei as primeiras roupas quando cheguei em Porto Alegre, em 1972.
Fiquei imaginando o professor, artista e arquiteto Fernando Corona subindo ao sétimo andar para um café, olhar o Guaíba e lembrar que no início dos anos 30 ele botava de pé o primeiro prédio modernista da cidade. Lembrei da arquiteta Alessanda Bonotto Paim, que tinha proposição ousada para o local. Ficou legal, mas esperava mais.

Dali cruzei a Galeria Chaves para continuar minhas lembranças e sentir um pouco mais das obras do Corona, que da Espanha veio nos ensinar arte. Quando botei os pés na Rua da Praia, já na frente da antiga Livraria e Editora Globo, me bateu a revolta, daquelas que reviram o estômago, aceleram o coração e dão dor na cabeça. Não tinha mais rua, só um mercado de ilegalidades.

O que fizeram ou deixaram fazer com a Rua da Praia de Nilo Ruschel?

(...)

Pois lhes direi: se eu fosse prefeito, resgataria a Rua da Praia para as pessoas, para uma Porto Alegre novamente inclusiva.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

35 comentários:

Anônimo disse...

Parece que o Adeli nao vivia em Porto Alegre na epoca das prefeituras do PT. Era muito pior. Esqueceu dos camelos na Praca XV, Na Rua da Praia era a mesma esculhambacao de hoje.

Parece que ele acreditou na propaganda da Cidade Viva...

Anônimo disse...

ESSA GAZELA CATARINA DA FACÇÃO "OS PETRALHAS" NÃO ENGANA MAIS! É TIPO O FAKE FEFEMSOR DOS APOSENTADOS O TAL SENADOR PARLAPATÃO QUE CARREGA NO "R" MAS NÃO DEIXA A FACÇÃO! TUDO CARNIÇA COMUNISTA INCLUSIVA!

FAÇANHA,O INTEGRALISTA disse...

É o DESEMPREGO, Adeli, é o desemprego... A forma de combate a ele sob as leis de mercado e democracia liberal, é deixar rolar o MERCADO PERSA...Pode a Prefeitura dobrar o pessoal da COTRAVIPA, ou abrir frentes de trabalho à lá NEW DEAL? não pode, não tem dinheiro.

Anônimo disse...

Adeli, Adeli... já está se candidatando a prefeito, é? Se os portoalegrensenses ainda lembrarem do estrago que o PT fez na cidade e no país, nunca mais votam nem em ti e nem em ninguém do teu partido ou da tua ideologia.

Anônimo disse...

"...para um BRASIL novamente inclusivo..." LULA NA PAPUDA, com toda a QUADRILHA seu vereador TROUXA OU vaquinha de presépio, é o que o Sr. é!

Anônimo disse...

Um petista de chapéu. Apenas é esta a diferença. Dar ouvidos ou forçar os olhos na leitura de qualquer coisa oriunda deste homenzinho petista de chapéu, é ofensa suicídica. Que desapareçam, todos os malditos petistas! Até mesmo aqueles que usam chapéus.

Anônimo disse...

Polibio e se os camelo desconfia q tu es da policia ou fiscal eles praticamente te expulsam e ameaça as pessoas, ocorre com meu filho q veio do RJ só para nos visitar (aniver da avó paterna) foi bem desgradável

Anônimo disse...

Onde o PT assume as prefeituras, a cidade vira um furduncio,bagunça generalizada, é camelo para todo lado sem organização.Isso aconteceu em São Paulo nos Governos da Prefeita Luiza Erudina, Marta Suplicy e Fernando Haddad, os Sucessores tem que se indispor com Deus e todo mundo para colocar a cidade mais ou menos organizadam é o que está ocorrendo vom o João Doria.E o que é pior, os petistas ficam cobrando o atual prefeito pelo estrago de 4 anos dos governos dele, isdo tambem está sendo cobrado do Temer e fo Sartori,

Anônimo disse...

Tem que abrir a Rua da Praia para trânsito de carros de passeio, num só sentido, com estacionamento proibido. Calçadas bem largas e a pista de rodagem central, com 5 ou 6 metros de largura.

Anônimo disse...

todas as cidades do país estao assim...

o Brasil, que ja tinha as cidades mais feias do mundo, umas verdadeiras aberraçoes arquitetonicas, conseguiu deixar tudo mais horroroso ainda...

vejam o video do professor Olavo no YouTube chamado "Porque o Brasil é um país depressivo"...

ele explica a melancolia das nossas cidades e porque nao ha o menor prazer em passear pelas ruas das cidades desse país...

o calçadao da Felipe Schmidt, em Florianopolis, outrora um lugar aprazivel e seguro, se transformou nisso ai que o autor relatou...

ilegalidades de todos os tipos e de todas as nacionalidades bem diante da cara dos lojistas estabelecidos que pagam impostos e tem de concorrer com gente vendendo de tudo bem defronte as suas lojas...

Anônimo disse...

essas gazelas da direita fascista q saíram do armário poderiam fazer o seu desejo secreto q é dar muito...esse ódio só Freud explica gazelada eheheh

Anônimo disse...

essas gazelas da direita fascista q saíram do armário poderiam fazer o seu desejo secreto q é dar muito...esse ódio só Freud explica gazelada eheheh

Anônimo disse...

Saudosismo... Com o perdão da redundância, coisa da antiga.
O centro de qualquer cidade do mundo é deteriorado. Mas alguns querem Porto Alegre diferente. Perdem o seu tempo

Anônimo disse...

Os Petralhas são muito engraçados.

Anônimo disse...

Não deixem um petista sair falando. É só ódio e excremento. Fora petista ridículo!

Anônimo disse...

NA ÉPOCA DO PT OS CAMÊLOS TOMAVAM TODO O CENTRO E NÃO SÓ A RUA DA PRAIA.

ISTO O ELEMENTO ADELI ESQUECEU DE MENCIONAR.

Anônimo disse...

Petralhas são muito sensíveis. O peteba em tela deveria estar emocionado. A inclusão tão propalada é essa aí. Barracas pela rua, mendigos, assaltantes, mas ficou faltando, não vi drogados.

Anônimo disse...

as cidades brasileiras sao horriveis, os predios sao verdadeiras frankainstains da arquitetura, cidades cheias dos famosos minhocoes cheios de curvas pra proporcionar mais propinas ao vereador

Anônimo disse...

Mas nem Freud explica, porque TODO o petista/comunista é ladrão.
hahahahahahahahaha

Anônimo disse...

O centro de qualquer cidade do mundo é deteriorado

como????

saia do quadrado onde mora, viaje um pouco, nem precisa ser pra muito longe...

voce vai ficar supreso que essa sua afirmação é completamente equivocada...

essa mania do brasileiro de querer sempre nivelar o mundo inteiro por baixo para tentar minimizar os problemas do sei país é realmente cansativa...

Anônimo disse...

Mas esses petistas são de lascar! Se prefeito fosse esse adorador de ladroes, Porto Alegre iria piorar muito mais. Vade retro, satanás...

Anônimo disse...

PT ACABOU!

Anônimo disse...

Qualquer cidade não!!!! O Centro da quase totalidade das cidades, inclusive capitais, da Europa são muito bem frequentadas e conservadas. Esse lixo é próprio da América LatRina.

Anônimo disse...

É uma estupidez gastar milhões para revitalizar a rua da praia. Basta tirar o comércio ilegal, mendigos, os veículos e colocar alguns bancos e folhagens, bem como multar os porcalhoes que jogam lixo no chão.

Anônimo disse...

Qual é o partido desse sujeito ? Só podia ser , do PT . Manda ele pra Cuba e ou Venezuela.
Voltem militares.

Anônimo disse...

Verdade seja dita, faz 16 anos que o PT não é governo e o discurso de 3 novos governos não mudam. Todos que vieram depois do PT prometeram melhorar a cidade e não conseguiram, a coisa só piora e as desculpas são as mesmas. Quem consegue andar pelo viaduto Otavio Rocha sem prender a respiração?

Não gosto do PT, então fico com a critica do texto do David Coimbra.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/david-coimbra/noticia/2017/09/rua-da-praia-vergonha-e-tristeza-9887470.html

Anônimo disse...

O centro do portinho está um lixo. Camelódromo foi construído e as ruas continuam lotadas de ambulantes. Portinho envergonha moradores. Na entrada de Porto Alegre ao entrar na Farrapos a direita tem depósitos de lixo e moradores de rua. O viaduto da Borges é um favelão imundo, da náusea o mau cheiro Até quando o cidadão terá que conviver com moradores de rua destruindo a cidade?

Anônimo disse...

A rua da praia está ficando semelhante ao Paraguai. Está impossível caminhar por ela de tantas bugigangas atrapalhando o direito de ir e vir. Se nossos governos autorizaram a entrada desses refugiados sem projeto de estada e trabalho, esses não tem o direito de chegarem aqui e se estabelecerem como quiserem. Não podemos abrir mão dos nossos costumes de termos o direito de caminhar livremente por nossas ruas. A solução para esse problema não é o povo que tem que dar e sim quem os deixou entrar. Já havia coitadinhos que chega em nosso país.

Anônimo disse...

Fazia tempos não passava pela Andradas. Passei na semana passada
PARECE QUE QUEM GOVERNA A CIDADE É AQUELE ANTIGO E ULTRAPASSADO GOVERNO DO PT.

Anônimo disse...

A "NOVA ANDRADAS" parece já refletir o viagem do Temer à China.
Cheia de bugigangas chinesas espalhadas pela rua.
Com certeza, depois da viagem, com todos os impostos de importação pagos.
E a 'GRANDE VANTAGEM" gerando empregos na China e SUBEMPREGOS NO BRASIL.
viva temer.

Anônimo disse...

Kkkkkk só pode ser cega ou petista....

Anônimo disse...

petista e' muito cínico, a andradas ta desse jeito porque eles mesmos proporcionaram isto, o portinho esta a 50 anos na mao da esquerda e o resultado esta ai

Anônimo disse...

Pelo nível do anonimo das 17:10hs já se sabe a ideologia do "mortandela", o bom caçador conhece o tamanho do animal pelas pegadas.

Anônimo disse...

Aliado a isto, vários problemas continuam por falta de fiscalização. Camelos irregulares, poluição visual, arvores sem poda regular, faixa de segurança sem pintura. Quer se sentir em Cuba passa por baixo do viaduto Otávio Rocha e depois comenta aqui.

Ligo para as secretarias para saber qual a frequência de fiscalização, uma vez por semana, por mês, ano. A resposta é que a fiscalização só autua com denuncia da população. A fiscalização somente funciona se houver denuncia. Nada mudou!

Anônimo disse...

Pelo jeito este anonimo das 17:10 é um viajante assíduo para Cachoerinha...Ou melhor...só anda em cidades brasileiras.
Quanta ignorância...não precisa nem ir pra Europa pra ver quanta diferença. PIOR IGNORANTE é o sujeito que se acha estendido sem não ser.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/