Artigo, Adeli Sell, Porto Alegre - Rua da Praia

- O autor é vereador de Porto Alegre, bancada do PT. A foto é de Gilberto Simon, Porto Imagem. 

A vontade de gritar era grande. Mas fiquei com tudo engasgado. Explico o porquê. Almocei no Chalé, uma relíquia que ajudamos a salvar e ampliar. Dali fui ver o "novo Guaspari". Ali comprei as primeiras roupas quando cheguei em Porto Alegre, em 1972.
Fiquei imaginando o professor, artista e arquiteto Fernando Corona subindo ao sétimo andar para um café, olhar o Guaíba e lembrar que no início dos anos 30 ele botava de pé o primeiro prédio modernista da cidade. Lembrei da arquiteta Alessanda Bonotto Paim, que tinha proposição ousada para o local. Ficou legal, mas esperava mais.

Dali cruzei a Galeria Chaves para continuar minhas lembranças e sentir um pouco mais das obras do Corona, que da Espanha veio nos ensinar arte. Quando botei os pés na Rua da Praia, já na frente da antiga Livraria e Editora Globo, me bateu a revolta, daquelas que reviram o estômago, aceleram o coração e dão dor na cabeça. Não tinha mais rua, só um mercado de ilegalidades.

O que fizeram ou deixaram fazer com a Rua da Praia de Nilo Ruschel?

(...)

Pois lhes direi: se eu fosse prefeito, resgataria a Rua da Praia para as pessoas, para uma Porto Alegre novamente inclusiva.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

35 comentários:

  1. Parece que o Adeli nao vivia em Porto Alegre na epoca das prefeituras do PT. Era muito pior. Esqueceu dos camelos na Praca XV, Na Rua da Praia era a mesma esculhambacao de hoje.

    Parece que ele acreditou na propaganda da Cidade Viva...

    ResponderExcluir
  2. ESSA GAZELA CATARINA DA FACÇÃO "OS PETRALHAS" NÃO ENGANA MAIS! É TIPO O FAKE FEFEMSOR DOS APOSENTADOS O TAL SENADOR PARLAPATÃO QUE CARREGA NO "R" MAS NÃO DEIXA A FACÇÃO! TUDO CARNIÇA COMUNISTA INCLUSIVA!

    ResponderExcluir
  3. FAÇANHA,O INTEGRALISTA7 de setembro de 2017 às 15:37

    É o DESEMPREGO, Adeli, é o desemprego... A forma de combate a ele sob as leis de mercado e democracia liberal, é deixar rolar o MERCADO PERSA...Pode a Prefeitura dobrar o pessoal da COTRAVIPA, ou abrir frentes de trabalho à lá NEW DEAL? não pode, não tem dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Adeli, Adeli... já está se candidatando a prefeito, é? Se os portoalegrensenses ainda lembrarem do estrago que o PT fez na cidade e no país, nunca mais votam nem em ti e nem em ninguém do teu partido ou da tua ideologia.

    ResponderExcluir
  5. "...para um BRASIL novamente inclusivo..." LULA NA PAPUDA, com toda a QUADRILHA seu vereador TROUXA OU vaquinha de presépio, é o que o Sr. é!

    ResponderExcluir
  6. Um petista de chapéu. Apenas é esta a diferença. Dar ouvidos ou forçar os olhos na leitura de qualquer coisa oriunda deste homenzinho petista de chapéu, é ofensa suicídica. Que desapareçam, todos os malditos petistas! Até mesmo aqueles que usam chapéus.

    ResponderExcluir
  7. Polibio e se os camelo desconfia q tu es da policia ou fiscal eles praticamente te expulsam e ameaça as pessoas, ocorre com meu filho q veio do RJ só para nos visitar (aniver da avó paterna) foi bem desgradável

    ResponderExcluir
  8. Onde o PT assume as prefeituras, a cidade vira um furduncio,bagunça generalizada, é camelo para todo lado sem organização.Isso aconteceu em São Paulo nos Governos da Prefeita Luiza Erudina, Marta Suplicy e Fernando Haddad, os Sucessores tem que se indispor com Deus e todo mundo para colocar a cidade mais ou menos organizadam é o que está ocorrendo vom o João Doria.E o que é pior, os petistas ficam cobrando o atual prefeito pelo estrago de 4 anos dos governos dele, isdo tambem está sendo cobrado do Temer e fo Sartori,

    ResponderExcluir
  9. Tem que abrir a Rua da Praia para trânsito de carros de passeio, num só sentido, com estacionamento proibido. Calçadas bem largas e a pista de rodagem central, com 5 ou 6 metros de largura.

    ResponderExcluir
  10. todas as cidades do país estao assim...

    o Brasil, que ja tinha as cidades mais feias do mundo, umas verdadeiras aberraçoes arquitetonicas, conseguiu deixar tudo mais horroroso ainda...

    vejam o video do professor Olavo no YouTube chamado "Porque o Brasil é um país depressivo"...

    ele explica a melancolia das nossas cidades e porque nao ha o menor prazer em passear pelas ruas das cidades desse país...

    o calçadao da Felipe Schmidt, em Florianopolis, outrora um lugar aprazivel e seguro, se transformou nisso ai que o autor relatou...

    ilegalidades de todos os tipos e de todas as nacionalidades bem diante da cara dos lojistas estabelecidos que pagam impostos e tem de concorrer com gente vendendo de tudo bem defronte as suas lojas...

    ResponderExcluir
  11. essas gazelas da direita fascista q saíram do armário poderiam fazer o seu desejo secreto q é dar muito...esse ódio só Freud explica gazelada eheheh

    ResponderExcluir
  12. essas gazelas da direita fascista q saíram do armário poderiam fazer o seu desejo secreto q é dar muito...esse ódio só Freud explica gazelada eheheh

    ResponderExcluir
  13. Saudosismo... Com o perdão da redundância, coisa da antiga.
    O centro de qualquer cidade do mundo é deteriorado. Mas alguns querem Porto Alegre diferente. Perdem o seu tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer cidade não!!!! O Centro da quase totalidade das cidades, inclusive capitais, da Europa são muito bem frequentadas e conservadas. Esse lixo é próprio da América LatRina.

      Excluir
    2. Pelo jeito este anonimo das 17:10 é um viajante assíduo para Cachoerinha...Ou melhor...só anda em cidades brasileiras.
      Quanta ignorância...não precisa nem ir pra Europa pra ver quanta diferença. PIOR IGNORANTE é o sujeito que se acha estendido sem não ser.

      Excluir
  14. Os Petralhas são muito engraçados.

    ResponderExcluir
  15. Não deixem um petista sair falando. É só ódio e excremento. Fora petista ridículo!

    ResponderExcluir
  16. NA ÉPOCA DO PT OS CAMÊLOS TOMAVAM TODO O CENTRO E NÃO SÓ A RUA DA PRAIA.

    ISTO O ELEMENTO ADELI ESQUECEU DE MENCIONAR.

    ResponderExcluir
  17. Petralhas são muito sensíveis. O peteba em tela deveria estar emocionado. A inclusão tão propalada é essa aí. Barracas pela rua, mendigos, assaltantes, mas ficou faltando, não vi drogados.

    ResponderExcluir
  18. as cidades brasileiras sao horriveis, os predios sao verdadeiras frankainstains da arquitetura, cidades cheias dos famosos minhocoes cheios de curvas pra proporcionar mais propinas ao vereador

    ResponderExcluir
  19. Mas nem Freud explica, porque TODO o petista/comunista é ladrão.
    hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  20. O centro de qualquer cidade do mundo é deteriorado

    como????

    saia do quadrado onde mora, viaje um pouco, nem precisa ser pra muito longe...

    voce vai ficar supreso que essa sua afirmação é completamente equivocada...

    essa mania do brasileiro de querer sempre nivelar o mundo inteiro por baixo para tentar minimizar os problemas do sei país é realmente cansativa...

    ResponderExcluir
  21. Mas esses petistas são de lascar! Se prefeito fosse esse adorador de ladroes, Porto Alegre iria piorar muito mais. Vade retro, satanás...

    ResponderExcluir
  22. É uma estupidez gastar milhões para revitalizar a rua da praia. Basta tirar o comércio ilegal, mendigos, os veículos e colocar alguns bancos e folhagens, bem como multar os porcalhoes que jogam lixo no chão.

    ResponderExcluir
  23. Qual é o partido desse sujeito ? Só podia ser , do PT . Manda ele pra Cuba e ou Venezuela.
    Voltem militares.

    ResponderExcluir
  24. Verdade seja dita, faz 16 anos que o PT não é governo e o discurso de 3 novos governos não mudam. Todos que vieram depois do PT prometeram melhorar a cidade e não conseguiram, a coisa só piora e as desculpas são as mesmas. Quem consegue andar pelo viaduto Otavio Rocha sem prender a respiração?

    Não gosto do PT, então fico com a critica do texto do David Coimbra.
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/david-coimbra/noticia/2017/09/rua-da-praia-vergonha-e-tristeza-9887470.html

    ResponderExcluir
  25. O centro do portinho está um lixo. Camelódromo foi construído e as ruas continuam lotadas de ambulantes. Portinho envergonha moradores. Na entrada de Porto Alegre ao entrar na Farrapos a direita tem depósitos de lixo e moradores de rua. O viaduto da Borges é um favelão imundo, da náusea o mau cheiro Até quando o cidadão terá que conviver com moradores de rua destruindo a cidade?

    ResponderExcluir
  26. A rua da praia está ficando semelhante ao Paraguai. Está impossível caminhar por ela de tantas bugigangas atrapalhando o direito de ir e vir. Se nossos governos autorizaram a entrada desses refugiados sem projeto de estada e trabalho, esses não tem o direito de chegarem aqui e se estabelecerem como quiserem. Não podemos abrir mão dos nossos costumes de termos o direito de caminhar livremente por nossas ruas. A solução para esse problema não é o povo que tem que dar e sim quem os deixou entrar. Já havia coitadinhos que chega em nosso país.

    ResponderExcluir
  27. Fazia tempos não passava pela Andradas. Passei na semana passada
    PARECE QUE QUEM GOVERNA A CIDADE É AQUELE ANTIGO E ULTRAPASSADO GOVERNO DO PT.

    ResponderExcluir
  28. A "NOVA ANDRADAS" parece já refletir o viagem do Temer à China.
    Cheia de bugigangas chinesas espalhadas pela rua.
    Com certeza, depois da viagem, com todos os impostos de importação pagos.
    E a 'GRANDE VANTAGEM" gerando empregos na China e SUBEMPREGOS NO BRASIL.
    viva temer.

    ResponderExcluir
  29. petista e' muito cínico, a andradas ta desse jeito porque eles mesmos proporcionaram isto, o portinho esta a 50 anos na mao da esquerda e o resultado esta ai

    ResponderExcluir
  30. Pelo nível do anonimo das 17:10hs já se sabe a ideologia do "mortandela", o bom caçador conhece o tamanho do animal pelas pegadas.

    ResponderExcluir
  31. Aliado a isto, vários problemas continuam por falta de fiscalização. Camelos irregulares, poluição visual, arvores sem poda regular, faixa de segurança sem pintura. Quer se sentir em Cuba passa por baixo do viaduto Otávio Rocha e depois comenta aqui.

    Ligo para as secretarias para saber qual a frequência de fiscalização, uma vez por semana, por mês, ano. A resposta é que a fiscalização só autua com denuncia da população. A fiscalização somente funciona se houver denuncia. Nada mudou!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/