Governo uruguaio usa Smurfs para induzir crianças a gostarem do comunismo

No começo desta semana, tornaram-se virais no Uruguai textos de um livro escolar que recorre à aldeia dos Smurfs - personagens de histórias em quadrinhos - para explicar o sistema comunista. "Talvez o seguinte exemplo ajude a entender a ideia da sociedade comunista. Você conhece os Smurfs? Eles são uma comunidade que vive em uma aldeia. Todos têm acesso a moradia. Ninguém passa fome. O poço de água é para uso coletivo, não é de ninguém e é de todos”, justificou à BBC a autora do livro, Silvana Pera.

A publicação, que traz numa mesma página uma foto do líder da Revolução Comunista russa Vladimir Lênin e um desenho da aldeia dos Smurfs, causou polêmica. E o que poderia ter permanecido como uma simples controvérsia nas redes sociais cresceu quando o deputado oposicionista Pablo Iturralde, do conservador Partido Nacional, anunciou que iria pedir explicações sobre o uso do livro à ministra da Educação e Cultura, María Julia Muñoz.

Isso acabou criando outra polêmica porque o livro estava sendo usado apenas por alunos do sexto ano do ensino fundamental de algumas escolas particulares e um dos pilares da educação no Uruguai estabelece que o Estado nunca deve ter ingerência nos assuntos da educação privada.

23 comentários:

Anônimo disse...

Governo brasileiro usa youtubers para propagandear liberalismo. Entao?

Anônimo disse...

Deve ser para explicar o socialismo para as meninas. Senão elas vão querer ficar com a Barbie.

Anônimo disse...

URUGUAI também tem que dizer as crianças que LENIN foi morto por outro comunista, STALIN.
Elas tem que saber que, todo comunismo é implantado mediante muitas mortes.

Unknown disse...

Será que a professora disse que os "SMURFS "assassinaram milhões de outros smurfs em perseguições politicas, fome e guerra, fora os outros milhões de smurfs presos e deportados para a sibéria sem julgamento ?

Anônimo disse...

Sensacional!!!!!! Um dos melhores comentários que já li.

Anônimo disse...

Temos vizinhos comunistas.Uma lástima , pois o URUGUAI sempre foi um bom país. Os terroristas TUPAMAROS que causaram uma verdadeira tragédia no Uruguai , nos anos 60 e 70, estão no poder . Pobres uruguaios .!!!

Ariel disse...

Meu pai, minha mãe a família toda eram uruguaios.....como mudaram!!!!!mas, veja bem, eles não irão longe.....haverá de surgir um BLANCO ou um COLORADO para espantar essa gentalha

Anônimo disse...

Se tem poço logo logo vai aparecer um comunista petista pedindo dinheiro para furar mais e mais poços para pegar uma beira nas perfurações.

Daí vai aparecer um juiz chamado Smorfo e vai botar os comunistas mais capitalistas no camburfão prender esses smurfruptos !!

E aí os smurfs viveram felizes para sempre !

The End .

Anônimo disse...

Temer recebe alto escalão da Globo com frequência no Jaburu:

18/02/2017 - Brasil 247

Jornalista Paulo Henrique Amorim diz em seu blog que Michel Temer 'recebe quase mensalmente dirigentes da TV Globo no Jaburu desde que assumiu o cargo de presidente; Amorim lembra que 'o segundo maior destino da publicidade hoje no Brasil, depois da Globo, é o Google. Breve, o Google vai googlar a Globo', aposta o jornalista...

PS: Rede Bobo & traira, tudo a ver....

Anônimo disse...

Reinaldo Azevedo versus Joice Hasselmann: frenesi na direita. Por Paulo Nogueira:

18 Feb 2017 - DCM

É curioso ver Reinaldo Azevedo em brigas. Muda o adversário, mas o roteiro que ele segue é sempre o mesmo. Zero em originalidade.

Desta vez, o alvo foi a jornalista Joice Hasselmann, com quem ele conviveu algum tempo na falecida TV Veja.

Num vídeo, ela o acusou de ter mudado. Joice pareceu especialmente magoada com uma expressão que Azevedo usou para designar o pessoal que vestia camisa verde-amarela e ia para as ruas contra Dilma: direita xucra.

Joice feriu com um vídeo e com outro vídeo foi ferida. Azevedo foi o mesmo Azevedo de todas as polêmicas.

O que ele sempre faz:

1) diz que não acompanha o trabalho do oponente, num gesto de desprezo superior. “Um amigo me mandou e blablablá”.

2) se autolouva loucamente. Na resposta a Joyce, disse que é ouvido por “40 milhões” de pessoas na Jovem Pan.

Antes, fazia questão de dizer que inventara a palavra “petralha”, “dicionarizada”. Pelo menos até onde vi em seu vídeo dirigido a Joyce, ele não reivindicou a autoria de “petralha”, talvez porque a palavra caiu em desuso.

3) Desce às minúcias para se promover e rebaixar o outro. Joice disse que ele estava ao lado dela nas manifestações contra Dilma.

Ele corrigiu, irritado ao ponto de chamá-la de louca e maluca mais de uma vez: era ela que estava a seu lado.

Qual a diferença entre uma coisa e outra? Ele deixa claro que tem a precedência porque é o “Reinaldo Azevedo” e Joice uma desconhecida até ser chamada para a TV Veja.

A Veja deu a ela “visibilidade”. Verdade. Joice era conhecida apenas regionalmente, no seu Paraná de origem.

Mas um momento: não ocorreu o mesmo com ele próprio? Azevedo era um jornalista de segunda linha até que a Veja lhe deu notoriedade como blogueiro.

Enfim, são aqueles três os pontos centrais invariavelmente de Azevedo nas polêmicas.

De resto, era presumível mesmo que a direita, depois de atingido o objetivo comum de derrubar Dilma, se dividisse.

É nesse quadro que o conflito entre Joice e Azevedo deve ser entendido.

A direita está em frenesi diante do confronto. Rodrigo Constantino logo tratou de se manifestar. Tomou o partido de Joice.

Azevedo mudou mesmo, de acordo com Constantin0. Virou um “tucano”.

Num texto publicado no Facebook, Constantino informou até o número de visualizações de cada vídeo até o momento. Vitória de Joice: 80 mil acessos contra 20 mil.

Constantino notou ainda que Azevedo desativou comentários em seu vídeo.

Nem aí Azevedo surpreendeu: em seu blog ele deleta qualquer comentário que não seja favorável.

Conheço pouco de Azevedo, e quase nada de Joyce. Mas o que sei é o suficiente para dizer que, essencialmente, os dois se merecem. São ícones, os dois, da direita xucra.

Anônimo disse...

Eles não vão se criar no Uruguai, tenho absoluta certeza, o uruguaio é um povo inteligente, se assim não fosse eles não seriam junto com o Chile os primeiros em desenvolvimento humano em toda América Latina, mesmo com base na atividade agropecuária, o Uruguai tem um padrão de vida acima de praticamente todos os estados brasileiros.

www.choquefilosófico.tumblr.com disse...

Comunistas e 'simpatizantes do comunismo são criaturas bem ridículas e desonestas intelectualmente. Usar a figura de smurfs (criaturas azuis, bondosas e ingênuas) para exemplificar o comunismo é lorota de Gargamel, só pode. Mas num ponto a autora do livro tem razão ao usar essa metáfora/comparação: os smurfs são criaturas tão, mas tão ingênuas, que sempre caem nalguma armadilha de 'humano' espertalhão e do gatuno deste...; podem ser manipulados facilmente como idiotas úteis, assim como minions que glamourizam algum 'malvado preferido' tido como heroi dos vermelhinhos.
Ainda bem que não somos smurfs.
Cristian Rogers S. D.

Anônimo disse...

Esse abostado das 17:25 vem com esse ContrlC ..CtrolV deste textinho fajuto composto por um canhoto qur deve estar com o rabo no meio das pernas agora...seja original e ponha a sua cacholinha pra pensar...coisa q não deve estar acostumado.

Anônimo disse...

Por que o Chile precisou de uma ditadura sangrenta para nunca mais ter as mazelas do comunismo e poder ser a mais desenvolvida e próspera nação da América do Sul? As esquerdas nunca saberão a resposta, pois fazem parte do problema e não tem condições mentais de saírem do estado em que estão!

Anônimo disse...

Reinado Azevedo sofreu ou chantagem, o que nunca é estranho para os que sofrem assassinato de reputações, ou tem algum problema muito estranho, pois mudou muito, mas muito mesmo. Lamento, pois há alguns anos atrás parecia ter bom senso e espírito democrático com coragem, mas repentinamente despencou no abismo. Já Joyce é inteligente, corajosa, mais a direita e muito bonita, quatro atributos que a esquerda odeia nos outros!

Gustavo disse...

daqui a pouco os castelhanos vão dizer que o "papai pitufo" é maconheiro e tupamaro..

Anônimo disse...

Eh isso aih, tem que usar os quadrinhos pra explicar este perigo pras criancas. Jah imagino ateh um episodio com o nome de "Gullag(campo de prisioneiros)".

Anônimo disse...

MERDA COMUNISTA 247 DCM SUL 21 GUARDIAN E FOICE DE SP NEM PERCO TEMPO. SÃO ALEIJADOS CEREBRAIS.

Anônimo disse...

MERDA ESCRITA POR COMUNA EU NÃO LEIO.

Anônimo disse...

Concordo.

Unknown disse...

Será que Pinochet fez um trabalho melhor que nossos generais?

Anônimo disse...

Os Uy que cortem o mal pela raiz...

Anônimo disse...

Mas a esquerda já é um desenho animado. Feito pela ACME.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/