Palocci é investigado por negócio bilionário entre BNDES e JBS

O ex-ministro Antonio Palocci, preso há dois meses em Curitiba na Operação Lava-Jato, está na mira de outra complexa investigação em Brasília. 

Leia a reportagem de Veja:

O petista é suspeito de ter ajudado o grupo frigorífico JBS a receber um investimento bilionário do BNDES. Instaurado a pedido do Ministério Público Federal, o inquérito sigiloso, obtido por VEJA, é conduzido pela Polícia Federal.

Oficialmente, o médico sanitarista assessorou o grupo frigorífico com análises das “perspectivas do mercado de carnes de frango” nos Estados Unidos. No mesmo período, a JBS recebeu um investimento de 3,5 bilhões de reais do BNDES. Os investigadores suspeitam que Palocci esteja por trás dessa operação financeira que apresenta indícios de fraudes.

O ex-ministro alega que ajudou a JBS na aquisição da produtora de frango americana Pilgrim’s, em setembro de 2009. No entanto, as negociações dessa transação começaram no segundo semestre de 2008 – e foram conduzidas por grandes escritórios de advocacia e bancos de investimento, especializados em fusões e aquisições.

Palocci, então deputado federal pelo PT, foi contrato pelo grupo frigorífico em julho de 2009, pouco antes da transação ser finalizada. No mesmo período em que comprou a Pilgrim’s, a JBS também anunciou a aquisição do grupo Bertin, parceiro de negócios do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula.

 O aporte do banco estatal na JBS foi um negócio e tanto. O BNDES comprou 3,5 bilhões de reais em títulos de dívida emitidos pela empresa, chamados de debêntures. Esses papéis foram convertidos em ações da companhia. 

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

6 comentários:

Anônimo disse...

A JBS , uma das empresas queridinhas de LULA, turbinou-se graças aos aportes bilionários do BNDES !!!

Anônimo disse...

Deixem o cara ROUBAR em paz. POLÓFFI vai abrir a boca, aí, cai a DINASTIA BOLIVARIANA.

Anônimo disse...

ACHO QUE É BEM POSSÍVEL QUE O GOODFATHER, O GANGSTER MOR, O CHEFE DA ORCRIM, POSSA SER O DONO OU TER BONS NACOS NA HOLDING DA JBS, DA OI, E OUTRAS.

Anônimo disse...

PALOCCI arranjando EMPREGO para os norte americanos e a CUT o defendendo.

Acho que a CUT também levou os seus percentuais no negócio!

Quantos apartamentos tem os altos dirigentes da CUT nos EUA? Futuro próximo responderá.

Anônimo disse...

Vão quebrar mais uma empresa para ver se pegam alguém do PT?

Anônimo disse...

O Eike Batista, amiguinho de LULA e DILMA, também recebeu aportes milionários/bilionários do BNDES , o banco provedor dos amigos do REI !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/