Artigo, Merval Pereira, O Globo - O papel econômico da Educação

A crise educacional e a falta de competitividade do país. No recente ciclo de palestras da Academia Brasileira de Letras com o tema “Planejamento e Políticas Públicas”, sob coordenação da escritora Ana Maria Machado, houve uma feliz coincidência: três dos palestrantes, com abordagens diferentes, acabaram se dedicando especialmente a analisar a crise educacional brasileira e sua relação com a falta de competitividade do país.

O sociólogo José Pastore, uma das maiores autoridades em trabalho no país, Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, um dos técnicos por trás do Bolsa Família, e Samuel Pessoa, do Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio, mostraram como a deficiente estrutura educacional impede que o trabalhador brasileiro ganhe produtividade.


Como analisa Paes de Barros, “a produtividade brasileira cresceu menos do que o salário.

CLIQUE AQUI para ler mais.

7 comentários:

Unknown disse...

Difícil é ensinar isto aos educadores!!!
Ensino de péssima qualidade lava a economia para o mesmo fosso!!!
Educar para ter eleitores ignorantes e manipulados, de cabresto, dá nisto que estamos vivenciando!!!

Unknown disse...

Tal qual o chefe da quadrilha lullista, os educadores não tem nada com isto!!!

Anônimo disse...

este merval pereira lambe as botas do pt, ele e seus coleguinhas da globo news

Anônimo disse...

olhem la no you tube

JUIZ MORO LIBEROU QUASE 2 h DE ESCUTAS ENTRE DILMA, LULA, LINDBERG E TODA A QUADRILH...


mas lembrando que naquele tempo foi dito que eles certamente sabiam que estavam sendo grampeados por isto se fizeram de vitimas e nao sao todos os telefonemas q foram divulgados apenas alguns mais leves os mais graves o juiz moro nao liberou

Anônimo disse...

Sem ser o governo dos militares, qual outro se dedicou pela educação? Nenhum, descobriram que cultivar ignorantes e analfabetos é mais fácil para manobrar. Esses só trabalham, não reinvindicam nada. Fica melhor assim. Dilma desviou milhões da educação para tapar furos da sua péssima gestão. Esse é o Brasil.

Anônimo disse...

Com as Universidades e Institutos federais, e também as escolas estaduais, dominadas por sindicatos, reitorias e diretorias petistas, que promovem as atuais invasões e, há anos, a lavagem cerebral dos alunos, não existe um bom futuro para a educação brasileira.

Anônimo disse...

Pessoal! Não desvalorizem mais o professor do que ele já está. Ele antes de ser um educador, é um Professor. Estudou e é habilitado para tal. Esses dois últimos governos fizeram questão de desvalorizarem a figura do Professor, chamando-o de tia(o) ou educador. O país está muito mal nesse quesito, ninguém estuda nem trabalha. Não há incentivo para que as crianças e jovens se preparem para o dia de amanhã. Porém é através desses profissionais que são lançados no mercado de trabalho inúmeros jovens. Muitos deles bem orientados e se destacando em seus projetos profissionais. Vamos mudar esse pensamento e fazer com que a Educação seja prioridade no nosso país se quisermos ter um país melhor. Pensem bem. Nós somos capazes de mudar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/