Nunca vi a sociedade brasileira tão polarizada’, diz cineasta que filma O Impeachment

O repórter Thiago Bronzatto, conta na revista eja desta semana o que pretende a cineasta Petra Costa com o seu documentário, que retrata os bastidores do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff

Leia a entrevista completa:

A cineasta Petra Costa, da produtora Busca Vida Filmes e diretora do premiado documentário Elena, fala sobre o projeto intitulado Impeachment.

Quando e como surgiu a ideia de fazer um documentário sobre o impeachment?
É interessante porque eu achava, ingenuamente, que no Brasil já tínhamos passado pelos momentos mais significativos da nossa história, aqueles em que se sente a história tremer sob seus pés. Achava que se quisesse fazer um filme tratando de questões políticas, meu olhar deveria estar direcionado para o passado ou para aqueles países que estavam vivendo momentos conturbados. Desde 2014, o cenário brasileiro começou a mudar numa velocidade incomum a partir do avanço das investigações da Operação Lava-Jato e da crescente crise econômica e política. No dia 13 de março deste ano, saí para filmar as manifestações e percebi que as ruas tremiam. Nunca vi a sociedade brasileira tão polarizada, uma sociedade que foi sempre celebrada (com razão ou não) por seu ímpeto conciliador. Senti necessidade de entender mais profundamente as razões por trás dessa polarização. Naquele momento, percebi que um filme precisava ser feito. Paralelamente, a comissão de impeachment teve início na Câmara dos deputados e, ao me aproximar do Congresso, me vi diante de um universo complexo, fascinante e extremamente cinematográfico, que interfere tanto nas nossas vidas, e eu conhecia tão pouco. Um Congresso no centro de um processo de impeachment e com a polarização das ruas refletida nos seus corredores. Não existe nenhum documentário sobre o impeachment de Collor, o que acho uma lacuna para nossa memória cinematográfica. Um país sem documentários, como diz o cineasta Patrício Guzman, é como uma casa sem álbuns de retrato.

Você se inspirou em algum projeto estrangeiro?
Diversos filmes me inspiraram nesse processo, entre eles está o filme Primary, de Robert Drew, que acompanha as primárias de Kennedy e Hubert Humphrey.

Você é a responsável pelo roteiro do documentário? Qual será a principal linha do roteiro?
Por enquanto, sou responsável pelo roteiro, mas ainda vamos formar a equipe definitiva. O documentário busca adentrar com profundidade nas nuances por trás dessa crise política. Quero mostrar como os bastidores da política, tão distantes do dia a dia do brasileiro (fisicamente, inclusive), estão impactando nossa sociedade, e vice-versa. Há cinco meses estamos acompanhando as manifestações a favor e contra o impeachment e o processo de votação na Câmara e no Senado. Entrevistamos parlamentares, advogados e ativistas dos mais diferentes espectros. A ideia é que o filme mostre as diversas etapas dessa crise, seus aspectos shakespearianos, maquiavélicos e épicos.

CLIQUE AQUI para ler mais

13 comentários:

Anônimo disse...

Puro cinismo. Todos sabemos que dividir a sociedade, causar confronto social, foi parte do plano do petralhismo para permanecer no poder. Esse pessoal do documentário está plagiando a idéia daquele cineasta que fez um documentário sobre um golpe contra o Hugo Chaves. Depois de agosto, quando Dilma for definitivamente varrida da cena política brasileira, esse documentário do "golpe" será exibido nas universidades brasileiras, nos guetos esquerdalhas da América Latina e Europa,mostrando a ex-presidente e seu partido como vítimas de uma conspiração da "direita". Puro lixo!

Mordaz disse...

A criatura tem 33 anos e acha que já viu tudo na vida para cagar regra. Não viveu o diretas já e nem o impeachment de Collor. Sabe nada. Não vivenciou o Terrorismo da década de 70 e o golpe de 64 só aprendeu a versão da esquerda.

Anônimo disse...

Al Jazeera denuncia ao mundo a hipocrisia do golpe brasileiro:

Jornalista Mehdi Hassan, que faz o programa Up Front, um dos mais populares da Al Jazeera, divulgou vídeo neste fim de semana em que fala sobre a hipocrisia do golpe brasileiro; ele lembra que a presidente Dilma Rousseff foi afastada temporariamente para que se colocasse em seu lugar um interino inelegível por fraudes eleitorais, chamado Michel Temer; Hassan ironiza ainda a proteção a Eduardo Cunha, o cérebro do golpe, e lembra que 303 deputados e 49 senadores brasileiros são investigados por acusações muito mais graves do que as que pesam contra Dilma; "Olhem-se no espelho", diz ele;.....

Anônimo disse...

o cineasta esta se fazendo de tonto?

quem polarizou a sociedade foi essa turma ai para o qual ele esta fazendo esse filmeco...

o lulopetismo estraçalhou com a unidade nacional...

hoje nao se torce unido nem mesmo para as seleções que representam o país no esporte...

o lulopetismo para se manter no poder nao perdeu tempo em dividir, em demonizar e achincalhar com quem nao era petista ou neopetista...

agora o jogo virou e essa cambada de esquerdistas covardes esta é com medo...

se virem...

como diziam para nos 10 anos atras, se nao estao contentes, que se mudem para outro país...

Anônimo disse...

vejam os quatro comentarios desse post...

o meu é o quarto...

foram todos postados ao mesmo tempo pelo Polibio e um nao sabia do teor do comentario do outro...

mas ja da pra perceber que esses esquerdinhas nao enganam mais ninguem...

nos quatro aqui, sem nem nos conhecermos, apontamos o cinismo e cara de paisagem que o jornalista tenta fazer nessa entrevista, fazendo de conta que nao sabe o motivo pelo qual o país esta divido...

quem nao é petista nao se engana mais com essa gente, o truque do cinismo nao funciona mais, ainda bem...

ele sabe, sim, porque o país esta polarizado, e ainda se presta a fazer um filmeco que ninguem verá e ficara na lata do lixo da historia...

fala serio, quem vai se prestar a ver essa porcaria ?

só se for pra assistir comemorando com os amigos a derrocada de uma, talvez a pior, presidente que esse país ja teve...

Emmanuel disse...

Deixa eu entender: um jornalista da "Al Jazeera"!!
Ahhhh .... vocês "tão" de gozação comigo!
O que essa gente tem a ensinar? Pelo que sei, só métodos eficientes de virar homem bomba ....
Paciência .... se quiserem, levem Dilma e o PT para morarem com eles ...
E toda a turminha, inclusive o bando de debiloides que se prestam ao papel de aduladores a soldo.
A propósito: já que não existe mais a dinheirama do Ministério da Cultura, quem é que está pagando a filmagem? digo isso, porque petista não trabalha de graça.

Anônimo disse...

A moça é bonitinha mas da boca só sai besteira....como polarização de 95 % a 5% ???? é como muitos outros dizem.. a sociedade está dividida.. como 95% quer a mudança.. dividir é ao meio caso contrário não é divisão...é preciso descomunizar o país.. vai levar muitos anos e muitos desses esquerdistas vão ter que trabalha para viver....é assim com todo mundo que não tem padrinho forte.. e eles perderam o deles....

Anônimo disse...

A dita cineasta é filha de herdeira da Andrade Gutierrez, conviveu com a filha indesejada de Lula - Lurian e é esquerdista fashion desde criancinha. Ela não tem nenhuma isenção de propósitos e finge ser neutra. Ela tem lado - fica de bem com a petralhada. A revista Veja mostra de que lado está, desde que mudou a chefia da editoria (André Petralha).

Anônimo disse...

Polarozada?
Entendo que para usar o termo polarizada deveríamos estar diante de forças opostas de mesma intensidade, que, com certeza, não é o caso. Trata-se da sociedade reagindo e mobilizada contra a usurpação se seus valores por uma minoria barulhenta e deturpada ideologicamente.

Anônimo disse...

Só um comentário define tudo o precisa ser dito a esta "cineasta":
Puta que pariu!

Anônimo disse...

Deus do Céu , minha gente!
Do fundo do coração ...como pode uma criatura dessas,com essa idade e com o estudo que tem,acreditar numa canalhice como essa falsa ideologia que apaniguados da esquerda colocam em seus cérebros jovens, sem nenhuma experiência da vida e suas conseqüências danosas .
Quantas besteiras dizem...também eu nessa idade acreditei em utopias.Não caiam nessa conversa queridos jovens
Conversam com seus pais ou outras pessoas mais velhas que viveram nos anos 60 e 70 em diante e saberão como tudo realmente aconteceu e quem eram realmente estas pessoas que hoje se dizem ter sido perseguidos ou coisa parecida.
Não caiam no canto da sereia

Anônimo disse...

PolibiO, por favor use o espaço do seu blog para posts mais relevantes!

Anônimo disse...

Esta cineasta nao conhece a Historia do Brasil. Ao tempo de Getulio Vargas, do PTB , o Pais era mais dividido . Hoje eh um pouco dividido pois o PT e seu lider Lula sempre alimentaram a luta de classes e a divisao entre eles e nos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/