Jurista gaúcho Lênio Streck diz que Lava Jato é invenção do Morogate

A foto é de Guilhrme Santos, Sul21

"A LavaJato se tornou instrumento para preparar o golpe", foi o que disse nesta quinta-feira o ex-presidente da OAB, Marcelo Lavenère, quase ao final do ato público de defesa da presidência Dilma Roussef e dos bandidos petistas investigados, denunciados, condenados e presos em Curitiba, inclusive réus como o ex-presidente Lula. Uma carta enviada por Dilma foi lida e aplaudida pelos manifestantes. 

Sobrou também para a mídia, chamada de fascista por Marcelo lavenère.

 O ato saiu na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs. As instalações, pessoal, luz, água, esgoto , estacionamento e faxina, todos pagos pelos contribuintes, serviram para pesados ataques contra o pr4sidente Michel Temer e os Poderes da República, com ênfase para o Judiciário e o Legislativo.

O advogado gaúcho Lênio Streck disse que tudo ocorre nos moldes do que ele chama de Morogate, numa referência à conspiração de Watergate, sendo que no caso brasileiro o papel de Richard Nixon seria desempenhado pelo juiz Sérgio Moro. 

Promovido por diferentes categorias que integram o movimento Carreiras Jurídicas pela Democracia, pelo coletivo Advogados e Advogadas pela Legalidade Democrática e pelo Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual do RS (Afocefe).Participaram do ato advogados, juízes, procuradores, auditores, professores e estudantes de Direito, entre outras categorias.

CLIQUE AQUI para ler a a extensa reportagem que o site Sul21 fez sobre o ato. Os manifestantes chegaram a defender insurreição armada para derrubar o governo Temer. 

46 comentários:

Anônimo disse...

bandido é quem dava sustentação midiática como disse o MPF ao esquema criminoso do detran, jornalistas comprados pela máfia, velhos corruptos e blogs lacaios de iedacasanova, a safa! ehehehe

Anônimo disse...

Sempre fui da opinião que devia sair todo mundo. A turma da Dilma e do Temer.

Temer vice presidente, não sabia de nada, na campanha não ajudou em nada,....

E as acusações contra Temer e Serra???

Cadeia direto para eles...

Anônimo disse...

A selvageria do direito penal do inimigo:

20/08/2016 - Luis Nassif

Se eu gostaria de ver Gilmar Mendes abatido por uma denúncia fundamentada? Gostaria, admito. O mesmo com Dias Toffoli, depois de sua conspiração pelo terceiro turno no Tribunal Superior Eleitoral, colocando interesses e suscetibilidades pessoais acima da responsabilidade para com o país e as instituições.

Assim como me satisfaria, como brasileiro, que a Lava Jato e a Procuradoria Geral da República conduzissem investigações corajosas e isentas contra Aécio Neves e José Serra, apenas para que presunção da isonomia devolvesse um mínimo de segurança jurídica, de isenção às investigações. No seu caso, seriam reconhecidos direitos, permitindo ao sistema jurídico ser apresentado novamente a princípios como presunção de inocência, direito à imagem e outros direitos fundamentais banalizados nesses tempos de escuridão.

Acusações sem provas, escândalos baseados em indícios, a prevalência do direito penal do inimigo, até contra inimigos, significam a abolição de qualquer princípio de direito individual, a erradicação de direitos que começaram a ser plantadas no país apenas após a Constituição de 1988. E a celebração da barbárie.

Nem contra Gilmar poderá ser aceito, o mesmo Gilmar que passou a vida no STF fabricando escândalos midiáticos para fins políticos. Aceitar o mesmo jogo contra eles, significaria, mais do que tudo, fazer o seu próprio jogo. Ao se exigir que a Zelotes praticasse as mesmas arbitrariedades que a Lava Jato, críticos da Lava Jato ajudaram a alimentar dois monstros ao invés de um.

A falta de pulso do STF (Supremo Tribunal Federal) abriu a jaula e deixou à solta uma legião de monstros, os que recorrem a chantagens e assassinatos de reputação para se prevalecer. São sem-leis, sem-Justiça, sem-dignidade e praticam seus crimes à luz do dia e à luz das manchetes de uma imprensa deletéria..

Em países civilizados, criaram-se leis para retê-los em suas jaulas. É só analisar a expressão do diretor da SEC no Roda Viva, quando indagado como os Estados Unidos analisam vazamentos de informações de inquéritos sigilosos. Ele olhou com ar incrédulo o entrevistador. É uma situação tão improvável de ocorrer nos EUA, que ele não perde tempo analisando consequências.

A leniência do Supremo promoveu o vale-tudo que se volta contra seus próprios membros. Conheço pelo menos dois Ministros do Supremo assustados com possibilidades de chantagem. São pessoas tidas como corretas. O que seria a chantagem? Algum caso extraconjugal, alguma pendência fiscal, uma ação mal resolvida, qualquer motivo poderia ser invocado para que sejam fuzilados no tribunal da mídia. Sua defesa seria o discernimento das leis, a capacidade da estrutura jurídica entender o que é crime e o que não é, o que é fato relevante ou irrelevante, o que é escândalo e o que é irrelevância. Mas cadê o discernimento? A besta solta das manchetes irresponsáveis produziu uma subversão total dos fatos, das interpretações, do discernimento.....

Anônimo disse...

quanto lixos humanos juntos.

Anônimo disse...

Essa quadrilha de assaltantes do dinheiro público estão ameaçando o brasileiro com guerra civil...???? a cada ação uma reação em contrário. Essa quadrilha, pensa que vai amedrontar o povo, estão mto enganados.

Anônimo disse...

Marilena Chauí participou e falou no evento? Senão, não teve graça.

Anônimo disse...

PODER É PODER,GOVERNO É GOVERNO

SE CONSIDERARMOS GOVERNO A ESTRUTURA BUROCRATICA,LEGAL, E PODER AS ESTRUTURAS DE FATO QUE FAZEM AS COISAS SE MEXEREM E ACONTECEREM,AS VEZES IMPERCEPTIVELMENTE,ENTÃO O PT AINDA ESTÁ NO PODER SIM.

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES,SINDICATOS,ESTATAIS TODAS APARELHADAS, AINDA FALTA MAS DEVAGAR SE CHEGA LÁ.

O MILAGRE MAIOR,MORO,AS GRAVAÇÕES DA MADRUGADA, AS GRAVAÇÕES DE LULA NO AVIÃO,OS FATOS DERIVADOS DAS INVESTIGAÇÕES,MOSTRAM O DESCALABRO, MAS TAMBÉM AS QUADRILHAS DO PT EM TODAS AS ÁREAS.

STRECK DEVIA SE ENVERGONHAR , TEVE ESTUDO, INÚTIL, SEU PAI TRABALHOU PARA LHE DAR EDUCAÇÃO, PARA ESTUDAR E AGORA USANDO DO NOME E DO SEU APRENDIZADO,VIR A DEFENDER BANDIDOS CONDENADOS COM PROVAS A MAIS NÃO PODER.

QUE PENA,LAMENTAVEL.

QUE PENA.

Anônimo disse...

Mas essa gente aí vivia querendo dar golpe (impeachment) em todo mundo! Agora que vão tomar um impeachment pelas guampas, ficam de mimimi. Mas nem tocam no assunto que mais interessa, quando vão devolver o nosso dinheiro?

Anônimo disse...

A Faculdade de DEFICiências Econômicas da Ufrgs combina com a sua ex-aluna, a Sapiens estocadora de vento.

Anônimo disse...

Quanto maiores os crime$ maiores os ganhos...que por mais que a grana seja SUJA...fica limpinha.

Um Brasil sem corrupção levaria a fome a classe essas ae...

Anônimo disse...

A Era do Sapo e da Sapiens nas palavras do Dr. Milton Pires: "O colapso, o verdadeiro caos que o governo de marginais petistas provocou na Economia do Brasil, com a maior queda da produção industrial, aumento do desemprego e cotação do dólar em décadas".

Anônimo disse...

Todos um bando de tarados. Olhem para suas expressões de transe hipnótico. Não adianta estalar os dedos. É caso de internação compulsória.

Anônimo disse...

Então tá se querem insurreição armada estão marcados. Quem provoca não esta sujeito a Lei que proíbe tal ato? Ainda mais vindo desta turma.

Anônimo disse...

Lenio Streck é um idiota ...

Anônimo disse...

Guarde a foto dos insurretos. Depois não se queixem.

Anônimo disse...

Bando de mamadores das tetas do governo petista e que estão desesperados pois a mamata vai acabar. Vão conseguir empregos para os trabalhadores do setor privado que estão sofrendo enquanto o pessoal da area publica não tem qualquer prejuízo. Isto sim é uma vergonha.

Anônimo disse...

Só pode ter sido uma convenção de doentes. Como pode se autoenganarem de maneira tão tacanha? Golpe parlamentar?? Que bom que é cada vez menor o número de pessoas que dá bola a essa farsa. Uma pena que ainda há setores da mídia que lhes dá atenção, a mesma mídia que eles chamam de vendida.

Anônimo disse...

Deve ser com as mesmas armas que eles compraram dos cidadãos de bem, por 200 pilas, depois de ameaçar com cadeia quem fosse pego com arma em casa !!

Agora fica tudo entendido... Entendeu ?

Tá contente agora ..... !!

Anônimo disse...

SO BESTAS PARA DAREM ATENCAO A UM DEEQUILIBRADO,LOUCO OU PETISTA.COMO CONSEGUIU SER ADVOGADO,COMPROU A CARTEIRA DA OAB COMO SE COMPRA A CNH?

Anônimo disse...

Podiam ter pensado assim na época do Collor, né? Ah, mas é que só vale para a Dilma, né? Só porque a guerrilheirazinha de araque é de esquerda. Pergunto a estes senhores qual foi o crime do Collor? Não ser de esquerda, né? E tem mais, como um partido que não assinou a Carta de 1988 se candidatou às eleições subsequentes? Onde esteve o TSE todos estes anos? Dormindo? Pensando na aposentadoria?.

Emmanuel disse...

Lênio ... Lênio ....

Anônimo disse...

POLIBIO.SABEMOS DA VEIA JORNALISTICA DO NOBRE EDITOR. MAS, porque replicar as manchetes dos derrotados? NÃO VEMOS UMA SÓ LINHA MIDIATICA QUE EXPRIMA A GRANDE ANSIA DE PROGRESSO E OTIMISMO QUE SE APOSSOU DO POVO BRASILEIRO COM A DERROTA DO RANÇO COMUNISTA QUE INSISTIA NA CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE SE AUTO-DESTRUISSE, COMO ACONTECE NA VENEZUELA. Esta na hora da Grande Imprensa enterrar de vez este ranço que nos atropelou por quase vinte anos. Este Ranço Maldito idealizado por Marx e Engels, que visava criar uma força destrutiva oriunda dos seres humanos mais fracos e manipuláveis, guiados por pelegos sindicais, que seriam os carrascos da Grande Sociedade Burguesa que crescia e se apoderava das grandes descobertas da Revolução Industrial e que eram abençoadas e difundidas pelo Cristianismo da época. MARX era um filho de Rabinos Judeus, mas foi excomungado e lutava contra seus próprios parentes. Sobretudo odiava o Cristianismo e sonhava extingui~lo, para safisfazer os desejos de Hitler, o seu grande herói. Veja as grandes e novas revelações atualizadas sobre a sua vida pregressa escondida a sete chaves até os dias de hoje.

Anônimo disse...

Turma de parasitas esses defensores do PT e Dilma

Anônimo disse...

Nem me dou ao trabalho de ler pra saber o que dizem estes esquerdistas de barba e dentes amarelos.
Só esperneio.

Anônimo disse...

Esse pessoalzinho petralha defendendo insurreição, era só o que faltava. Só se for elles que vão lutar por essa ORCRIM. O povo já está de saco cheio e lutando pela sobrevivência, que ficou bem difícil depois que a petralhada arrebentou com uma economia exuberante, herdada do FHC.

Os termos criados por elles e alguns grupelhos (Morogate, Carreiras Jurídicas pela Democracia, Adevogadozinhosaadevogadazinhas pela Legalidade e outros vagabundos) são de um besteirol sem limites.

Todos estão prepocupados é com as tetas que vão perder, não com a democracia!

jorge.alves.ribeiro disse...

O que leva umas pessoas como essas a dar apoio a essa presidente incompetente e irresponsável e tentar melar o processo de impeachment, será que não viram o desgoverno do PT durante toldo esses mais de treze anos, ou será que tem algo por traz disso que não sabemos? E a roubalheira que até hoje a justiça está investigando.

Anônimo disse...

dr. lenio. neste caso judiciario e legislativo estao mancomunados pelo golpe? supremo e congresso? pq judiciario estadual e federal pensam diferente?

Anônimo disse...

Quanta pobreza.

Anônimo disse...

Mas quantas velhinhas de Taubaté! Cabe tudo em meia dúzia de kombis. Nada mais. Só não entenderam que o povo não quis carregar a presidAnta de volta ao Planalto. Culpa da mídia, sim, pois que perdeu toda credibilidade. Que o diga a queda vertiginosa de circulação dos poucos jornais que restam. E por falar em luta armada, cadê o exército do Lula?

Anônimo disse...

O cachorrão está na plateia! Dá para ter uma ideia do tipo de encontro! Quanto ao tal Lenio... Não passa de um petralha enrustido! Se acha o tal, mas apenas é mais um idiota útil que defende corrupto e mentiroso.

Anônimo disse...

Por pior que seja, com a saída da mandiocona e dos lixos petistas e satélites comunistas, fica mais longe nos transformarmos numa Venezuela, onde não há nem papel higiênico para limpar o traseiro!

Anônimo disse...

Luta armada? Ali só tem uma velharada com dois neurônios no máximo que vivem na década de 50 do século passado! Deveriam mais é estarem preocupados com o preço das fraldas geriátricas e do remedinho para o Alzheimer inflacionados após a petralhada assumir o poder!!! Se fizermos Buuu para eles se borram todos e saem correndo!

Anônimo disse...

Caramba_!
Impressionante como estas pessoas e entidades são capazes de deturpar os fatos para favorecer seus objetivos ideológicos. Inacreditável_! Se julgam no direito de praticar crimes, calúnias, deturpações, desde que sirvam a seus "objetivos revolucionários".
Trágico: -vão prosseguir espalhando no meio do povo suas sementes repletas de falsidade.
Dilma cometeu, sim, crime de responsabilidade. Só não foi processada antes graças à profusão de "rabos presos" e conlúios reinantes na política (de baixíssimo nível) brasilera.
PT, Lula, Dilma, grande maioria dos partidos e políticos já deveriam ter sido punidos e afastados desde o Mensalão.
É completamente fora de qualquer lógica que tenham lesado o Brasil sem que houvesse qualquer reação significativa. Nenhuma oposição foi significativa. Prevaleceu o "rabo preso" e o conlúio. Muito mais do que roubar, "geriram" o país na direção de seus propósitos espúrios, não se importando se destruiriam a economia, se lançariam brasileiros contra brasileiros, se financiariam ativistas "milicianos", se destroçariam nosso futuro, se desmoralizariam o país, se fariam alianças internacionais lesivas ao Brasil.
É imenso o atraso social e econômico a que nos condenaram - os sintomas estão evidentes, entre outros, na área da segurança pública. Pior, com tantos "ovos da serpente" disseminados, fica difícil retomar o rumo da ordem e do progresso. Mas, é dever de todo brasileiro se esforçar para entender o que está acontecendo, ajudar a esclarecer aos ainda iludidos, e trabalhar para livrar o Brasil desta condenação ao fracasso.
______________________

Anônimo disse...

Uma dica pra Receita Federal.
Examinar a declaração de imposto de renda desta turma com lente de aumento.
Al Capone foi pego assim.

Anônimo disse...

Glenio Schaisedreck jurista? Kkkkkkkkkkk!kkkkkkkkkkk!kkkkkkkk!

Anônimo disse...

Maior Schmutz, Streck!!! Quem ROUBOU O ERÁRIO EM BILHÕES DE REAIS FOI O TEU PT, SEU NÓ CEGO!!!! Não Moro!!!

Anônimo disse...

Streck desconstrói o “método Moro”:

Delação para pressionar acusado é inconstitucional.

02/09/2015
O Conversa Afiada publica um resumo de um participante do debate entre o Sergio Moro, da Vara de Guantánamo, e o professor de Direito Constitucional Lenio Streck, cujo currículo dá de dez a zero naquele que “faz a diferença”.
Travou-se no Instituto Brasileiro de Direito Criminal, IBCrim, num seminário internacional, na sexta-feira da semana passada, 28/08, em São Paulo.

Streck fez criticas agudas, que deverão orientar as decisões na Suprema Corte e em outras superiores instâncias, quando o “método Moro” vier a ser, enfim, julgado – fora da Globo.

Tendo os julgamentos ocorridos na “Lava-Jato” como ponto de partida para ambas as conferências, Lenio Streck combateu duramente o ativismo judicial e a livre apreciação da prova, defendendo que as decisões judiciais devem estar pautadas por critérios de constitucionalidade e legalidade, afastando radicalmente discursos pragmatistas que atendem ao clamor social (quer dizer, da Globo), da fundamentação decisória.

Nessa linha, analisando especificamente o caso Lava-Jato, Streck fez críticas a manutenção de prisões sem condenação, bem como o uso de prisão cautelar como mecanismo de pressão para delações.

Sérgio Moro, por sua vez, procurou rebater ponto-a-ponto cada um dos apontamentos feito por Streck em relação a Lava-Jato, afirmando que, nesses julgamentos, os direitos de defesa foram todos preservados, sendo a maioria das delações feitas por pessoas que estavam em liberdade.

Além disso, considerou como preconceituoso o posicionamento desconfiado dos advogado em relação à delação premiada.

Também se defendeu quanto à crítica feita por Streck à prisão cautelar por mais de 500 dias sem condenação, dizendo que essas réus já teriam condenações em outros dois processos.

Streck rebateu mostrando que a decisão dos 500 dias foi, de fato, em face de prisão preventiva. O fato de haver duas condenações não invalida a critica sobre o atraso de 500 dias, porque o fundamento dessa prisão não era sobre as duas condenações, e, sim decorrente de prisão cautelar.

A preocupação de Lenio Streck tem sido exatamente conter o decicionismo judicial. Ele disse também que todos os dias milhares de pessoas são condenados com base na livre apreciação da prova.

MAS NINGUÉM SE PREOCUPA COM ISSO.

A preocupação da comunidade jurídica aparece agora, porque há outro tipo de acusado.

A preocupação de Streck é que a legislação seja cumprida POR PRINCIPIO e não por argumentos de políticas ou por “imposição” midiática.

Streck também disse na palestra que é incrível que a comunidade jurídica tenha aprovado o projeto do novo Código de Processo Penal prevendo que o juiz tenha o poder de livre apreciação da prova. Ele perguntou: com isso, vão se queixar de que?

Também disse que a delação premiada não pode ser usada para pressionar o acusado.

Se ela é usada desse modo, é inconstitucional.

Jorge disse...

Quer dizer que para Lenio o fato (decretos e empréstimos) não se subsumiu à norma (lei de responsabilidade no que tange à lei orçamentária)? Interessante e conveniente. E Moro ao divulgar as gravações não o fez como juiz, mas como patriota, algo que esses cidadãos ignoram.

Anônimo disse...

UM DIA VAI APARECER COMO DIAS TOFOLI E MAIS CINCO PARARAM A APURAÇÃO DAS URNAS ELETRONICAS POR TRES HORAS .....

Carlos Flávio disse...

Sem dúvida o esforço de esquerdistas para contrariar os fatos, a dignidade e a verdade, é enorme. O sr. Lênio Streck mostra que não há limites para mentira, chegando a comparar o legítimo julgamento do impeachment de Dilma, com o caso de Watergate. Estaria bêbado, ou a estupidez ideológica justifica tanta verborréia. Mais uma vez estamos diante de um circo sem fim, onde estes lunáticos jamais se renderão. Azar deles, sorte nossa. Fora Dilma, Lula e o PT!!!!!

Anônimo disse...

O Brasil está preocupadíssimo com o que pensa o Dr. Lenio...

Anônimo disse...

CONVESCOTE DE RETARDADOS MENTAIS DELIRANTES E INÚTEIS....

DEPOIS QUANDO O EXÉRCITO PEGAR EM ARMAS CONTRA ELES SE FAZEM DE VÍTIMAS E INOCENTES...

Anônimo disse...

Na UFRGS , onde mais !!!!!!!!!

Anônimo disse...

A cambada que organizou este ato é tão para$ita que prosPecTou um auditório instituição pública, e de preferência com gratuidade, para fazer sua PanTomima contra o suPosTo "golpe".
A AFOCEFE é bem abastada para, ao invés de promover seu ato em uma instituição pública, bancar com os custos de um local privado e pago para tal.

Anônimo disse...

Marx e Hitler na mesma época ???? Hitler idolo de Marx ??? Como se Marx morreu muito antes de Hitler sequer existir ?????

Carlos Mota disse...

Esse Lênio Streck e os outros saltimbancos jurídicos que lá estiveram, assim como a rebotalha politica, são simples meretrizes do poder e do levar vantagem.
O ópio da falta de caráter que eles usam não se nos permite que possamos julgá-los sob quaisquer outros ângulos que não é da total falta de massa encefálica na cabeça destes micróbios da inteligência que na universidade se reuniram para acasalarem e perpetuarem a própria espécie de parasitas da sociedade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/