Desdobramentos da Lava-Jato terão grande impacto nas urnas e o PT pagará a conta

A Operação Lava-Jato, desencadeada em março de 2014, vai influenciar diretamente, sobretudo nos grandes colégios eleitorais, as eleições municipais. Há dois anos, durante a corrida presidencial que reelegeu Dilma Rousseff (PT), os efeitos foram bem menores porque os investigadores ainda não tinham chegado diretamente ao chamado núcleo político do esquema.

A conclusão é de cientistas políticos. Eles acreditam que, agora, a operação pode levar a um maior índice de votos brancos e nulos e até de abstenções por servir de combustível para potencializar um descrédito histórico na classe política brasileira. Apesar de envolver uma gama variada de partidos políticos, todos são enfáticos em apontar o PT como o maior prejudicado pelos efeitos das investigações.

O doutor em ciência política pela UnB Leonardo Barreto avalia que o PT começou a pagar a conta da Lava-Jato antes mesmos das eleições. “A operação já influenciou, a começar pela mudança da Presidência da República. Agora, a expectativa é de que o candidato do PMDB ou apoiados pelo partido possam ter vantagem por ter acesso a recursos que não tinham antes”, diz.

Ele analisa que o déficit de imagem do partido é grande e isso respinga em seus candidatos. “A consequência direta é a redução do PT, que terá um déficit de imagem importante, em algumas regiões mais e em outras menos. Uma quantidade grande de petistas deixou o partido. A sigla começou a pagar a conta mesmo antes de disputar o processo eleitoral”, avalia.

CLIQUE AQUI para ler toda matéria do jornal O Estado de Minas.

5 comentários:

Emmanuel disse...

O cartaz não traduz a realidade.
Na verdade, são ladrões, porque aderiram às correntes comunistas e socialistas, cujo direcionamento ético é tirar o que é dos outros ...
E tiram ... e tiraram .... em favor de si mesmos e de seus apaniguados.
Está no DNA do socialismo a roubalheira travestida do socialmente correto "distributivismo" .... distribuem para si ... distribuem para os que mandam, e o resto do povo, que pague a conta das suas vigarices.
É preciso acabar com essa retórica tola: eles são ladrões por vocação.

Anônimo disse...

Só isto não basta. Os petralhas deveriam ser varridos do território nacional, mas nunca esquecidos, para não voltarem.

Anônimo disse...

Para mim a politica e os políticos brasileiros já era.Não acredito em nenhum deles e de qualquer partido, Acabaram com o país, e nesta próxima semana começa a PORCARIA DO HORÁRIO GRATUITO, QUE SABEMOS DE GRATUITO NÃO TEM NADA.

Além disso "abagaceirada" vai sair falando baboseiras, dando tapinha nas costas, e emporcalhando as cidades com os tais SANTINHOS com fotos, aliás fotos que deveriam estar nos postes de luz com o escrito apenas PROCURA-SE VIVO OU MORTO!!!

Não voto mais, não tem um melhor que o outro, a não ser para roubarem.

Anônimo disse...

E o PSDB que tem o Senador mais delatado da lava jato, aécio neves e delações contra serra e aluisio, etc? E o PMDB que tem delações contra TEMER, Cunha (só falta ser preso e cassado), Padilha, Gedeel, Jucá, Sarney, Renan, cansei...; E o PP, que tem o maior número de politicos na lava jato, só no RS escapa apenas um Dep Federal? E o PSB, do ex-candidato Campos e do Beto Albuquerque? Querem mais partidos?

Anônimo disse...

Amigo, queremos TODOS na cadeia, não temos bandido de estimação como o PT.
Sem mais - Brasileiro de bem!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/