Artigo, Luan Sperandio Teixeira - O PT teve chance de salvar o País e não quis

Desde o início da crise brasileira, economistas vêm endossando a necessidade de se fazer um ajuste fiscal. E, de todas as propostas do governo interino para impedir o abismo, a mais interessante até aqui, apesar da demora em reverter o déficit, é a de limitação do crescimento do gasto público. Nas palavras de Marcos Lisboa e Samuel Pessoa, isso permitiria o melhor enfrentamento aos graves desafios do país e a preservação das políticas sociais que protegem os grupos mais vulneráveis. Ocorre que, há 10 anos, o Governo Lula teve a oportunidade de fazê-lo, mas não quis.

O problema das contas públicas brasileiras é estrutural e decorre de normas que regulam as políticas públicas as quais resultam em alto crescimento dos gastos. Ao longo dos últimos 25 anos, a despesa pública tem crescido a uma taxa maior que a renda nacional, fazendo com que o governo aumente a carga tributária para que o aumento de receita possa custear isso, ocasionando uma das maiores cargas tributárias do mundo.

O caso é que o problema do gasto público foi diagnosticado em 2004, sendo que, à época, o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Antonio Palocci, propuseram a realização de ajuste fiscal de longo prazo, mirando um horizonte de 10 anos.

CLIQUE AQUI para ler mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Este foi o verdadeiro golpe no Brasil.

JulioK

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1763050-stf-pode-mudar-decisao-do-congresso-sobre-impeachment-diz-especialista.shtml

Anônimo disse...

WhatsApp bloqueado

Brasil 19.07.16 11:43
O WhatsApp foi bloqueado novamente em todo o Brasil.

As empresas de telefonia foram notificadas sobre o bloqueio depois que o Facebook se recusou a cumprir uma decisão judicial para fornecer informações para uma investigação policial.

Nem os golpistas na Turquia conseguiram fazer isso.(oantagonista)

Anônimo disse...

O PT ORDINÁRIO,CORRUPTO,BANDIDOS,QUADRILHEIROS,SÓ SALVAM OS BOLSOS DELES.A DILMA NÃO PARA DE FALAR EM GOLPE E GOVERNO ILEGÍTIMO.ELA BOTOU O BRASIL NA LATA DO LIXO,E AINDA PENSA QUE TEM MORAL PARA FALAR UMA PALAVRA.ESTA MULHER DEVIA SER BANIDA DA SOCIEDADE,É UMA DEMENTE,RETARDADA,INCOMPETENTE.CADA DIA QUE PASSA,ODEIO MAIS ESTA ESCUMALHA.

Anônimo disse...

Valério quer delatar Aécio e Clésio em maquiagem do Banco Rural:

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, pivô do chamado 'mensalão', quer delatar os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Clésio Andrade (PMDB-MG), ex-governador e ex-vice-governador de Minas Gerais. Segundo Valério, o banco Rural, que operava recursos do esquema, teria maquiado dados contábeis para proteger os dois políticos mineiros, segundo reportagem do Valor Econômico; "Qualquer vinculação do nome do senador a fatos indevidos ocorridos no âmbito da CPI dos Correios é absurda e falsa e isso ficará claramente comprovado nas investigações", disse a assessoria de Aécio; com sua delação, Valério pretende deixar a prisão...

SE O VALÉRIO VAI DELATAR não pode ser na República do PR porque lá pelo que entendi até agora eles não aceitam denuncia contra pexe grande do PSDB e PMDB, se eu tiver errado me corrijam?

Anônimo disse...

Reparem bem no artigo:

"O problema das contas públicas brasileiras é estrutural e decorre de normas que regulam as políticas públicas as quais resultam em alto crescimento dos gastos. Ao longo dos ÚLTIMOS 25 ANOS, a despesa pública tem crescido a uma taxa maior que a renda nacional, fazendo com que o governo aumente a carga tributária para que o aumento de receita possa custear isso, ocasionando uma das maiores cargas tributárias do mundo."

'Últimos 25 anos' foram TODOS governos de esquerda. Acharam que ficar enchendo órgãos públicos e estatais de gente que não faz nada e fazendo obras superfaturadas (não acabadas) não quebraria o país?

Mas o interessante é observar o crescimento mais acentuado da dívida nos últimos 2 anos. Nossa, será que 'não sabiam' que estavam aumentando a dívida tanto assim??

Anônimo disse...

A parte mais hilária do artigo é essa:

"Ocorre que, há 10 anos, o Governo Lula teve a oportunidade de fazê-lo, mas não quis."

Essa é pra rir!!

Como se o governo do PT quisesse 'salvar' alguma coisa... Como se eles 'não soubessem' que estavam aumentando a dívida pública... Notem que a dívida deu um salto nos últimos 2 anos.
Essa endividamento, a ruína da economia, foi algo planejado e executado, para deixar o cidadão sem ter a quem recorrer, vivendo na pobreza, caos e violência, e não ter como reagir ao regime da vagabundagem.
É so observar a Venezuela.
Sorte dos argentinos que tem um Macri.

Aí, esse autor me vem com essa de que o 'PT teve chance de "salvar" o país, mas não quis'...
Esse é daqueles que ainda defendem que o socialismo é o caminho para 'um mundo melhor'... que usam aquelas desculpas de 'deturparam Marx'...

Anônimo disse...

pegaram o brasil em ordem,FHC tomou as medidas impopulares p colocar o pais na linha, FHC fez o que tinha q ter sido feito, luladrao pegou a casa em ordem, FHC deixou em caixa quase toda grana , do fmi, lurapio nao fez nada , nunca soube governar, é um bebum, safado, analfabeto, o que fez foi apenas encher os bolsos dos companheiros, saiu distribuindo bolsaredos p permanecer no desgoverno, ainda mentiu q pagou a divida, apenas fez como q uma troca... a divida interna e externa estao nas alturas quase 5 trilhoes PT- PER TOTAL, COM A tramoia engana trouxa de luladrao q havia pagado a divida- apenas trocou... pagando os juros muito mais altos ainda

Anônimo disse...

PT entupiu A PETROBRAS DE VERMELHOS, ENCHEU- GENTE SAINDO PELA JANELA, ASIM COMO NAS ESTATAIS-- COMPANHEIRDA MAMANDO, DELAPIDARAM AS ESTATAIS, OS CORREIOS NO DESGOVERNO PT DESPENCARAM, ESTAO COM BILHOES E BLHOES EM DIVIDAS, O SERVIÇO DESPENCOU, ASSIM COMO TUDO E QUE O PT METEU AS GARRAS- DILMA QUEBROU O SETOR ELETRICO, ALEM DE TER COMPRADO A SUCATA PASADENA- ISTO É LESA PATRIA ELA JA DEVERIA ESTAR É NA JAULA, PETROBRAS DESPENCOU NO DESGOVERNO PT- DESPENCOU EM RANKING DE VALOR, PERDEU SELOS, A DIVIDA SALTOU PASSA DE 500 BILHOES- A MAIS ENDIVIDADA DO MUNDO, FORA O BNDES, CAIXA, FUNDOS DE PENSAO....PT= PERDA TOTAL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/