Artigo, Carlos Salgado, Zero Hora - Uruguai consuma-se como narcoestado

Sob o governo do presidente e médico oncologista Tabaré Vásquez, o Uruguai se assume como um narcoestado. Atitude tão vanguardista, quanto temerária. Seu secretário-geral da Junta Nacional de Drogas (JND), Milton Romani, experiente embaixador e defensor de liberdades individuais, é um entusiasta ambivalente da efetivação da venda de maconha em farmácias, ou mesmo em outros pontos de venda, caso haja resistência dos comerciantes. Setores do comércio farmacêutico temem o desprestígio de unidades destinadas a vender produtos que curam, ao abrirem-se para o comércio de maconha, droga de abuso. E Milton parece ambivalente porque declarou que a medida que defende com entusiasmo poderá ser um estrondoso fracasso.
Longe de estimular o consumo, a JND pretende estabelecer parâmetros saudáveis de uso e livrar o usuário do trânsito pela criminalidade. Usuários experientes descobriram, pela cultura privada, que umas poucas baforadas da maconha que plantam, sem grande custo, lhes pode oferecem efeitos muitos intensos. Assim, a venda de doses de até 10 gramas lhes parece perigosa para o simples deleite recreacional. O presidente Tabaré Vásquez, médico oncologista, transita com conhecimento de causa pela relação entre a fumaça da maconha e produção de câncer de cabeça, pescoço e pulmões, áreas preferidas também pela fumaça do tabaco. Aliás, em 2005, Tabaré Vasquez baniu a fumaça dos tabaco de ambientes fechados de todo o Uruguai, medida restritiva comemorada no mundo todo como exemplar. Agora, promove a venda da fumaça da maconha.


Resta-nos, como ao diplomata Milton Romani, torcer pelo melhor desfecho, mas temendo por um fracasso regulador que apenas vai favorecer o crescimento do número de usuários e do peso de seu uso. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Maconha vicia e abre as portas para outras drogas com danos maiores ao cérebro.
A pergunta que deve ser feita é quais são os reais interesses que movem este senhor...
Saúde pública com certeza não é...
Segurança pública com certeza não é...
Vida mansa para ele e sua descendência com certeza ė...
Se não der cadeia... ou chacina... como nestes documentários policiais de TV.

Anônimo disse...

A maconha,como tabaco são na sua origem plantas xamânicas e eram usadas apenas por feitiçeiros,curandeiro e pajés.O tabaco foi divulgado depois da "importação"compulsória de escravos africanos.Tem um potencial danoso muito maior que a maconha por ser um alcalóide.A maconha não tem o mesmo principio ativo,mas causa dependencia também através dos canabióis.Sem apologia ao uso de nenhuma delas,a diferença é que uma paga impostos,a outra não.O principal incentivador da "luta" pela liberação é o Soros, por ser um mega traficante e está de olho no plantio e distribuição no Brasil,apoiado por FHC e outros maconheiros que querem uma "beira" no negócio.
Que o Mujica é fumador todos sabem.Ele mesmo confirma isso,mas uma forma de colaborar com a implantação do socialismo na America,é liberando o uso,porque vai criar uma geração inteira de alienados,dependentes e incapazes de discernir entre o certo e o errado.As drogas na America Latina estão para a juventude ,assim como estava o ópio para os chineses sob o protetorado britanico.
É lamentável.

Anônimo disse...

Porque não liberam o Tabaco também, que é muito menos dramática e mortal quanto a maconha? Ahh !! O Serra nem FHC não deixam... putz... é muita canalhice... teorias idiotas !!!! Nisso Olavo tem razão...

Anônimo disse...

Seria interessante que o Uruguai liberasse geral para satisfazer a esquerda escarlate retrógrada e que defende esssa baboseira.Assim o Uruguai seria um .Projeto Piloto, serviria de cobaia, que poderia ou não ser implantado em outros paises.Para burro, o melhor alimento ainda é o capim.

Anônimo disse...

Essa esquerdalha não vale nada. As pessoas estão confundindo liberalismo com doidice e caindo nessa conversa deles que só beneficia financeiramente aos que a propõe. O dia que esses criminosos acharem que tem gente demais no mundo vão querer aprovar a liberação do tiro na própria cabeça para eliminar dor. E não é' que vai ter gente que vai levar a sério? E me diz, isso não é' doideira???? Psicopatia das grandes.

Anônimo disse...

Acho estranho, quando é feita mundialmente uma intensa campanha contra o fumo...lá facilitam e quase promovem o consumo de maconha! Vai se entender...

Anônimo disse...

BANDA ORIENTAL DEL URUGUAY DEL MACOÑEROS. Vai atrair simpatizantes do Rio Grande a reviria.

Façanha, o advogado do povo disse...

O Brasil é um narcoestado desde que foi descriminalizado o CONSUMO de drogas. O consumo sem limites alimenta a fogueira do tráfico, e a própria criminalidade. As cidades brasileiras transformaram-se em "chicagos" dos anos 1930; o que não falta é bandido.

Anônimo disse...

Espero que a esquerda uruguaia nao acabe com o pais vizinho, um bonito pais, com uma natureza pujante, um povo alegre e amavel, com um potencial turistico tremendo, alem eh claro da carne de qualidade , dos laticinios fora de serie , dos bons vinhos e cervejas . Cresci ouvindo bossa nova e jazz na Radio Carve, de Montevideu , nos anos 60 !!!

Anônimo disse...

Por falar nisso, falha gravíssima é até agora não ter sido levantado o envolvimento do PT partido-quadrilha com o narcotráfico. As fronteiras não
ficaram desguarnecidas a toa e amigos vizinhos especialistas no assunto não faltam, exemplo o Uruguai, a Republica dos Macoñeros, a Bolivia, a Republica
dos cocaleros.

Anônimo disse...

Alguém já ouviu ou leu algum relato de assalto/latrocínio praticado por traficante? Eu não.
Esse tipo de crime é sempre executado pelo drogado, logo descriminalizar o uso não vai diminuir a violência contra o cidadão de bem, esse sim uma vítima da sociedade e não quem rouba, agride para roubar e mesmo mata. E ele faz isso para obter dinheiro para comprar o entorpecente.
Ou quem matou aquela universitária na zona sul de Porto Alegre foi um traficante?
Como pode a polícia coibir o tráfico se pulverizado entre "consumidores" pode ser transportados para toda parte?
Dizer que há muitos crimes de morte ao incluir nas estatísticas o resultado das guerras entre quadrilhas dificulta a percepção pela sociedade de quem é seu agressor direto. Ela mesma ao comprar/consumir esse lixo com o apoio de quem tem a obrigação de formular políticas de proteção de TODOS e não apenas os "coitadinhos" dos já viciados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/